Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Casio lança três novas câmeras

Casio lança três novas câmeras

15 anos e meio atrás

Casio Exilim

 

Quanto mais perto da realização da Photokina (em setembro), mais câmeras vão sendo lançadas. Por enquanto são somente compactas voltadas para o público amador, mas a artilharia pesada tende a ser mostrada apenas nos estandes da feira. Uma tendência interessante que vem se destacando entre as câmeras compactas automáticas é a presença da frase "fácil de usar" em algum ponto da campanha publicitária. Lógico que a mira dos fabricantes está voltada para o usuário sem nenhuma afinidade com a arte fotográfica e quer apenas uma forma de registrar os momentos importantes de sua vida sem a necessidade de conhecer milhares de comandos e a interatividade existente entre cada regulagem. Passei por isso na semana passada quando tentei ensinar meu pai, que odeia computadores e tudo que é digital, a usar uma câmera compacta da Fuji. A única coisa que ele precisa saber é onde fica o botão de ligar e o disparador. Mais do que isso é irrelevante para ele. Nem pensar em falar nas vantagens dos modos manuais.

Pensando nesse usuário menos exigente é que a Casio anunciou suas novas compactas que chegam agora ao mercado. As câmeras são a Exilim EX-Z300, Exilim EX-Z250 e a Exilim EX-Z85.

Exilim EX-Z300 e EX-Z250 - Essas duas câmeras são bem parecidas, embora a EX-EZ300 possua alguns recursos a mais. Uma possuí 10 megapixels de resolução máxima (EX-Z300) e a outra 9.1 megapixels (EX-Z250). Ambas possuem uma lente com 3x de zoom ótico, que começam em uma ótima grande angular de 28 mm e terminam em uma meia tele de 112mm. O mais interessante são alguns modos de imagem inteligentes que acompanham os equipamentos. O primeiro é o Handheld Night Scene que consegue, segundo o press release da empresa, corrigir fotos tremidas que sejam feitas com pouca iluminação e sem auxilio de um tripé. O segundo modo inteligente interessante é o Lighting Function que tem a capacidade de reconhecer algumas situações de iluminação, como estar contra a luz do sol, e fazer correções nas áreas de sombra. Porém, a função mais curiosa é a Makeup Function, que tem por objetivo fazer uma pequena edição em fotos de retratos. A câmera tenta suavizar a pele e eliminar pequenos defeitos. O que não se sabe ainda é o quão agressivo para a imagem pode ser essa "pequena edição".

Exilim EX-Z85 - modelo mais simples com 9 megapixels de resolução máxima. A câmera tem 3x de zoom ótico (28-112mm) e várias funções básicas. Temos o já tradicional Face Detection, com capacidade para reconhecer até 10 rostos na cena,  e o Smile Detection que só libera o disparador da câmera quando captar um sorriso na imagem. A câmera vem equipada com o Easy Mode que reduz as funções para o usuário a apenas o acionamento do flash, tamanho da imagem e o timer. Todas as outras regulagens, inclusive a escolha do modo automático mais indicado para a cena, fica por conta da câmera.

Cabe aqui lembrar que as três câmeras produzem vídeos compatíveis com o iTunes e podem ser executados no seu iPod sem problemas. Os equipamentos vão estar disponíveis em outubro. A Exilim EX-Z300 vai estar a venda nas cores prata, preto e rosa e vai custar U$ 299,99. A Exilim EX-Z250 vai sair nas cores prata e preto e vai custar U$ 249,99. E a Exilim EX-Z85 vai estar disponível nas cores castanho e laranja e vai custar U$ 179,99.

relacionados


Comentários