Meio Bit » Fotografia » Escolha a melhor pilha para sua câmera

Escolha a melhor pilha para sua câmera

16 anos atrás

Escolher entre uma câmera com bateria ou pilhas AA é uma das características que o usuário tem que levar em conta na hora da compra. Os dois sistemas possuem suas vantagens e desvantagens, mas o fato é que os fabricantes continuam apostando nos dois formatos distintos. Eu, particularmente, prefiro câmeras com pilhas AA. Em uma emergência sempre é possível passar em qualquer mercado e comprar pilhas alcalinas para quebrar um galho. Mas, pensando nesse problema, a revista PopPhoto fez um test drive com as principais pilhas recarregáveis e alcalinas encontradas no mercado americano. Vendo os testes fiquei mais uma vez revoltado por não termos diversidade de escolha no mercado nacional.

Uma das principais premissas do teste é que as pilhas AA estão em nossas vidas de maneira constante. Desde os controles remotos de nossos eletrodomésticos até nossas câmeras digitais. Para quem se utiliza de DSLRs ainda acaba utilizando as mesmas em seus flashes externos. Cabe aqui fazer uma pequena ressalva da importância ambiental de se usar pilhas recarregáveis, evitando a deposição das pilhas alcalinas não recarregáveis no lixo.

Foi utilizada para o teste uma câmera Canon SX 100IS. Cada pilha foi utilizada duas vezes na câmera. Uma para fazer fotos sem flash e outra para fazer fotos com o flash ligado. O equipamento foi ligado diretamente no computador para o armazenamento das fotos e todas as pilhas foram utilizadas com a mesma configuração. Para as fotos sem flash foi utilizado ISO 400, abertura do diafragma em f/2,8 e velocidade do obturador em 1/20. Para as fotos com o flash acionado o ISO estava em 100, abertura do diafragma em f/4,1 e velocidade do obturador em 1/160. Cabe lembrar que o teste não mostra a durabilidade real das pilhas, pois as fotos foram feitas em ambiente controlado (a temperatura local influencia em muito a durabilidade da bateria) e as fotos não eram mostradas no visor de LCD após serem feitas, como é de praxe para o usuário doméstico. Porém, o objetivo é mostrar as características de durabilidade de cada pilha.

Entre as pilhas recarregáveis, a vencedora no teste foi a Energizer 15 minutes Charger, que além de atingir uma carga completa em 15 minutos, foi capaz de disparar a câmera 3731 vezes com o flash desligado e 1842 vezes com o flash acionado. A pilha possui 2200 mAh, é vendida em um jogo de 4 unidades juntamente com o carregador e custa U$ 29,99. A de menor desempenho foi a Rayovac Easy Charger que realizou 2058 disparos com o flash desligado e 1022 disparos com o flash ligado. Ela é vendida com um jogo de 4 unidades ao custo de U$ 11,94. Entre as pilhas alcalinas não recarregáveis tive uma pequena surpresa. O modelo Energizer e2Lithium foi capaz de realizar 5213 disparos com o flash desligado e 2890 com o flash acionado. Um número incrível para uma pilha não recarregável e, com certeza, uma boa pedida para momentos emergenciais. Ela é vendida em um pacote de 8 unidades ao preço de U$ 20,89. Só para fazer uma comparação, a pilha não recarregável de pior desempenho no teste foi a Rayovac Alkaline que foi capaz de fazer 751 fotos sem o flash e 243 fotos com o flash. Ela é vendida em um pacote com 8 unidades ao preço de U$ 4,25.

Infelizmente, não estiveram presentes no teste as pilhas da Sony que, com certeza, são as mais usadas em nosso país, principalmente as que entram por vias não legais. Mas, é possível constatar que existem produtos de qualidade no primeiro mundo que, se tivermos muita fé, um dia aparecem por aqui.

Veja o teste completo na página da PopPhoto.

 

relacionados


Comentários