Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Utterz: conversas em multimídia

Utterz: conversas em multimídia

16 anos atrás

Em um artigo anterior, eu mencionei um serviço chamado Utterz e prometi escrever sobre ele em mais detalhes:

O Utterz é um site interessante que pode ser utilizado para finalidades diferentes, mas a base do seu funcionamento é permitir que usuários postem conteúdo em forma de texto (com o usual limite de 140 caracteres), áudio, imagens e vídeo, que podem ou não se transformar em conversações (dependendo da finalidade do conteúdo postado).

Se, por exemplo, um usuário publica um vídeo fazendo uma pergunta a outros usuários, ela pode ser respondida utilizando qualquer uma das formas mencionadas acima (ou uma combinação delas). O Utterz tem características muito similares ao Twitter e outros serviços do gênero, mas ao invés de apostar na total simplicidade (como é o caso do Twitter), aposta em oferecer alternativas multimídia que enriquecem as interações.

Se você está pensando que isso complica demais as coisas sem necessidade, não se engane: eles construíram o site de tal forma que a simplicidade de uso se manteve intacta. Áudio e vídeo, por exemplo, podem ser gravados diretamente pelo site, embora exista a opção de fazer upload dos arquivos também:

utterz1 utterz2

Além destas opções, updates em qualquer formato podem ser enviados pelo celular e por email, o que significa total mobilidade aos usuários. O Utterz tem números de telefones em vários países para possibilitar a gravação de áudio diretamente de celulares, para que você possa ler e ouvir respostas enviadas e você, além de uma série de outras funções. O Brasil ainda não tem um número próprio, mas é provável que em breve passe a ter.

Assim como no Twitter, a home do site mostra os updates mais recentes, que podem ser também filtrados por popularidade:

utterz3

Outra similaridade com o Twitter é a possibilidade de seguir outros usuários, o que garante a natureza social do serviço. Pessoas com os mesmos interesses desenvolvem conversas em torno destes assuntos de interesse comum.

O que é postado no site, no entanto, não fica restrito a ele. Estas são outras opções de republicação de conteúdo:

1. Feeds RSS

2. "Cross-posting": todo conteúdo postado no Utterz pode ser enviado simultaneamente a outros serviços, inclusive para blogs:

utterz5

3.Três opções de widgets configuráveis que podem ser colocadas em qualquer website/blog e são atualizados automaticamente conforme novos updates são postados - e eles podem, inclusive, ser filtrados de acordo com critérios definidos pelo usuário:

utterz6

4. Quer enviar um update específico para alguém ou colocar um player em um post de blog com um áudio gravado? Simples: basta usar a opção "send", que o Utterz mostra todas as alternativas, incluindo o código "embed" do update:

utterz7

Serviço redondinho, simples de usar e com possibilidades de uso diversas. Fica a dica.

relacionados


Comentários