XP: está chegando a hora…

Por: em 19/06/08 na(s) categoria(s): Anúncios, Indústria, Software


A Microsoft confirmou hoje à tarde em um email destinado aos participantes do "Microsoft Partner Program" que não venderá mais o XP, como já era previsto. Segundo o email:

Após cuidadosa análise e consulta aos nossos clientes e à nossa comunidade de parceiros, decidiu-se que, a partir de 30 de Junho de 2008, a Microsoft irá suspender as vendas do Microsoft Windows XP. Informamos também que o suporte estendido continuará até 2014.

Curioso foi a comunidade de parceiros ter “pedido” para parar a comercialização, já que foram eles mesmos que, no ano passado, pediram para que o prazo fosse prorrogado.

Quem precisar regularizar suas cópias, tem até o dia 30. Depois disso, só o Vista ou, claro, o GNU/Linux…

  • cquintela

    Na minha opinião é um passo atrás da Microsoft. O que vai acabar acontecendo é o linux crescer mais um pouco e aumentar o número de XP piratas instalados.

    Não há nenhuma inovação no Vista que justifique um usuário trocar o XP pelo Vista, ao contrário do que aconteceu com o 98 para o XP.

    • http://www.misterwp.com henrique.wint

      Tem certeza de que não existe nenhuma inovação no Vista em comparação com o XP? Nesse caso você também desconsidera as modificações visuais? Ou a tua opinião diz que no Vista a única modificação é realmente só esta?

      Eu sempre me dei muito bem com o Vista, estudei alguns aspectos e li alguns vários documentos lançados pela MS quanto as modificações que o sistema teve, uma pena o mercado não ter aceito ele de forma satisfatória. Mas que venha a próxima versão.

      21horas
      barbaridade

      • cquintela

        Poderia citar essas inovações? Porque visual eu posso fazer com qualquer theme editor pra XP também. Fora isso que grande tecnologia o Vista trouxe em relação ao XP, digo, algo inovador mesmo, como o salto do 98 para o XP, que foi o que a maioria dos usuários domésticos e corporativos fizeram. Qual argumento você usaria para um empresa trocar os sistemas operacionas para Vista? Isso consideram que eles terão que trocar alguns micros, por causa da interface inovadora…

        • Rhob

          Como assim? Tu não lê o MeioBit??

          Até o Cardoso já deve ter cansado de explicar os porquês do Vista ser melhor que o XP e vice-versa.

          Começa com a segurança. Não é justamente isso que as empresas querem? Não ter a conta bancária esvaziada por causa de um vírus é bastante atraente…

          Se tu ao menos digitasse num google da vida algo como “melhorias Windows Vista”, com certeza acharia diversos artigos, e veria que não é só o visual que mudou. Até porquê dá pra deixar o Vista com um visual bem parecido com o do Win98… :P

          _____________________________________________________
          >> http://www.geekly.com < <

          “No paraíso muçulmano, um orgasmo dura seiscentos anos.”
          E vc pensando no porco e suas 6 horas de orgasmo… :P

          • cquintela

            Segurança? Qualquer firewall de terceiros é melhor que qualquer sistema de segurança da microsoft, vide o firewall do XP que foi uma das inovações.

            Marketing é diferente da realidade. Não preciso de Vista pra evitar fraudes bancárias e vírus.

            O meu questionamento continua o mesmo: o que eu não posso fazer no XP que dê para fazer só no Vista?

          • tomboderider
          • cquintela

            Só se for pra jogar Halo 2 no Vista, acho que é o único jogo que só funciona exclusivamente no Vista, mesmo assim possui mods para jogar ele no XP.

          • Roniuj

            Você está querendo uma melhoria bombástica, e isso talvez vc nem econtre. Não que não possa haver.

            O Vista tem melhorias na arquitetura, segurança, estabilidade…

            Oras não há uma difrerença gritante como o 98/XP até mesmo pq os dias são outros. mas qual a diferença bombástica entre o Tiger e o Leopard?

            Após um período negro, acabei gostando bastante do Vista. Nunca me deixou na mão e olhe que estou com apenas 1gb no meu laptop.

            * Se vc for usuário de Mac, avisa logo pra eu não perder meu tempo, não discuto mais com appletards. Não discuto religião.

            ………………r o n i u j ………………………..

            [Cebolinha com dois picolés na mão. Que filme é esse?]

          • http://flavors.me/naio21 OMGWTFBBQ

            Amigo, para começar pesquise sobre o UAC e o modo protegido do IE. Daí voltamos a discutir.

      • TheDarkMaster

        Usar mais ram e exigir mais processamento para fazer o mesmo trabalho não é uma inovação… :)

        Se você consegue ler esta mensagem então o seu computador irá se auto-destruir em dez segundos, tenha um bom dia :)

  • frtnbrasil

    A falta de grana pra comprar um Mac ta me matando….

  • http://www.undergeek.com.br Mateus_mps

    E joguem no lixo os seus pcs velhos (2005 pra tras)! Apesar das melhorias, o Vista no meu pc só piora as coisas (não conta o Starter que roda em qualquer torradeira, ou pelomenos deveria rodar, nunca usei um pc casas bahia)

    • http://flavors.me/naio21 OMGWTFBBQ

      Se o PC é velho com certeza o dono já adquiriu uma licença do XP. E até 2014 (quando vence o suporte ao sistema, já que somente as VENDAS vencem agora) a máquina já vai ter sido canibalizada ou transformada em sucata…

      • cquintela

        Se for licença OEM não (essa que já vem com a etiqueta colocada no gabinete). A liçenca não pode ser transferida, quando o usuário se desfizer do micro, a licença vai junto. Aí não tem escolha, só Windows Vista.

        • http://flavors.me/naio21 OMGWTFBBQ

          E DAÍ? Qualquer Megaware de 1.500,00 hoje em dia tem hardware pra suportar o Vista com folga…

    • tomboderider

      buá-buá-o vista é pesado-buá-bua!

      caramba, vcs não cansam disso? tenho dois celerons com 1gb de ram com vista ultimate e tão indo muito bem, obrigado!

      http://www.g1.com.br/tecnologia

      • http://oxenti.com GuZ

        Me chamaram de louco quando eu rodei o Windows XP no meu Pentium III com 64MB de Ram, e vão me chamar agora: Eu até achei o windows vista leve, comparado ao que falaram dele, o Vista até que não é pesado (só para instalar, que demora).

        Só acho que ele devia ter vindo com menos frescuras (aquelas malditas animações deixam qualquer um tonto!)…

        Por que falam das frescuras do Vista e não falam do Ubuntu 8? Aff…

        Malditos OpenSource Tards

        GuZ
        µ?ðßþßøð ?

  • http://geekaralho.blogspot.com saddambea

    imaginam eles q agora vai aumentar ainda mais a venda de licenças do Vista….
    como a M$ é ingenua… isso só vai aumentar o numero de XP’s piratas…
    e vistas piratas tbm, imagino eu….
    eu tinha o vista aki q veio no note original… voltei pro XP, e mes que vem vou migrar pro server 2008… 240dias de licença free liberado pela microsoft, tá show de bola..

    • Anti_furto

      hehe, to usando o Win 2008 server x64 e os crackers já fizeram a ativação dele, posso garantir que funciona pois meu win 2008 ta ativado perfeitamente :P

      • http://flavors.me/naio21 OMGWTFBBQ

        Parabéns por admitir que utiliza software pirata aqui no MeioBit. Muito esperto da sua parte! }:)

      • Marcellus Pereira

        E eu posso garantir que foi seu último comentário com esse teor.

        O Meio Bit não apóia nem faz apologia a atividades ilegais. Por favor, siga esta linha.

  • davidkwast

    Quem comprou um XP em 2001/2002 vai ter 12 anos de suporte/licença MS. Quanto custava? Se fosse 500 reais, 500/12 = 41 por ano ou 1,38 por dia. Um cafezinho por dia, hehhee. Nesse caso está sendo quase de graça.

    Fala linux é bom pq é grátis não deve ser o melhor argumento, e o mesmo deve valer para o OpenOffice.

    Eu uso linux pq me dou melhor com o sistema e não pq é de graça (isso no ponto de vista de um usuário doméstico). Na hora de fazer um sistema corporativo para várias máquinas outras coisas devem (no meu ponto de vista) ser consideradas, como suporte ao hardware, carga e estabilidade, flexibilidade e por último custo do suporte do software por ano.

    []s

    • Gambe

      Apenas reforçando na matemática do custo diário pelo XP, levando em consideração o seu valor de licença:

      R$ 500,00 pela licença por 12 anos
      500,00 / 12 = R$ 41,67 ao Ano
      41,67 / 12 = R$ 3,47 ao Mês
      3,47 / 30 = R$ 0,12 ao Dia

      Em vez de café uma bala bem da fajuta. :P

      • http://papodeesquina.wordpress.com †Player Of Dark†

        posso pagar o bill com 3 balas todo dia ?? }:)

        ou sera q posso pagar em 144 parcelas sem juros ??

        se for assim ate posso pensar em comprar uma copia dele… huashaushua

        —————————————————
        Chuck Noris não é de nada, viva o Capitão Nascimento.

        http://papodeesquina.wordpress.com

  • lookez

    Essa notícia foi revigorante, é agora que o Ubuntu vai enfiar uma 8=D na Microsoft.

    Depois desse ubuntu remix só falta as empresas começarem a adoção do Linux nos computadores mais fraquinhos :D

    • http://www.fabiocardoso.com.br Fabião

      [quote]Depois desse ubuntu remix só falta as empresas começarem a adoção do Linux nos computadores mais fraquinhos.[/quote]

      É… agora é com os usuários. A Cannonical já fez sua parte: Windowzou o Ubuntu.

    • http://oxenti.com GuZ

      Não sendo o Ubuntu 8, que pra windows só falta a TELA AZUL ¬¬’

      GuZ
      µ?ðßþßøð ?

  • Frank_W

    Eu nao to nem ai pro xp/vista. O Ubuntu me atende muito bem.

    Pra mim tanto faz vista ou xp, se rodar os programas bancarios, cameras DVR (driver e software), webcams, e o “Programa da Loja” que são os principais motivos para as pessoas preferirem o XP, ja que o vista ja nos deixou na mão muitas vezes.

    Ja aconteceu muitas vezes os clientes chegarem na loja e querem colocar o Windows, para instalar um sistema DVR, e o vista negar fogo, onde apenas o xp se saiu bem. E nao venham com aquela de que nao é culpa do vista e sim do hardware/software, pois o cliente tem um hardware/software e quer que funcione. Ou seja, ficaremos com o Vista como a unica opção. A Microsoft ta se afundando cada vez mais…

    Enquanto nao houver uma maior compatibilidade de hard/software, o vista nao vai pegar. E vale lembrar que o vista soh esta ai por causa dos fabricantes de pcs/notebooks que colocam ele embarcado. Se todos os Pcs/notes tivessem opção para XP, a participação do vista seria bem menor.

    Tambem tem o caso das empresas, onde a maioria das estações de trabalho nao tem hardware para rodar o vista satisfatoriamente.

    Estou bastante curioso para ver o futuro da microsoft. Se voce nunca experimentou o Linux, é uma boa hora para considerar um primeiro contato.

  • bRox

    Me sinto muito a vontade no xp, só saio no dia que acabarem as atualizações hehehe
    (reiniciar, start Linux!)

  • gustavoasfernandes

    Interessante que aqui só se falou em Linux como concorrente do Windows, mas o crescimento do Linux em desktops, pelo que me lembre é bem vagaroso, acho que a MS teme mais a Apple que o Linux!

    • cquintela

      Não acho que a Microsoft tema alguém, só não entendo essa posição de dar uma fatia (mínima) do mercado de mão beijada. Não to falando do Linux, mas do Windows XP pirateado, que obviamente vai aumentar com essa posição.

    • http://oxenti.com GuZ

      [quote=gustavoasfernandes]Interessante que aqui só se falou em Linux como concorrente do Windows, mas o crescimento do Linux em desktops, pelo que me lembre é bem vagaroso, acho que a MS teme mais a Apple que o Linux![/quote]

      Concordo em partes. Alguns anos atrás, eu assisti um roadshow da Microsoft sobre Windows X Linux, quando eles deixavam claro que : PELO AMOR DE DEUS, USEM O WINDOWS PIRATA, MAS NÃO USE O LINUX

      Acho que a Microsoft teme muito mais o Linux do que a pirataria, mas não ficaria um bom marketing demonstrar fraquesa….

      GuZ
      µ?ðßþßøð ?

      • Marcellus Pereira

        Desta vez, você só perdeu tibs. Mas, se incitar ou fizer apologia a atividades ilegais novamente, será bloqueado.

  • tomboderider
  • tiagojax

    Não acho que o windows vista seja tão ruim como dizem.
    assim como não penso que o XP é tão “perfeito” como falam.

  • TheDarkMaster

    Engraçado… Terão que “matar” o XP na marra para empurrar essa mer** do Vista. Parece que o meu adeus ao mundo microsoft está ficando próximo.

    P.S: O XP não é “perfeito”, mas o Vista exige o dobro de recursos para fazer o mesmo trabalho, e isso é inaceitável. Além dessa porcaria vir com o DRM entranhado e sem possibilidades de remoção, não quero um sistema que vá se “auto-destruir” à menor suspeita (correta ou não) de ter sido pirateado. Não admito um sistema operacional no qual você não pode confiar.

    Se você consegue ler esta mensagem então o seu computador irá se auto-destruir em dez segundos, tenha um bom dia :)

    • http://meiobit.pop.com.br/o-que-e-uma-salsinha Salsinha

      [quote=TheDarkMaster]P.S: O XP não é “perfeito”, mas o Vista exige o dobro de recursos para fazer o mesmo trabalho, e isso é inaceitável.[/quote]

      Diria mais: Sistema Operacional exigir recurso??? Onde é que vamos parar? Até entendo que uma suíte de escritório exiga 2GB de disco e resolução mínima de 1024×768.

      Exigência de hardware para sistema sistema operacional é demais para mim. Sou do tempo que SO servia para gerenciar os recursos da máquina (independente de qual fosse).

      • http://www.fabiocardoso.com.br Fabião

        Aí você usa Linux em modo texto e fica feliz. E acho que até o kernel do linux em modo texto usa mais do que 16Mb de ram. Se não me engano com menos do que isso não roda.

        E outra:

        2008:

        O XP não é “perfeito”, mas o Vista exige o dobro de recursos para fazer o mesmo trabalho, e isso é inaceitável.

        2003:

        O 2000 não é “perfeito”, mas o XP exige o dobro de recursos para fazer o mesmo trabalho, e isso é inaceitável.

        2000:

        O 98 não é “perfeito”, mas o 2000 exige o dobro de recursos para fazer o mesmo trabalho, e isso é inaceitável.

        1998:

        O 95 não é “perfeito”, mas o 98 exige o dobro de recursos para fazer o mesmo trabalho, e isso é inaceitável.

        1995:

        O 3.11 não é “perfeito”, mas o 95 exige o dobro de recursos para fazer o mesmo trabalho, e isso é inaceitável.

        Onde é que vamos parar ???
        Considerando que o concorrente existe desde 1991 e até agora não emplacou, eu sei aonde nós NÃO vamos parar.

        • ghustavo

          Mas vai ser sempre assim Fabião, não tem pra onde correr
          será que todo mundo se lembra, “o poder de processamento dobra a cada 18 meses” (se não estou enganado) e lembre-se hoje o padrão de memória é d e1GB, isso não é mais artigo de luxo não.
          e não adianta o povo bater o pé, fazer birra, sentar no canto da parede
          abraçado com os joelhos.
          a migração vai ocorrer e pronto, mais cedo ou tarde vai acontecer.

          e outra a MS ta andando se o seu Windows é pirata ou não, o negocio dela é BUSINESSSSSSSSSS, e isso que da o retorno para ela

          I Work All Night, I Work All Day, to Pay de Bills I have to Pay
          Ain’t it sad

        • http://papodeesquina.wordpress.com †Player Of Dark†

          Essas comparaçoes tão bem longe de serem corretas…

          Quanto ao linux não emplacar, isso tem motivos…
          blah….
          nem vo discutir mais… wintards não tem jeito…
          deixa pra la…
          next post…

          —————————————————
          Chuck Noris não é de nada, viva o Capitão Nascimento.

          http://papodeesquina.wordpress.com

          • http://www.fabiocardoso.com.br Fabião

            Reticências… são… o… que… há…

          • http://papodeesquina.wordpress.com †Player Of Dark†

            haha

            realmente, acostumei a usar isso nem sei pq, rsrs

            dalhe tres pontinhos…

            ;)

            —————————————————
            Chuck Noris não é de nada, viva o Capitão Nascimento.

            http://papodeesquina.wordpress.com

        • TheDarkMaster

          Migrar do 95 para o 98, e depois do 98 para o XP foi aceitável porquê – usando como exemplo a mudança do 98 para o XP – HAVIA REALMENTE razões boas para mudar, o XP É mais estável do que o 98 e incluiu recursos novos que de fato são úteis (como por exemplo poder ter partições grandes com cluster de 4K usando o NTFS, o que não dava de fazer com o 98/FAT32). A desgraça do Vista é que ele simplesmente come mais recursos e não dá nada em troca (a segurança nova dele é ridícula), aliás, ele por baixo dos panos PIORA a situação (lembrando de novo do DRM).

          O Vista só vai prestar para alguma coisa quando ele jogar fora o DRM e ter DE FATO alguma melhoria que compense a migração, caso contrário o destino dele é a lata de lixo.

          Se você consegue ler esta mensagem então o seu computador irá se auto-destruir em dez segundos, tenha um bom dia :)

          • http://www.fabiocardoso.com.br Fabião

            1 – Querer extinguir DRM é uma questão que extrapola o âmbito do SO, parte pra questões morais e sistemáticas.

            2 – Não tem nenhuma melhoria que você esteja vendo, mas existe. ReadyBoost, Superfetch, o Composite do Desktop, o Dx10, modo melhor de uso do Windows Update, e etc… etc… etc… Fora as melhorias não visíveis no kernel.

            3 – Exagero seu dizer que o destino do Vista é a lata de lixo.

          • TheDarkMaster

            1) Se eu não posso extinguir o DRM, então porquê usaria um SO onde ele está enraizado até a alma?

            2) Readyboost só é possível com o uso de um HD híbrido que usa memória Flash, até agora nunca vi um desses por aí e desconfio que abortaram a idéia. Talvez com um pendrive, mas não é uma idéia sensata colocar o boot do sistema dependente de um dispositivo temporário não é?

            O composite do Vista é até bonitinho, mas não considero que valha à pena o uso extra de CPU, GPU e etc que ele demanda, nem lembrando que são recursos que vão faltar para qualquer jogo que for usado nele e/ou aplicação que faça uso intensivo de CPU e/ou GPU.

            Já cansaram de monstrar que o que o Dx10 faz à mais do que o DX9 não vale a pena a migração, isso quando não fica PIOR.

            Ah, e esqueci do superfetch: Eu presumo que ele foi o responsável pelo uso absurdo de RAM do Vista se comparado com o XP, e caso eu esteja certo nisso então foi uma idéia estúpida. E estúpida porquê a RAM que ele usa nisso não é liberada se alguma aplicação precisar da mesma. Tá certo que memória anda mais barato, mas mesmo assim não é motivo para desperdício.

            Se você consegue ler esta mensagem então o seu computador irá se auto-destruir em dez segundos, tenha um bom dia :)

          • http://www.fabiocardoso.com.br Fabião

            1- Ninguém tira seu direito de se recusar a usar o Vista. A questão é que “tem DRM” não é um argumento para provar se um SO é bom ou ruim: Que se vá discutir com a indústria da mídia que exigiu DRM.

            2 – Você está completamente equivocado quanto ao que é o ReadyBoost.
            Primeiro, que até o pen-drive da Kingston de 1Gb que eu ganhei aqui do MeioBit funciona com o ReadyBoost. Segundo que ele certamente não tem nada a ver com o boot do sistema. Você pode até remover ele durante o uso do sistema que nada ocorre. Neste caso, é interessante que se informe mais.

            3 – O composite do vista QUASE NÃO USA CPU. É uma genial idéia, penso eu, aproveitar a GPU que fica lá ociosa para renderizar o desktop. Logo, pra uso de CPU não faz a menor diferença. No uso da GPU é simples: Quando o jogo roda em tela cheia, o composite é desativado.

            4 – Não, não faz pior. Aí você precisaria jogar pra notar. Em Lost Planet isso é notório, por exemplo.

            5 – Não, não é uma idéia estúpida o Superfetch. E me perdoe comentar, mas, você realmente acha que a MS é composta por um bando de imbecis que nunca sabe o que está fazendo? E não, ele não é responsável pelo uso de RAM do Vista. Para ver isso, basta desabilitá-lo e notar. E sim, a memória que ele usa é liberada para o uso. E mais: O sistema de gerenciamento de memória pré-emptivo do Linux é praticamente a mesma coisa.

          • Wallacy

            O Compiz era para usar só a GPU, porém o pessoal tem paranoia com a Novell, e como foi ela que desenvolveu o XGL ficam só no AIGLX que usa um pouco de CPU…

            Só não param de usar o compiz pq é “bonitinho”…

          • MaRKauM

            Eu não gosto da XGL por um motivo específico:
            Uma vez ativada, ela faz a sua placa de vídeo “desaparecer”, a XGL assume controle completo sobre a placa de vídeo e nenhum outro aplicativo consegue usá-la. Sofri muito com isso, era só instalar compiz-Fusion que meu jogos paravam de rodar via wine, mais tarde fui descobrir que era culpa da XGL.

            Antes de fazer uma pergunta idiota, pesquise!

          • Wallacy

            Talvez seja na sua distro, que causou essa instabilidade no patch ou em uma inconstancia na versão que você usou, acontece muito já que o X.org costuma ser bem modificado…. Pois aqui (openSUSE) + XGL minha placa de video está “bem vivinha”, da para rodar varios jogos sem problema algum.

            E nas ultimas versões ele adotou um processo de escalonamento interessante, migrando processos para CPU (geralmente o composite) quando outra aplicação está “pedindo” recursos da GPU.

          • TheDarkMaster

            Engraçado… Então porquê durante o meu teste do Vista o uso de RAM sempre subiu? Palavras sucumbem ante os fatos. Quanto ao Readyboost eu vou até fazer um teste com isso, configurar ele (assim que eu instalar o mesmo em um HD de teste de novo, obviamente) para usar o readyboost, colocar o pendrive e remover o mesmo durante o boot só para ver o que acontece.

            Se você consegue ler esta mensagem então o seu computador irá se auto-destruir em dez segundos, tenha um bom dia :)

          • Marcellus Pereira
          • http://www.fabiocardoso.com.br Fabião

            Por mais que você possa remover o dito pen-drive durante o boot, pergunto:

            Por que você quer fazer isso?

            Daqui a pouco aparece aqui dizendo que o Windows é uma porcaria porque você tentou puxar a placa de vídeo com o windows ligado e ele não continuou funcionando.

            E sobre seu teste, realmente não sei. Sei que você realmente necessita ler mais sobre o Windows Vista (já que usar, pelo jeito, não é seu caso), antes de levar isso a discussão.

          • TheDarkMaster

            A questão de poder remover o pendrive durante o boot é exatamente porquê é possível, não que eu vá fazer isso. Ou em outras palavras, você não pode confiar algo crítico do sistema (o boot nesse caso) para um recurso que você não pode garantir que estará sempre disponível (o pendrive). E é muito mais fácil e possível remover um pendrive durante a execução do que uma placa de vídeo.

            Quanto ao uso de RAM, mesmo que seja algo normal dele ainda é inaceitável dado que o XP consegue fazer o mesmo trabalho usando menos. Como já coloquei anteriormente e pelo visto terei que repetir, A transição do 98 para o XP foi uma boa coisa porquê o XP comparado com o 98 é de fato uma evolução, as melhorias dele compensam o uso maior de RAM do XP em relação ao 98 (e lembro-me bem que não era uma diferença absurda). Já o Vista simplesmente engole mais recursos sem dar nada em troca que compense a mudança, isso quando não piora em relação ao XP como acontece no caso dos jogos. Talvez a única razão para – talvez – trocar para o Vista seja o uso de instruções de 64 bits, mas o que ele impõe em troca (glutão de RAM, lento, DRM, etc) não compensa.

            Se você consegue ler esta mensagem então o seu computador irá se auto-destruir em dez segundos, tenha um bom dia :)

          • Fantasmazul

            Eu queria ver alguém que tem um pc igual ao meu elogiar tanto assim o Vista. Vocês podem dizer que o meu pc é antigo, engraçado é que vejo pcs novinhos com celeron D e vídeo onboard virem com o Vista instalado.

            O Vista é bom sim, para quem pode gastar (ou já gastou) ai seus R$1500,00? e comprar um computador novo, quanto a mim não estou disposto a gastar nem um centavo só pra instalar o novo SO da Microsoft, já que todos os programas que uso rodam com desempenho satisfatório no XP.

            “Athlon XP 2000 – 768Mb RAM”

          • http://flavors.me/naio21 OMGWTFBBQ

            Mas ninguém está querendo que você troque seu micro agora porque o XP vai parar de vender. Mas um dia você vai TER de trocar, e COM CERTEZA antes de 2014.

            Até lá inclusive o Vista vai ser passado…

        • http://meiobit.pop.com.br/o-que-e-uma-salsinha Salsinha

          Já falei aqui uma vez que comprei um note que veio com vista pré-instalado e com um monte de tralhas (NAV,…) ocupando 30 GB (20 GB instalado mais uma partição de 10 GB para recuperação). Obviamente tirei ele para colocar algo melhor e mais rápido.

          Não fiz comparação alguma com Linux, 98 ou o que for.

          Meu comentário foi: Exigência de hardware para sistema sistema operacional é demais para mim..

          PS: Porque da comparação com os 16 MB de RAM? Quer dizer que o Vista em modo texto ocupa menos que isso? ;)

          • http://www.fabiocardoso.com.br Fabião

            Eu sei que você não fez comparação, eu fiz.

            Você alega que acha absurdo um SO exigir hardware: “Exigência de hardware para sistema sistema operacional é demais para mim”. Os requerimentos mínimos de qualquer SO fora o Vista também não são algo irrelevante.

            Mostrei que até o Linux em modo texto exige hardware. 32mb são recomendados apenas pra mostrar caracteres na tela. Se você tem um PC com 2GB de ram isso é irrelevante, mas se tiver um com 16 MB isso é absurdo. Do mesmo jeito que 1Gb de ram pro vista é absurdo pra quem tem 512MB, mas não é pra quem tem 2GB ou 4GB. É uma questão relativa. Coloque o Vista em 2Gb de ram e diga se o SO é ruim. Agora imagine em 2012 um computador com menos de 8Gb de ram.

            Não há comparação entre os Windows: Faltou enxergar a questão maior por trás: De que este choro “Windows é pesado” sempre acontece quando há uma nova versão do Windows lançada. A versão nova é sempre pior, consome muito e tem as mesma features da anterior, não justificando a migração. Pode procurar no Google sobre o lançamento das versões anteriores do Windows e constatar isso por sí, nem precisa eu falar algo.

            Por isso que eu realmente não levo a sério estas reclamações do Vista ser excessivamente pesado: Isso SEMPRE ocorre a cada lançamento do Windows.

          • http://meiobit.pop.com.br/o-que-e-uma-salsinha Salsinha

            Você tem razão em afirmar que qualquer software necessita de recursos, mas quando é necessário trocar de computador para ter a última versão de um S.O já acho exagero. Parece uma inversão da ordem natural das coisas.

            Mas… se eles não acham diferença significativa não pode reclamar que eles falam que “não justifica a migração”.

            O XP está de bom tamanho para eles e não há uma justificativa visível para a troca. Quando o XP não suprir mais as necessidades ou aparecer algo que seja realmente muito atrativo que justifique a troca, eles sentirão tentados a atualizar para o Vista.

            Até lá… os fãs do Vista terão de aguentar as reclamações. ;)

          • http://www.fabiocardoso.com.br Fabião

            Pra efeito de registro, a única vez que eu não tive de trocar de PC pra usar um windows novo foi na migração PC-Vista.

            E eu realmente, e bota ênfase nisso, não entendo esta resistência absurda quanto a evolução das coisas. O windows XP data de 2003. O Vista data de 2007. Em 4 anos de diferença, você realmente queria que o sistema viesse gastando a mesma quantidade de memória e usasse o mesmo hardware?

            E de fato, tem pessoas que a migração não se justifica. Agora a MS não pode ficar vendendo XP pra sempre.

          • http://f4lh4critic4.wordpress.com YinYang

            [quote]E de fato, tem pessoas que a migração não se justifica. Agora a MS não pode ficar vendendo XP pra sempre.[/quote]
            exato!
            só que acho que com a entrada de tantos modelos dos eepcs isso pode ser um tiro na culatra pra ms.
            fica impraticável usar um vista nesses pcs mais humildes. nesse ponto eu acho que parar a venda do xp pode se tornar um entrave pra MS e fazer com que o Linux ganhe alguns adeptos.

            eu tenho um semprom 1.8ghz e 2Gb de ram, e tenho o XP pro e o vista ultimate. inicialmente instalei o vista pra ver se ia migrar (ganhei um oem) do xp. mas conforme fui usando os programas que uso normalmente (suites de programação como netbeans e visual studio, suite office, que agora é o 2003 student, joguinhos – os da blizzard principalmente e algum fps – e outros programas que demoraria pra listar) vi que o XP ganhava em velocidade e rendimento. Sei que o vista tem muitas melhorias, mas pra mim não serviu. hj em dia a partição dele fica ás moscas.
            eu acho que o que a maioria vem dizendo que ele é pesado seria traduzido na perda de rendimento no uso do seu pc. se for neste caso, acho que as reclamações são válidas.
            ______________________________________________________________
            http://f4lh4critic4.wordpress.com/ blee….og

        • http://www.bugigangadigital.net Kondor-rj

          2010:

          O Vista não é “perfeito”, mas o Seven exige o dobro de recursos para fazer o mesmo trabalho, e isso é inaceitável.

          2013:

          O Seven não é “perfeito”, mas o Eighty exige o dobro de recursos para fazer o mesmo trabalho, e isso é inaceitável.

          http://bugigangadigital.wordpress.com/ , afinal, o nome já diz tudo… :P

  • danilotecoliveira

    Eu estou tentando evitar o Vista a qualquer custo. Apesar de ter um máquina com um processador de 2 núcleos, 2Gb RAM e 3 HD’s (olha que eu já estourei 2, hehe) o Vista fica impossível depois de 1 ou 2 meses instalado. Chaga a dar nojo. Em contra partida, no mesmo micro, tenho um HD com uma distribuição Linux e parece um sonho de tão leve e não deixa a desejar em nada, só nos jogos que só rodam em Windows, hehe.
    O único problema é sou programador .NET. Uma hora ou outra vou ter que colocar o Vista no meu micro.

    … meu Deus, como eu queria que esse dia demorasse mais…

    Há duas coisas infinitas, o universo e a burrice humana. E eu estou em dúvida quanto o primeiro. – Albert Einstein

  • http://blog.cobline.com Cobalto

    Caraca! Esse povo só sabe falar “Vista é Pesado”, “Vista é isso”, “Vista é aqui”. O XP vai ter suporte até 2014, uma maquina comprada em 2001 PODE continuar com a DROGA (só pra dar ênfase, adoro meu XP) DO XP ATÉ LÁ SEM PROBLEMAS! E DEPOIS TAMBÉM! Onde eu trabalho existem PCs até hoje com o windows 98 e ninguém tá reclamando. Só que os PCs novos vão vir com a Droga (ênfase novamente) do VISTA!

    Pronto. Fim! Fecha a conta e passa a régua.

  • Pedrão

    Aqui infelizmente se eu instalar o Vista vou ter que comprar também um scanner e uma nova placa de som no mínimo, pois ele não aceita nem meu Scanjet 3400C e nem minha Audigy 2. :-(

    • http://flavors.me/naio21 OMGWTFBBQ

      Culpa dos fabricantes do scanner e da placa de som que não forneceram os drivers, não do Vista. Eles se aproveitam da nova versão do sistema para forçar a obsolescência e te obrigar a comprar novos periféricos…

  • Iggor Hideki

    Minha noiva tem um Vista Original, pelo pouco que usei muito o Pc dela estava muito bom, um pouco pesado mas tudo bem eu estava com o Photoshop CS3 e o Illustrator trabalhando (^__^)\/
    No Meu Pc to usando o Mandriva 2008.1 e tá filé com um dual boot com Xp (Generic Edition) p trabalhar com os suites Adobe (^^)
    Em fim o Vista só me encomoda no espaço que pega no HD, não tenho grana pra tá fazendo Up em máquina direto e creio que nem a maioria dos brasileiros (-__-’)

  • ghustavo

    Cara isso ta cansando aqui no 1/2 bit
    de todos que estão estão falando ma(é com U ou L não lembro), quantos estão usando mesmo o Vista???

    estou usando o Vista em um Notebook de 2 anos atras, só está com 1GB de ram, e é um Celeron. e Vai muito bem obrigado, e não volto para o XP no serviço não. (uso XP em casa por causa de jogos).

    Plagiando, o Windows Vista é Feio Chato e bobo, mimimimi, pesado, come todo recurso e bla bla bla

    ao final do dia, ele está consumindo o mesmo tanto de memória que o meu XP consumia, e outra está rodando com tudo todas as opções de imagens, AERO rodando, e o consumo de memória e processamento estão os mesmos do XP antigo, então porque dizer que o Vista consome mais???

    como dizia um professor meu, o “homem” tem por natureza dele, falar que não gosta de algo, quando desconheçe do assuntou, ou porque não sabe utiliza-lo

    I Work All Night, I Work All Day, to Pay de Bills I have to Pay
    Ain’t it sad

    • http://flavors.me/naio21 OMGWTFBBQ

      É FUD dos freetards. Simples assim.

      • MaRKauM

        Até concordo com você que existem diversos freetards falando sobre o que não sabem, nunca utilizaram o vista e só falam mal por falar. Mas o Vista realmente é mais pesado e a adaptação não é tã fácil.
        Minha mãe tem um notebook da acer com um Celeron e 1GB de RAM, ele veio com Windows XP e funcionava bem, os programas que ela usa (navegador, pacote Office e o software do gravador digital Philips) não apresentavam problema nem demora ao abrir. Mas como todo bom usuário de Windows, ela pegou vírus e tivemos que formatar o computador. Meu irmão teve a brilhante idéia de instalar o Vista, uma vez que é mais seguro (e realmente é), foi aí que os problemas começaram.
        Ela teve problemas pra se adaptar ao novo visual do Vista, o que é normal, afinal de contas, mudou um pouco. O maior problema é que o computador quase triplicou o tempo de boot, todos os programas ficaram muito mais lentos para abrir e alguns softwares não eram mais compatíveis.
        Desabilitei diversos serviços, iniciar com o mínimo necessário de programas abertos, mas a lentidão persiste.
        Concordo que o Vista é bem melhor que o XP, mas só serve para hardwares mais novos e não é todo mundo que pode gastar R$ 1.500,00 apenas porque a MS criou um SO que precisa de grandes recursos de hardware.
        Minha namorada tem reclamado também do Vista no computador da casa dela, que é um Atlhon 64 3200+ com 1,5 GB de RAM.
        Tem diversos casos onde o XP ainda é melhor que o Vista, mesmo com segurança inferior.

        Antes de fazer uma pergunta idiota, pesquise!

        • ghustavo

          Vamos pensa rno seguinte, nem eu que sou mais besta iria pagar para MIGRAR do XP par ao Vista
          mas outra coisa seria Comprar um novo computador novo que ja venha com o Vista
          eu afirmo categoricamente, quem tem o XP, Registrado, no seu trbalho ou em casa FIQUE COM ELE

          não vale a pena pagar para migrar, mas sim adquirir um computador que já venha com o Vista (e com um hardware adequado é claro, placa pcshit, com 16MB video onboard, HD IDE40GB e 512, nãi rodar nada)

          I Work All Night, I Work All Day, to Pay de Bills I have to Pay
          Ain’t it sad

    • TheDarkMaster

      Se eu considerei – depois de baixar, instalar e testar – que o Vista não presta para nada, porquê eu continuaria usando ele?

      Se você consegue ler esta mensagem então o seu computador irá se auto-destruir em dez segundos, tenha um bom dia :)

  • http://geekaralho.blogspot.com saddambea

    se bem que, pra usuário desktop o server 2008 durando 8 meses, sem precisa de serial ou ativação, funcionando FULL, tá ótimo… em menos de 8 meses você vai acabar formatando msm haeuaehueheuaeh


    http://geekaralho.blogspot.com

  • Danskk

    Acredito que não foi uma boa estratégia da MS, isso pode e vai custar caro no futuro. Vai promover a pirataria e alavancar a concorrência.
    O vista foi criado num contexto e realidade bem diferente da que foi criado o XP. O usuário final (aqui no Brasil, pelo menos) não tem condições de implementar UP de hardware a preços módicos para manter o Vista rodando satisfatoriamente.

    • ghustavo

      o Vista está rodando satisfatoriamente BEM no memso hardware que estava rodando XP.
      tenta outra.

      I Work All Night, I Work All Day, to Pay de Bills I have to Pay
      Ain’t it sad

      • http://flavors.me/naio21 OMGWTFBBQ

        E tem mais. Me dê o nome de UMA empresa que suporte um software por 13 anos (que vai ser o caso do da MS com o XP). UMA!

        É impossível, fica simplesmente caro DEMAIS manter duas frentes de trabalho por tanto tempo!

        • MaRKauM

          Infelizmente, grande parte da população não tem condições de trocar o computador que comprou a pouco tempo nas casas bahia.
          Talvez a solução seja aprender Linux ou continuar usando o XP.
          Eu sei que a realidade mundial é bem diferente da do Brasil e que o foco da MS são empresas e não consumidor final.

          13 anos de suporte é muita coisa, mas como o Brasil está atrasado tecnológicamente, é pouco! A MS não está errada em descontinuar o XP, é uma decisão extremamente sensata do ponto de vista comercial, os brasileiros é que terão que se acostumar a utilizar tecnologia defasada com SO defasado, ou então diminuímos os impostos.

          Antes de fazer uma pergunta idiota, pesquise!

        • carloshp

          IBM. Suporte para o OS/2 Warp 4, usado em automação bancária desde 1994.

          De nada.


          Tecnologia deve ser o meio, não o fim.

          • http://flavors.me/naio21 OMGWTFBBQ

            Suporte pra quem? Pros dois PCs XT que rodam em Angola e Afeganistão respectivamente? :P

          • http://meiobit.pop.com.br/o-que-e-uma-salsinha Salsinha

            Os terminais do Banco do Brasil ainda estão usando ele. ;)

          • Wallacy

            E agora estão migrando para o openSUSE :) :)

          • http://meiobit.pop.com.br/o-que-e-uma-salsinha Salsinha

            Só em agosto começa a migração e a partir de janeiro de 2009 será “oficial”. ;)

            Mas para título de explicação, a IBM ainda continuará a dar suporte aos OS/2 Warp. Será que precisarão mudar os hardwares para instalar o novo SO?

            Mas comparar Angola e Afeganistão ao Brasil, OhMyGodWhatTheFuckBarbeque não está tão errado.

          • http://flavors.me/naio21 OMGWTFBBQ

            Hehehehehehehehe!

      • TheDarkMaster

        Tente rodar o Vista em um pc com 512MB de RAM (no qual o XP roda bem) :D

        Se você consegue ler esta mensagem então o seu computador irá se auto-destruir em dez segundos, tenha um bom dia :)

        • ghustavo

          Desculpa, mas nem o XP rodava bem nessa minha maquina com 512MB :) :) :)

          I Work All Night, I Work All Day, to Pay de Bills I have to Pay
          Ain’t it sad

          • Jhonatan

            Nessa eu tenho que discordar de você. meu antigo pc, tinha 512 de RAM e o XP rodava normal, sem lentidão ou algo do tipo.

            “Por maior que seja o buraco em que você se encontra, pense que, por enquanto, ainda não há terra em cima”

          • TheDarkMaster

            Eu fui pessimista, afinal eu rodava o XP bem com 256MB de RAM (coisa que o Vista sequer deixa tentar).

            Depende do que você instala e deixa rodando, afinal se for instalar aquela aberração do Norton Antivirus, deixar MSN ligado com todos os extras e plugins possíveis, e mais não sei quantos “extras” rodando (isso quando o engraçadinho não roda DOIS antivírus ao mesmo tempo, achando que vai estar mais protegido) aí não têm memória que dê conta mesmo. :P Meu exemplo supõe o sistema rodando “seco” (sem nada de aplicações de usuário rodando).

            Se você consegue ler esta mensagem então o seu computador irá se auto-destruir em dez segundos, tenha um bom dia :)

  • http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=203293136847195710 HardNéck

    Minha maquina é um K6II 500 com 128 de Ram e o xp com sp 3 roda muito bem obrigado, bem quanto o mandriva 2008, e quanto ao vista que tenho em algumas maquinas no trabalho. bem elas ficam taaanto tempo paradas por lentidão em rodar alguns programas que o chef ta pensando e nós implorando por Downgrade.
    Quanto ao outro post do firefox, quando as 25 extensões que eu uso no 2 funcionarem satisfatoriamente no 3 e até o memento não funcionam eu migro para o mesmo.
    H?k

  • http://br.groups.yahoo.com/group/ChannelTI/ JulianaPrado

    Oi

    Já se inicia mais uma vez uma discussão interminável de beneficios e maleficios do vista.

    Para acabar com essa discussão façam o seguinte testem em suas máquinas e chegem as suas próprias conclusões independente de vocês serem adeptos de plataforma livre ou não

    Experimentem e vivenciem o processo e parem de realizar questionamentos insanos

    Att

    Juliana Prado Uchôa

  • http://br.groups.yahoo.com/group/ChannelTI/ JulianaPrado

    Oi

    Já se inicia mais uma vez uma discussão interminável de beneficios e maleficios do vista.

    Para acabar com essa discussão façam o seguinte testem em suas máquinas e chegem as suas próprias conclusões independente de vocês serem adeptos de plataforma livre ou não

    Experimentem e vivenciem o processo e parem de realizar questionamentos insanos

    Att

    Juliana Prado Uchôa

  • http://br.groups.yahoo.com/group/ChannelTI/ JulianaPrado

    Oi

    Já se inicia mais uma vez uma discussão interminável de beneficios e maleficios do vista.

    Para acabar com essa discussão façam o seguinte testem em suas máquinas e chegem as suas próprias conclusões independente de vocês serem adeptos de plataforma livre ou não

    Experimentem e vivenciem o processo e parem de realizar questionamentos insanos

    Att

    Juliana Prado Uchôa

    • http://meiobit.pop.com.br/o-que-e-uma-salsinha Salsinha

      Discussão interminável mesmo!

      Experimentem e vivenciem o processo e parem de realizar questionamentos insanos. Tradução: Resistance is futile.

    • http://flavors.me/naio21 OMGWTFBBQ

      Quem implementou a função SetSoluco() no bot? Ainda tava em fase de testes!

    • http://www.bugigangadigital.net Kondor-rj

      Já testei, escolhi o XP.
      (PS. Não foi por causa de RAM não.)

      http://bugigangadigital.wordpress.com/ , afinal, o nome já diz tudo… :P