Meio Bit » Arquivo » Indústria » Intel e AMD vão parar no FBI

Intel e AMD vão parar no FBI

15 anos e meio atrás

A espionagem industrial infelizmente é algo mais comum do que os grandes chefões das empresas gostariam e um suposto caso de roubo de informações da Intel acabou parando nos escritórios do FBI.

De acordo com o site do jornal The Boston Globe, um sujeito metido a esperto chamado Biswahoman Pani bolou o que considerava o plano perfeito. Como sua esposa trabalha na numa sede da Intel na Califórnia, o cidadão pediu transferência para o estado alegando que estava com saudades da amada. O pedido foi aceito e poucas horas depois, Pani entrou com um pedido de demissão alegando ter conseguindo um emprego melhor em uma instituição de fundos de investimentos. Para completar a presepada, o expertão disse que permaneceria na empresa por mais duas semanas, mas que tiraria férias até o fim deste período.

O único detalhe que Pani deixou escapar é que ele vinha negociando um emprego há vários meses adivinhem com quem? Com a AMD, maior concorrente da Intel e oito dias antes de se desligar da empresa, ele começou a trabalhar para a fabricante dos Atlhons. Como ele ainda tinha um notebook que a Intel fornece a seus funcionários e seu acesso a rede interna da empresa ainda estava funcionando, a empresa tratou de chamar os federais que começaram a vasculhar a casa de Biswahoman Pani. Lá eles encontraram 13 arquivos confidenciais relacionados a futuros chips da Intel, assim como 19 desenhos CAD contendo suas arquiteturas e 100 páginas de documentos.

Pani admitiu ter pego os arquivos, mas disse que o fez por curiosidade e alegou que esses arquivos ajudariam sua esposa em um nova cargo dentro da Intel. Segundo os policiais, não há indícios de que a AMD tenham algo a ver com o roubo e disseram que ela está colaborando plenamente com o caso.

[via Gizmodo]

relacionados


Comentários