Meio Bit » Arquivo » Games » Uma boa história em forma de game

Uma boa história em forma de game

16 anos atrás

No início da década de 90 existia um gênero de jogos chamado Adventure que infelizmente foi praticamente extinto (não confundir esse estilo com os jogos de aventura como Sonic ou Mario). A idéia dos adventures era a exploração e investigação, com ênfase na solução de quebra-cabeças e alguns jogos fizeram muito sucesso dentro deste gênero, como Maniac MansionSnatcher e Out of this World.

Neste texto vou falar sobre um dos jogos com um dos melhores enredos já lançados: Flashback: The Quest for Identity. No jogo lançado pela francesa Delphine Software em 1992, você era Conrad B. Hart, um agente de uma força de ivestigação intergalática. Após um trabalho, ele tem sua memória apagada e sua missão é descobrir o que está por trás dessa história repleta de conspirações e reviravoltas.

O jogo se passa no futuro e tem um clima parecido com o do filme Blade Runner. A ambientação do game é fantástica e os movimentos dos personagens são idênticos ao de um ser humano. Para a animação, foi usada a técnica de rotoscopia, a mesma usada nos clássicos Prince of Persia e Out of this World e pode ser considerada a precursora da captura de movimentos. O grande destaque de Flashback, além dos gráficos são mesmo sua trilha sonora e história. Com um enredo cativante e cheio de mistérios, é praticamente impossível não se sentir preso ao jogo.

O game foi lançado inicialmente para o amiga e depois recebeu várias conversões, como para o pc, Mega Drive, Snes, Sega CD, 3DO e Apple Macintosh. A diferença era pouca, mas os sistemas mais poderosos possuiam algumas CGs a mais. Houve ainda uma sequência em 3D para o PS1, mas que nem de longe lembrava o clássico e a Delphine planejava lançar uma versão para o Game Boy Advance, mas como a empresa foi fechada, o trabalho não foi terminado.

Dois fatos curiosos sobre o jogo é que ele é o game francês mais vendido da história e que muitas pessoas ainda pensam que se trata de uma sequência da criação de Eric Chahi, o Out of this World, o que não é verdade. Como o jogo se tornou um abandonware, um programador reescreveu a engine do game para rodar em diversas plataformas mais modernas, incluindo MacOS X, Nintendo DS, PSP e PS2.

Portanto, se você quer conhecer um dos melhores jogos de todos os tempos ou gosta de uma boa história, não deixe de jogar este clássico.

relacionados


Comentários