No Japão o OLPC é um Nintendo DS

A escolha de meninas Joshi Gakuen em Tóquio lançou um projeto-piloto onde nas aulas de inglês são utilizados Nintendos DS, o poderoso -mas nem longe tão lindo quanto o Sony PSP- console portátil.

Usado para ensinar caligrafia, pronúncia e gramática, os consoles seguem uma regra estrita: Nada de jogos, e são recolhidos após as aulas. Outras escolas usam o DS para aulas de matemática e japonês. O potencial educacional do bichinho não é novo, existem mais de 200 títulos educacionais licenciados para o Nintendo DS, mas a adoção ainda está sendo muito lenta. Embora os alunos adorem, o empecilho maior continua sendo: Os professores.

ds_school_japan

Usar o DS na sala de aula é novidade, e eles não gostam de novidades. Assumem que é um game, e por isso é "ruim". Nem todos, claro. Os mais novos não praticam esse tipo de preconceito.

Cá pra nós é assustador ver um país com uma imagem de tão avançado como o Japão ter esse tipo de atitude. Pelo que me dizem Mechas andam pelas ruas, robôs passeiam por entre os carros voadores e tentáculos claro. Professores com mentes tão conservadoras e tradicionalistas como as que vemos em escolas brasileiras? Isso não é bom.

Fonte: Reuters

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples