Meio Bit » Arquivo » Games » ATV Offroad Fury 4

ATV Offroad Fury 4

16 anos atrás

Quando um videogame possui uma biblioteca muito grande de jogos como o Playstation 2, não é raro acontecer de um grande título passar despercebido da maioria dos jogadores. Com o jogo de corrida ATV Offroad Fury 4 aconteceu isso. Embora já esteja na sua quarta edição, o game não ganhou a atenção que merecia e nesta análises tentarei mostrar porque ele deveria ser jogado por todos que amam um bom jogo.

Se sujando todo

Criado pela Climax, a idéia do jogo é proporcionar corridas offroads, como o próprio nome sugere. Não espere encontrar um simulador realista, mas sim um jogo mais estilo arcade e nisso o game se sai muito bem. A produtora dividiu o game em duas categorias, veículos leves e pesados, estando as motos e quadricíclos na primeira classe e caminhonetes e buggies na segunda.

O interessante é que se tratam de veículos muito diferentes e a jogabilidade foi muito bem adaptada, fazendo com que o jogador tenha praticamente quatro jogos diferentes dentro de um só. Eu por exemplo gosto mais das corridas com as caminhonetes, então se quiser, não preciso jogar com as motos. É uma característica interessante, já que consegue agradar a quase todos os gostos.

Muitos modos

Pode-se dizer que ATV Offroad Fury 4 é um dos games com o maior número de modos de jogo já feito. Aqui você enocntrará muitas opções. Os eventos para um jogador estão divididos em corridas apenas para veículos leves, para veículos pesados, freestyle, onde o jogador terá que fazer várias manobras dentro de um estádio, ponto-a-ponto, onde não há um traçado e cabe ao jogador escolher qual o melhor caminho a seguir, corridas do patrocinador e o modo circuito.

Existe ainda o modo Story, onde o jogador deverá se dedicar a carreira de pilotos, indo desde amador até profissional. Neste modo você poderá escolher quais campeonatos disputar e terá que derrotar alguns rivais específicos e ganhando patrocinadores. É depois de jogar este modo que as pistas ficarão disponíveis para os outros.

Na opção multiplayer o jogador encontra ainda vários minigames.

Muita coisa para se fazer

Poucas vezes a palavra variedade coube tão bem em um game como neste aqui. Se você gosta de jogos de corrida e está procurando um game que lhe proporcione muitas horas de diversão, a chance de encontrar em ATV Offroad Fury 4 é muito grande.

Além dos vário modos de corrida já citados, a Climax desenvolveu 72 pistas diferentes e para aumentar ainda mais a vida útil do título incluiu uma bom editor de pistas. Nele você poderá criar corridas tanto para os veículos leves quanto para os pesados e usá-las em partidas multiplayer, inclusive online.

O modo online é outro que chama a atenção, já que nele você poderá participar de comunidades, torneios, correr em pistas criadas por outros jogadores e cadastrar amigos. Porém, preciso mencionar algo. Infelizmente não consegui conectar no servidor da Sony para jogar online. Todo o processo foi feito, inclusive a criação de usuário, contudo na hora de conectar é exibida uma mensagem de erro não detalhada. Neste site é informado que o jogo ainda possui suporte ao multiplayer online, mas não consegui conectar de jeito algum. Posso estar errado, mas tenho impressão que a opção não está disponível para nós brasileiros.

O jogador poderá também comprar novos veículos, pintá-los da forma que achar melhor, inclusive colocando patrocinadores e fazer upgrades em várias partes. Os produtores aproveitaram e incluíram uma opção onde você pode ligar um PSP com o jogo  no Playstation 2, o que libera novos íten em ambos os jogos.

Cadê a câmera interna?

Visualmente o game é muito bonito, principalmente se levarmos em consideração que ele já tem quase dois anos de lançado e se trata de um game para o Playstation 2. Durante as corridas você verá seu veículo se sujando com a lama e uma nuvem de poeira se levantando dos outros carros. Em corridas com chuva podemos ver as gotas escorrendo pela tela e apesar de ser um efeito simples, trás mais realismo ao jogo.

As pistas possuem muitos detalhes e diferem muito uma das outras. Você correrá em praias, montanhas geladas, fazendas, desertos, enfim, mais uma vez, variedade é a palavra mais correta.

Foi implementado um bom sistema de física ao game e embora alguns pulos soem um tanto exagerados, é muito legal ver como os carros sacodem nas pistas irregulares.

Mais uma vez sinto a falta de uma câmera interna em um jogo de corrida. Embora haja uma visão que mostra o capô do carro (e o guidão das motos), fico muito triste em não ter aquela câmera que traz mais realismo ao games de corrida. Não custaria nada adicionar uma visão com o volante dos veículos pesados e traria uma imersão absurda ao jogo. Também senti muita falta de um replay depois das corridas.

Na parte sonora não há muitas novidades. Barulho de motor e muito rock na trilha sonora. Contudo, chama a atenção o ruído dos amortecedores dos carros e o fato de sabermos por qual lado os adversários se aproximam apenas pelo ronco do motor.

Veredicto

ATV Offroad Fury é daqueles jogos memoráveis. mesmo não sendo tão famoso aqui no Brasil, o jogo possui muitas qualidades e diverte por muito tempo. Ouso dizer que fazia muito tempo que um jogo de corrida não me proporcionava tanta diversão, ainda mais se levar em conta o preço que paguei nele, US$ 20,00. Para ficar perfeito só faltou funcionar online.

Prós:

- Gráficos muito bons;

- Muita coisa para se fazer;

- Diversão plena para os amantes de jogos de corrida ou esportes radicais;

- Corridas na chuva são legais;

- Poder personalizar os veículos.

Contras:

- Faltou uma câmera interna;

- Cadê o replay das corridas?

- Queria muito conseguir jogar online =(

relacionados


Comentários