Meio Bit » Arquivo » Mobile » App Store, versão Windows Mobile

App Store, versão Windows Mobile

15 anos e meio atrás

Com 18000 aplicações, versus 2000 do iPhone o Windows Mobile é uma plataforma bem mais rica em termos de software. Aliás, mais rica em termos de plataforma mesmo. Existem trocentos (gostaram da precisão jornalística?) telefones e PDAs rodando Windows Mobile e DOIS aparelhos rodando aplicações do iPhone, se você considerar o iPhone 3G um aparelho novo e não uma digievolução.

sonyericssonxperiax1phoneMesmo assim posso assegurar a vocês, como dono de um PDA Windows Mobile e um HTC Touch: É um inferno achar aplicações boas para eles.

Motivo: Não, não são as 10.000 aplicações para Palm sendo 8000 notepads, a dificuldade é que o Windows Mobile é uma plataforma muito... dispersa. Não há um centralizador, não há um mega-site referência que concentre TUDO sobre a plataforma. Existem alguns bons portais para marcas e modelos específicos, mas nada além disso. A diversidade, que é o segredo do sucesso de qualquer plataforma acaba jogando contra, pois o mercado de celulares é pequeno demais para seguir a regra do mercado de desktops, que sobrevive com aplicações dispersas pelo mundo (embora o modelo do Linux de repositórios seja bem superior em termos de praticidade).

Isso tudo vai mudar. Agora que a Apple mostrou a viabilidade de um modelo centralizado as operadoras, que rejeitavam esse tipo de coisa estão implorando por ações idênticas para seus aparelhos. Aí entra a Microsoft e o Skymarket, uma loja online de distribuição de software para Windows Mobile, nos mesmos moldes da Apple.

Vai dar certo? Vai. O apoio da Microsoft a desenvolvedores é soberbo, a plataforma Windows Mobile é conhecida, estável e vem em telefones babantes como o Xperia e o perfil do usuário é de poder aquisitivo alto. Resta apenas esperar o começo de 2009, quando o projeto irá ao ar.

PS: Aos histéricos de plantão que vão fazer o clássico discurso "buuu Microsoft feia e boba copia tudo da Apple, bla bla bla" favor desconsiderar o fato do Android, queridinho do Google e dos freetards também vai lançar sua lojinha, o Android Marketplace.

 

Fonte: I Started Something

relacionados


Comentários