Nokia E71 – Resenha hyper-detalhada – Parte I

Preliminares

Todo mundo conhece de fotos, mas mexer ao vivo em um celular é sempre diferente. No evento do lançamento dos novos celulares mistos (corporate + lazer) da Nokia isso ficou evidente. Não dá para compreender a finura do E71 só com números. É preciso pegar na mão.

E nem digo pegar na mão das moças bonitas que estavam demonstrando o aparelho.

Confesso que quando soube que iríamos ganhar aparelhos, torci pelo E66, tinha preconceito com celulares com teclado qwerty. Todos que mexi até agora eram irremediavelmente chatos e corporativos. Mas depois que passei algumas horas com o E71 mudei de idéia completamente.

e71

Eu gosto das quatro plataformas mobile que já usei -Palm, Apple, Windows Mobile e Symbian- mas de todas a mais ágil é o Symbian. Não é a mais bonita, não é a melhor para desenvolver e não é a que tem as aplicações mais complexas, mas como diz a Apple, “simplesmente funciona”. E bem.

A experiência com o Symbian tem sido consistente para mim desde o tempo do N-Gage . A curva de aprendizado é inexistente. Simples sem ser simplório. O Palm é simplório. A Interface dele é pobre. A do Symbian é simples. Com ela dá para viver, com a do Palm não. (até pelo cheiro de decomposição)

Por isso mesmo ão espere nenhum arroubo de design no estilo Apple. O E71 é um telefone excelente. Da Nokia. Não é um iPhone killer, não compete com o iPhone e não parece com o iPhone. Ele vai brigar é com os Crackberries. E matar, esmagar, destruir.

Screenshot0031

Mesmo assim a Nokia entende muito de sua interface, e depois de tantos anos ela está mais que azeitada. Tanto que eu, que sou apaixonado por meu iPod Touch não senti falta nenhuma da interface de toque.

Introdução

Como seria invável escrever tudo sobre o E71 em um único texto, vou dividí-lo em várias partes. Esta primeira foi toda escrita usando o QuickOffice, direto no E71. As próximas serão dedicadas a funções específicas, como “Office” ou “GPS”. Por enquanto vamos a uma visão geral deste que é um modelo vencedor, e deve estar tirando o sono de muita gente na RIM.

Então, vamos às minhas primeiras impressões, depois de 4 dias com o aparelho:

O Teclado

eu acho que a maior invenção da história da telefonia foi o T9. Provavelmente criado por Steve Jobs, quando ele trabalhava na Nokia. Escrevi posts inteiros com T9, no tempo em que usava direto o 6600 ou o N80. Achava os teclados qwerty apertados, e desconfortáveis. A experiência com o teclado do iPod Touch também não ajudou.

tecladinhoe71

Mesmo assim, tirando atividades de cunho boiolístico e frutos do mar sou adepto de experimentar primeiro e rejeitar depois.

Bem, para terem uma idéia este texto inteiro está sendo feito direto no E71. Não esqueçam que tenho ossos grandes. Meu polegar cobre 12 teclas do bichinho. Mas ninguém digita com a base do dedo, sim com a ponta. E tendo acentos funcionais, cedilha e T9 torna a digitação uma festa.

 

O Som

Ao contrário dos outros celulares business, o E71 grita alto. Colocando o alto-falante ligado não preciso do iTunes ou das caixas do PC. Não tenho nenhum fone pro mini-conector dele, mas ele funciona muito bem com fones bluetooth A2DP.

Screenshot0033

Há um equalizador gráfico com vários presets, configuração manual e uma opção de balance que remete direto a Satã, pois somente o Senhor das Trevas poderia fazer com que eu escute o Som em dois canais, quando há somente um alto-falante.

O E71 vem com um sintonizador de rádio FM cheio de sacanagem. Se você deixar ele irá se conectar a um servidor e baixar o nome das estações da sua região, mas eu seria hipócrita se dissesse que isso vai mudar a minha vida.

Porém, segundo pesquisei por aí, o conector fone de ouvido não é estéreo. Se for verdade, é imperdóavel.

Conectividade

Screenshot0034 Screenshot0035

Aqui sem sombra de dúvida o E71 brilha. Enquanto a Palm se dobra diante das operadoras e lança “smartphones” sem Wi-Fi, e a Apple em sua sanha de controle capa o bluetooth do iPhone a ponto deste só funcionar com fones de ouvido, nesta belezinha temos:

1 – 3G

2 – Wi-Fi

3 – Bluetooth sem restrições. Ele tanto funciona como modem como pode acessar modems externos. Na parte de periféricos aceita fones de alta qualidade, mouse e já vem com um driver de teclado nativo.

4 – Infravermelho – é barato, não ocupa espaço e não encarece o produto? Manda pra dentro.

5 – USB quer dizer, mais ou menos. Seguindo a mania chata de respeitar padrões só no papel tão comum na indústria, ele vem com uma entrada padrão USB que só encaixa com o conector da Nokia.

 

GPS

 Screenshot0036 Screenshot0018

Screenshot0017 Screenshot0019

Socorro Richard Stallman, a Nokia malvada está me vigiando!

É sério. Se você compra os delírios paranóicos do Stallman, fique longe desse telefone. Do contrário use e abuse da capacidade de localização, que utiliza de todos os recursos possíveis para determinar sua posição.

Os programas nativos já são um bom caminho, mas como ainda não consegui me entender com o Nokia Maps, uso o Google Maps e sou feliz. O consumo de energia do GPS é bem menor do que eu imaginava. Aguardem artigo detalhado sobre ele. O Sports Tracker também é excelente.

A Câmera

Não há muito o que dizer. Como toda câmera de celular funciona a contento em condições ideais e à noite é uma caca. O FlashSafado™ usa LEDs, não lâmpadas. E isso mata.

Dá para usar? Claro. É dez mil vezes melhor que a Câmera VGA do meu T610. 3,2 megapixels é algo a se respeitar. Para fotos de oportunidade e casais é excelente. Veja este acidente que flagrei, por exemplo. Não vai substituir sua Hasselblad, mas tomará o lugar da sua BreezeCam com certeza.

26072008024

A Nokia conseguiu enfiar umas técnicas de melhoria de imagem que conseguem bons resultados, dentro da limitação de uma câmera de celular. Vejam por exemplo este momento de ausência de originalidade, com foco ao fundo:

IMAG0135

Há funções de foco automático, e a capacidade de macro é impressionante. Minha Casio, que é uma câmera de verdade, não consegue fazer isso:

30072008043

Veja o original de 3,2MP. Respeitável, para um celular.

Por outro lado…

A função de filmagem me impressionou muito. Grava em MPEG4, 320×240, com som, 30fps. Dá pra sair do celular direto pro YouTube. A gravação de vídeo do Htc não chega aos pés disso. Vejam os três primeiros vídeos que fiz, nas piores condições possíveis:


Teste E71#1
Colocado por cardoso

 

Bateria

Os fabricantes exigem mas os engenheiros ainda continuam respeitando as Leis da Termodinâmica. Por isso os aparelhos consomem energia, esquentam e as baterias não comportam carga infinita.

Como não queria ser flagrada violando o Princípio da Entropia, a Nokia preferiu aumentar a bateria. E como aumentou. Basta comparar a BP-4L do E71 com a BL-5C do 6600, entre outros.

bateriae71

 

Quanto ela dura? Digamos que estou na rua desde duas da tarde. Usando GPS, internet e digitando sem parar. A carga está quase no máximo. Rodei horas e horas e quando cheguei em casa umas 10 da noite, ainda tinha 3 pauzinhos. Desisti de esperar descarregar, outro dia faço um teste detalhado.

Ainda há muito a detalhar sob re o E71, mas fica pro próximo artigo da série. Mas desde já digo que este foi o melhor Symbian que já coloquei as mãos.

FICHA TÉCNICA

Aparelho: Nokia E71

Dimensões: 114mm x 57mm x 10mm

Volume: 66cc

Peso: 126 gramas

Autonomia: 17 Dias (GSM), 20 Dias (WCDMA)

Conversação: 10,5 horas (GSM), 4,5 horas (WCDMA)

Memória: 110MB internos, cartão microSD de até 8GB

Câmera: 3,2MP / vídeo: QVGA

Conectividade: WCDMA de até 384kb/s, HDSPA de até 3,6Mb/s, Wi-Fi, EGPRS de até 296kb/s download 177,6kb/s upload, A-GPS, Bluetooth 2.0 A2DP EDR, isqueiro, torradeira e cortador de charutos.

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • joao smart

    Excelente aparelho.
    Posso dizer isso porque tenho um Nokia E51, que é o irmão mais velho do E71, o primeiro dessa nova geração do ESeries.
    Sei que ainda preciso me acostumar com o teclado QWERTY. Sempre fico imaginando que numa emergência, vou conseguir escrever tudo, menos digitar os números que serão preciso.

  • Aparelhos com bateria longa me encantam (trauma com o PSP).

    Esse trocinho aí parece resolver todos os meus problemas multimídia, faltando só resolver com alguma operadora um plano de internet móvel decente.

    O aparelho é muito bonito, os recursos juntos são ótimos, quase perfeito. Mas eu não compraria. Porque?

    A interface é FEIA. HORRÍVEL. As fontes são esquisitas, a cara do sistema é de fluxbox default…

    Eu sei que isso é uma tremenda baitolagem, mas não iria conseguir ficar olhando pra essa tela não. Prum executivo isso aí é perfeito, de fato. Concorre com os blackberries.

    Aquele E66 que você falou, tem mais apelo visual? Seria uma boa, acho, pro público comum.

    Pra Nokia: Criaram o perfeito celular “Raimunda”. Lançem isso com um apelo visual mais bonitinho e ganham o mercado. O HTC novo é MUITO mais bonito.

    • Não adianta. É a interface do Symbian. O preço a se pagar pelas funcionalidades.

      Ah, falei que ele toca Flash nos sites?

      • renanfernandes

        Falando em Flash: Esse vídeo que você colocou não está mais disponível 🙂

        • Na verdade AINDA não está disponível. O Tubo está especialmente lento hoje. Mais de 2h pra processar um vídeo de 2 minutos. Quero meu dinheiro de volta!

        • Tive esse problema hoje várias vezes no Google Reader quando fui ver videos por lá. Entrei no site e deu certo, ou recarreguei o Google Reader e também deu certo.

          Acho que deve ser algum problema de lentidão do YouTube mesmo.

          Internauta 2.0

      • RodrigoACK

        É compatível com Flash 9?
        Toca os do YouTube também?

        ______________________________________________________________
        “Uso Windows, uso Linux, Mac OS, Symbian, DOS ou bloquinho de papel. O importante é que funcione!”

      • Mas qual Symbian? S60, S90 ou UIQ?

        Peguem as tochas, foices e acendam as fogueiras!

  • xultz

    Olá Cardoso

    Gostaria de saber qual é a resolução do display, se você tiver.
    E gostaria de saber mais sobre as opções de multimídia, se ele se comporta como pen drive, se é simples de carregar músicas nele ou precisa de um programa específico, se é possível descarregar músicas dele ou é a mesma sacanagem do iPod, se possível for, é claro.

    E você não disse nada sobre Flash, mas só isso já é uma boa pisada no iPod, aquela josta.

    • joao smart

      16M de cores.
      Resolução de 320×240 pixels
      Tamanho de 2,36 polegadas

      • csrocha

        Pra colocar papel de parede full (como a mostrada aí), tem que fazer a figura em proporção 320×200, senão fica com margens laterais.

        Daqui a 8 meses (fidelidade…) vou trocar meu E61i por um desses (ou seu sucessor) só pelo zoom da câmera. Com a atual, não dá pra fotografar um cartão de visitas. Falar nisso, o 71 tem o recurso de OCR para isso?

    • RodrigoACK

      Sobre a transferência de arquivos entre aparelho/pc, creio que deva ser como a maioria dos Nokia atuais. Você tem o modo PCSuite, onde usa o software da Nokia no pc e faz a sincronização de tudo e mais um pouco, instala softwares direto no celular e etc., e tem o modo transferência de arquivo, onde vc pode usar o cartão de memória como uma memória externa (pen drive) comum.

      ______________________________________________________________
      “Uso Windows, uso Linux, Mac OS, Symbian, DOS ou bloquinho de papel. O importante é que funcione!”

  • cafuin

    Cardoso, como você já falou do teclado, não sei se pretendia falar do “direcional” nas outras partes, então pergunto….

    O Direcional tem aquela função de não-sei-o-que-wheel que o N81 tem ? Ou é só 4-way ? (não considero o botão como uma “way”)

    • Você diz aquele clitóris do N80? Não. 4-way e o botão, click e desclick.

  • lookez

    Eu queria gostar de Nokia como o cardoso, mas infelizmente sempre tive Nokia, hoje em dia ainda tenho um N70 (que peguei de graça) e até ter um iPhone ainda devo usar Nokia. Mas sinceramente eu odeio, e tenho meus motivos.

    Meu Nokia 6101 era um horror, nunca gostei dele, para mim quase um filho bastardo. Depois troquei para o V3 e tive momentos felizes, depois infelizmente consegui outro Nokia, o N70, o primeiro celular da minha vida que TRAVAVA mais que o Windows. Depois de tentar de tudo tive que trocar o celular por outro igual. Achei que a lerdeza era do modelo defeituoso, ingênuo fui. As funcionalidades do telefone são muito boas, mas até conseguir acessa-las, me decepciono, parece até que to usando Vista com 512mb de RAM.

  • RodrigoACK

    A Nokia cada vez me confunde mais, querendo pôr um botão para cada função. O botão “Cazinha” do lado do calendário é o tal botão que alterna entre o perfil home/work (plano de fundo da Luciana Vendramini/Logotipo do MeioBit e etc.), Ou mudaram (de novo) o ícone do botão “Menu”?

    ______________________________________________________________
    “Uso Windows, uso Linux, Mac OS, Symbian, DOS ou bloquinho de papel. O importante é que funcione!”

    • Os botões básicos são os mesmos. O Casinha é o “voltinha” do 6600. Eles mudam o grafismo, mantêm a funcionalidade. é dialeto. pega-se rápido.

      • RodrigoACK

        Tá, e o “é possível alternar entre perfil corporativo/ser humano normal com o toque de apenas um botão” existe, de fato?

        ______________________________________________________________
        “Uso Windows, uso Linux, Mac OS, Symbian, DOS ou bloquinho de papel. O importante é que funcione!”

  • MartinezSSA

    Cardoso eles te deram isso pra voce ficar ou tera de devolver depois de alguns dias?_
    ______________________________________________________________________
    Noticias sobre Celulares,Smartphones e Lançamentos visitem.
    http://ALLGSM.blogspot.com

    • criscmaia

      Ele postou em um dos post do evento que ganhou um, vai testar e depois sortear para os leitores do meiobit que acompanharam o evento…

      • Leia de novo. Vou sortear entre os editores do MeioBit que estiveram PRESENTES ao evento.

        • criscmaia

          [quote=Carlos Cardoso]Após a profunda análise o aparelho será sorteado entre os editores do MeioBit que estiveram presentes ao evento, como é nossa política. [/quote]

          ¬¬’

          Só você mesmo né?
          Cardoso e suas gracinhas… 🙁

        • Valeu a tentativa, criscmaia, mas acho que não vamos ter que comprar mesmo… 😛

          Internauta 2.0

  • criscmaia

    Bonito, com bateria boa e ótimos recursos.
    Recomendaria, mas não usaria.
    Não tenho nem 20 anos, ando pra cima e pra baixo de busão, com mochila, meu Siemens C72 com visor raxado + Sony Ericsson k700 pra ouvir rádio. Mais do que suficiente pra atrair trombadinhas na praça 7.

    Antes os trombadinhas do que sequestro relampago…

    Quem sabe um dia no exterior ou só andando de carro… 8)

  • Tua Casio não faz macro?! A minha Nikon Coolpix L1 faz macro que é uma maravilha.. :p
    Os ‘pontinhos’ do LCD ficaram meio apagados.. mas até que não ficou ruim para um celular.

    O video não está disponivel mais. (tu provavelmente apagou)

    Ah… o video não está mais disponivel. ¬¬

    E ah… o que um review bem feito não faz… gostei do E71. Parece bacana e talz.. espero que o preço não mate-o no br.

    • Realmente, os macros mais impressionantes que vi foram de uma Nikon, que por sinal, era bem esta Coolpix, só não lembro se era L1. A minha Canon não fez macro legal do meu LCD, a Samsung que tive fazia.
      ___
      Um slime, dois slimes, três slimes, quatro slimes… um King Slime

    • Faz mas a macro dela é uma piada.

      Minha melhor câmera com macro foi justamente uma Coolpix 3700.

      Eu não apaguei. O Tubo diz “This video is not yet processed.” na minha página do vídeo. Vou desistir e subir pro daily motion.

    • Editei meu comentário e dupliquei uma frase.
      (deve ser um dos efeitos de não dormir quando se está com sono..)

  • O foto macro dos pixels ficou legal, nem minha Canon ta fazendo isso, só a camera de antes que fazia, uma Samsung. Gostei muito da qualidade fotográfica deste celular.
    ___
    Um slime, dois slimes, três slimes, quatro slimes… um King Slime

  • Roniuj

    OFF

    Cardoso, eu acabei de comprar um Touch 16gb sem os softwares updates. No caso eu só preciso comprar o 2.0, que custa $9.95 para usar a App Store ou tem mais alguma coisa?

    Se puder ajudar, fico grato!

    ………………r o n i u j ………………………..

    • Só isso.

      • Roniuj

        ótimo! Muito obrigado! Achei por $339,00, prendi a respiração e comprei!

        ………………r o n i u j ………………………..

  • Cardoso uma pergunta.
    Se tiver o GPS ligado e tirar uma foto está poderá ficar com as coordenadas GPS no seu EXIF? Isto dava muito jeito ?
    Obrigado.

    • Isso se chama geotagging e é assunto do PRÓXIMO artigo.

  • Cara, confesso que os celulares da Nokia vêem me conquistando aos poucos, mas a interface do Symbian continua horrível. Será que não vão perceber se fizerem um pouco mais bonita já vende mais? Eu compraria…
    ________
    http://nodoadouniverso.com
    http://cybergalo.nodoadouniverso.com

    • jdeiro

      Imagino que estejam guardando isso para o Nokia Tube…

  • E ai Cardoso, quando será o sorteio dele aqui no MeioBit???

  • Muito legal o texto, é bom ler um review que faça a gente rir também. Quando será que chega no Brasil e por quanto será que vai ficar?

    tcharã!

  • AndreNascentes

    Muito bom, Cardoso! Parece ser muito massa… estou querendo um cel com teclado qwerty e esse ai me agradou. E o preço? Já está sendo vendido no Brasil?


    André Nascentes

  • RHesus

    Cardoso,

    Em uma lista de discussão da Nokia Serie E que participo estava a seguinte duvida sobre como tirar o som da câmera do E65. Quando li a questão logo lembrei da noticia aqui postada no Meiobit por Dori Prata falando sobre a “campanha” em retirar essa opção e imaginei que era isso. O mesmo autor da pergunta na lista enviou um e-mail para Nokia perguntando como desativar, e a resposta foi que realmente não existe mais tal opção no aparelho. A pergunta é: Você viu se no E71 está assim também?
    Se estiver, já deve ser um padrão nos novos celulares da Nokia também.

    • O E71 é fotografador-de-calcinha-friendly. Basta botar o perfil em silencioso e a câmera não faz barulho.

      • RHesus

        Oba! Mais um motivo pra comprar! rsrs
        Já gosto do meu E61, esse ai então! }:)

      • caiado

        Cardoso, o N95 também não se ouve o barulho se colocar no perfil silencioso.

  • caiado

    Parece ser um telefone muito bom!
    Tenho um n95 e ja tive um E61, e a Nokia tem realmente me encantado aos poucos.
    Sempre ouvi falar bem da Nokia, mas agora estou vendo na prática, pena que pecou e MUITO na bateria do n95, o que melhoraram na versao 3, mas quem tem a versão 1 acabou levando.

    Qual será o preço desse aparelho?

    []s

    • RodrigoACK

      [quote](…)pena que pecou e MUITO na bateria do n95, o que melhoraram na versao 3, mas quem tem a versão 1 acabou levando.[/quote]

      Todo mundo fala isso, mas não vejo motivo pra tanta reclamação. Sou usuário hard-core do meu e a bateria dura em média 2 dias e meio, se economizar, 3 e meio. Com a versão 21.0.016 do software (mais atual) o gerenciamento de energia dele melhorou muito. Não é o ideal, claro, mas também não é motivo pra tanta reclamação como tem por aí.

      ______________________________________________________________
      “Uso Windows, uso Linux, Mac OS, Symbian, DOS ou bloquinho de papel. O importante é que funcione!”

      • caiado

        Uso bastante também e dura da mesma forma que o seu.
        De que adianta fazer um telefone lotado de recursos e pecarem na bateria? Por isso a reclamação massiva de muitos usuários do n95

        Usava muito o E61 e ele durava muito mais tempo

  • Thiago Negromonte de Medeiros

    “lookez” acho que o seu proplema com travamento com N70, era o mesmo que eu tinha com N80, eu abria os aplicativos e não fechava corretamente, e eles ficam todos abertos na memória RAM do aparelho. e causam uma lentidão no aparelho, no meu N80 cheguei até atualizar o software do aparelho pensando que ia resolver, mais só resolveu quando descobri que os aplicativos ainda permaneciam abertos na meméria do aparelho deve ser o mesmo caso que o seu. Já o E71 deve acontecer o mesmo, mais ai é só fechar no “Gerenciador de Tarefas do Symbiam”. Com certeza o E71 será mais 1 sucesso da Nokia, desbancando os “blackberries”. Uma pergunta será que é interece da NOKIA atuar na rede “IDEN” ?, seria uma boa não acham ?

  • Dá quase pra dizer que é o telefone do galo-véio!
    Principalmente por ser fotografador-de-calcinha-friendly!
    E por usar o Symbian, claro.

    vovogalo

  • leitesf

    Muito show o celular…
    Espero q tenha um preço razoável quando chegar ao Brasil…
    Flws

    ———————
    Rafael Leite de Freitas

  • MaRKauM

    Sempre gostei dos aparelhos da Nokia, desde o 5120.

    Hoje tenho um N73 e estou gostando bastante, devo trocar de celular no fim do ano e estou pensando em continuar com a Nokia… Estou até pensando no E71… Parece uma excelente escolha!

    ___________________________________________________________
    “Uma pessoa inteligente resolve um problema, um sábio o previne.” – Albert Einstein

  • Victor Hugo Rocha

    Achei um ótimo aparelho.
    Bateria durável é fundamental (trauma com celular Motorola).
    Mas não espero que eu possa comprar quando chegar no Brasil.

    Só achei que poderia ter mais memória.


    I thought what I’d do was, I’d pretend I was one of those deaf-mutes. That way I wouldn’t have to have any goddam stupid useless conversations with anybody.

  • laio

    faltou lavarem minha boca.

    Porra, que foda esse E71, é tudo o que eu esperava, está do caralho, segundo a review.

  • RodrigoACK

    O Segredo da Nokia: São todos fanboys!

    (Inclusive “o carinha alí” que fez a review 😀 )

    ______________________________________________________________
    “Uso Windows, uso Linux, Mac OS, Symbian, DOS ou bloquinho de papel. O importante é que funcione!”

    • MaRKauM

      O mais incrível é que ele é fanboy da Apple! O aparelho deve ser bom mesmo…

  • aaocs

    Cardoso, fora o teclado ele tem alguma coisa a mais que o N95-4?

    • Não fiz a comparação. Vamos receber um N95 para resenha, então faço uma comparação objetiva entre eles.

      • criscmaia

        Bem que podia sorteasr pelo menos o N95 ein Cardoso!

  • danilotecoliveira

    Legal esse modelo da Nokia. Sempre usei Nokia, não abro mão.
    Tenho um 6355 (é eu sei, esse tijolo está velho e ultrapassado), mas tem tudo o que um celular atual possui, exceto GPS.
    Estou pensando em pegar um N76, mas ainda não tive a oportunidade de mexer nele.
    Se alguém puder me dar uma opinião, estou todo ouvido.

    Há duas coisas infinitas, o universo e a burrice humana. E eu estou em dúvida quanto o primeiro. – Albert Einstein

    • RodrigoACK

      Sobre o N76, não sei se a Nokia já corrigiu ou não, mas um tempo atrás eles estavam tendo problemas estéticos com as partes cromadas, elas descascavam sozinhas, ficava horrível (não é só a Apple que usa material vagabundo. RÁ! }:) )
      Mas faz um tempo já que não vejo mais N76 dando problema por aqui.

      ______________________________________________________________
      “Uso Windows, uso Linux, Mac OS, Symbian, DOS ou bloquinho de papel. O importante é que funcione!”

  • DigaoBH

    Opa!

    Finalmente o meu Nokia E71 chegou!!! 😉

    Ainda tá bloqueado pela Vivo e como sou Oi estou usando em modo offline.

    Tenho 2 dúvidas:

    – Meu GPS tá mtooo lento, mas mto mesmo, só consegui utilizar 2x e já tava na metade do caminho. Já li que atualizando para a versao mais nova do site da Nokia melhora porém transfiro para o Cel mas quando vou em Instalação > Ger. Aplicativos tá lá o Nokia_Maps_2.0_3204_3.1_u “Não Instalado”. Alguma solução?

    – Como configuro o proxy do navegador, tem como?

    Marinheiro de primeira viagem, me ajudem! 🙂

    Parabéns pelo site e pelo review!!!

    Obrigado!!

    T+

    • criscmaia

      [quote=DigaoBH]
      – Meu GPS tá mtooo lento, mas mto mesmo, só consegui utilizar 2x e já tava na metade do caminho.[/quote]

      Hahahahahahaha… da próxima vez vai mais devagar. 😛

      Não posso te ajudar, estou torrando todos os meus neuronios pensando se compro o G1. 😉

  • geothanos

    Gostei tanto que comprei…

    Bloqueado pela vivo, o primeiro que peguei estava com problemas, a camera esquentava, até com o telefone desligado. Fui lá na mesma hora e troquei, agora ta beleza, tirando um detalhe a primeira carga demorou pacas para acabar coisa de umas 3 horas sertá normal? Me assustou. Mas o telefone é perfeito, recomendo…

  • bergao

    pessoal me ajudei comprei E71 mas estou so com um problema,a transferencia de arquivo do Pc para ele esta muito muito lenta esta a 470kb/s por segundo,esse celular nao é usb 2.0?
    que esta havendo?

  • Jean Meireles

    Olá Cardoso, gostei do seu reviw, porém a informação que eu procurava não encontrei. Gostaria de saber se com este aparelho eu posso criar e editar arquivos do word e excell e visualizar arquivos pdf,s.
    Preciso muito desta informação.
    obrigado

  • Anônimo

    OI CARDOSO, TUDO BEM. OLHA O MEU NOKIA E71 É NOVO E EU CONSIGO BATER AS FOTOS NORMAL E FILMA NORMALMENTE TAMBEM, MAS AS FOTOS BATIDAS NÃO ESTÃO FICANDO GRAVADAS NA GALERIA MAIS. E ATE AS QUE ESTAVÃO LA SUMIRÃO, ME AJUDA POR FAVOR. AS FOTOS DESSE CELULAR SÃO OTIMAS E EU NÃO TENHO CONDISOES DE COMPRAR OUTRO NO MOMENTO E NEM QUERO OUTRO, ESSE É MUITO BOM. EU SOU A LUANA SOUZA.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja