Meio Bit » Arquivo » Indústria » Internet Explorer 8 Beta 2

Internet Explorer 8 Beta 2

15 anos e meio atrás

Esta semana a Microsoft liberou para o público em geral mais uma versão de testes (a Beta 2) do navegador Internet Explorer. Eu, que já testava o primeiro beta, baixei ontem e tratei de conferir se o IE terá fôlego para continuar na briga com o Firefox.

Primeiro incômodo: baixar 17MB, reiniciar o computador, esperar o instalador baixar mais alguma coisa e… adivinhem! Reiniciar o computador! Esse é um péssimo vício que a MS tem há anos. Não é possível que não consigam imitar a Fundação Mozilla nesse ponto.

A primeira impressão é de as páginas são renderizadas rapidamente. Em um teste bastante subjetivo, a página da NASA (www.nasa.gov) demorou 21s para ser completamente carregada no IE, enquanto o Fx precisou de 20,6s. Quem é mais perspicaz, vai notar que o endereço do site fica em destaque na URL, enquanto restante do endereço fica mais acinzentado. Além disso, a interface ocupa uma área menor da janela do navegador, “sobrando” mais espaço para as páginas (eu sei, eu sei que dá para mudar o tema do Fx, mas estou falando da instalação “default”).

Alguns problemas ainda persistem: a página do Meio Bit, por exemplo, é mostrada sem o primeiro avatar do editor. Os demais aparecem normalmente.

ie8_1

Outro pequeno ponto que me irrita: ao se abrir uma nova aba, o IE demora alguns milisegundos a mais do que deveria… no Fx, basta um CTRL+T e a aba está lá, prontinha, disponível.

Mas o navegador também tem pontos positivos, especialmente entre as novas funcionalidades. O primeiro deles é a “Smart Address Bar”. Similarmente ao que acontece no Fx, ela vai disponibilizando opções à medida que o usuário digita um endereço ou palavra-chave. Mas, ao contrário daquela, separa as sugestões de forma mais inteligente, mostrando de onde saíram: Favoritos ou Histórico.

Uma outra opção que já deveria estar disponível desde sempre é a barra de procura na página (CTRL + F). Agora, em vez de uma janela flutuante, é propriamente uma barra que aparece logo abaixo dos favoritos. E o texto vai sendo destacado à medida que se digita (ALELUIA!).

As abas agora podem ser “agrupadas”. Quando li isso pela primeira vez, achei que poderia “juntar” as abas que escolhesse, em algum tipo de menu “drop down”… mas a coisa não chega a tanto. O que o navegador faz é colocar próximas (e destacar com a mesma cor) as abas que se abrem a partir do mesmo documento. A opção de “Quick Tabs” continua lá, firme e forte.

ie8_2

Há outras funcionalidades (a lista completa pode ser vista aqui), como os Accelerators, e Web Slices, e toneladas de facilidades para administradores.

A Microsoft parece ter dado as mãos à palmatória e abraçado de vez os padrões web. O navegar passou no teste ACID2:

ie8_3

A empresa parece ter dado bastante atenção à segurança (reclamação já antiga dos usuários). Entre as novidades nessa área, está a “InPrivate Browsing”, que evita que dados pessoais fiquem armazenados no computador. Há outros doze destaques na página da MS, com relação apenas à navegação segura.

ie8_4

Parece que a empresa vem com um bom produto, que ainda precisa de algum trabalho mas já mostra os dentes. Apesar do estigma de falho, lento e feio, o Internet Explorer ainda tem muita lenha para queimar e vai dar trabalho para a Fundação Mozilla. Ah! E para a Operasoft, também.

relacionados


Comentários