Meio Bit » Arquivo » Games » Bittorrent a serviço dos games

Bittorrent a serviço dos games

16 anos atrás

Algum tempo atrás saiu o teaser do vaporware Duke Nukem Forever. Obviamente o mundo inteiro iria querer assistir o vídeo, e alguns sites não estão preparados para aguentar tantos acessos, fora que dependendo do tamanho do vídeo o consumo de banda pode ser bem elevado. Então a 3D Realms (a produtora do jogo) também disponibilizou o teaser no formato bittorrent, junto com os links de diversos sites que hospedaram o vídeo.

Dá para tirar uma conclusão interessante quanto a isso. Hoje o bittorrent é um dos piores inimigos da indústria fonográfica, mas nem todos os arquivos são ilegais. Para desenvolvedores de jogos que não tem muitos recursos, o bittorrent pode ser o melhor meio de distribuição de games, já que aí os gastos que a empresa tem com servidores chega a zero. E como todos sabem, no bittorrent os arquivos são trocados entre os próprios usuários. Com isso se eu crio um jogo não precisaria me preocupar em ter um servidor dedicado (ou pagar um provedor do tipo Media Temple, por exemplo) e pagar altas taxas para usar o mesmo.

O ruim é que tem muitos provedores que estão limitando isso, como a Comcast. Nesse caso, é um problema bem difícil de resolver: muitos usuários realmente gastam muita banda, e para quem realmente precisa de internet, pode se sentir prejudicado porquê alguém está baixando algum filme/jogo qualquer e usando parte da banda.

[Via Torrent Freak]

relacionados


Comentários