Meio Bit » Arquivo » Indústria » Microsoft Surface - Agora 4?r²

Microsoft Surface - Agora 4?r²

15 anos e meio atrás

A tecnologia Surface da Microsoft tem o mérito de estimular a imaginação. Imediamente pensamos em um monte de idéias para fazer com aquilo. E o legal é que eles não pararam. Depois de apresentar quase como curiosidade, e ver que o mercado endoidou querendo, já estão lançando quiosques em vários lugares, e investindo em variações sobre o tema.

Curiosamente cada vez mais se aproximam da ficção científica, dando um ar de familiaridade a um produto novo. É mais ou menos como a infeliz tarefa dos criadores de hologramas. No dia que alguém produzir um mega holograma, 3D, projetado no ar, sem tela, um bando de zé-manés (eu incluso) dirá: "Ah, igual Guerra nas Estrelas, e o filme é de 1977".

O Microsoft Surface por exemplo agora funciona em um projetor esférico:

saruman

Ops, desculpem, foto errada. Vejam o vídeo abaixo:

 

Legal é o projetor ser um equipamento comercial, nem sabia que existia, fora da área de protótipos. Quando o cidadão transforma o globo em... um globo, é lindo.

O que temos aqui é um ponto de ruptura onde todas as aplicações usavam as mesmas interfaces. Não é possível que um programa de desenho seja tão produtivo com mouse/teclado/janelas quanto um programa de cad, ou um jogo. Convenhamos, jogar FPSs com mouse-teclado é uma aberração. Nos acostumamos, mas é uma aberração.

Acredito que com a proliferação de Surface-likes, interfaces que utilizem câmeras e outras tecnologias iremos aos poucos nos libertar dos velhos controles. Eu adoraria organizar minhas fotos apontando a câmera para uma superfície branca e uma tecnologia de realidade aumentada projetasse nela as imagens, por exemplo.

 

Fonte: Ars Technica

relacionados


Comentários