Meio Bit » Arquivo » Internet » Google Friend Connect começando a ser liberado?

Google Friend Connect começando a ser liberado?

16 anos atrás

Estamos todos curiosos com relação ao novo Friend Connect do Google - até agora indisponível para o uso do público em geral e sendo testado apenas por um número muito limitado de sites a critério do próprio Google. Usuários podem preencher o formulário de interesse na participação e o Google diz que ele será lançado em estágios, mas não fornece datas. Então, até agora, tudo o que tivemos foi um período de espera e opiniões baseadas em poucas informações e especulações.

Parece, no entanto, que a espera está próxima de terminar e a liberação está gradualmente começando: o blog israelense de tecnologia Go2Web2.0, de Orli Yakuel, está desde ontem com widgets do Friend Connect instalados e funcionando.

Fiz o cadastro, claro, para ver pela primeira vez o Friend Connect em ação. As telas são exatamente idênticas às mostradas no vídeo oficial (e também as que vimos no Google for Bloggers) então com relação a isso não houve nenhuma surpresa.

No widget de redes sociais, existe um link para fazer o login:


Clicando em "sign in", abre-se uma janela onde o usuário opta por qual serviço deseja fazer o login. Fiz o meu pelo próprio Google e fui levada à tela seguinte:

Depois de preencher as informações, escolher as opções e salvar, o usuário já está logado e vê no widget amigos em comum e outros membros do site em questão:

"Friends who are members" mostram amigos das redes sociais e serviços habilitados - neste caso Orkut e GTalk. Note na tela anterior que não há como fazer a conexão com o Facebook - ela está, aparentemente, desabilitada pelo próprio Facebook. Orkut, evidentemente, funcionou normalmente.

Além deste widget, o blog Go2Web2.0 colocou também o widget de comentários:

No post onde Orli Yakuel escreve sobre o Friend Connect, ela diz que na interface adminnistrativa não há muita coisa, além dos widgets para serem customizados, uma área de gerenciamento de visitantes e estatísticas simples.

Tudo parece funcionar normalmente e de forma simples, exatamente como o peixe vendido pelo Google. Agora resta esperar para ver se de fato a liberação vai ganhar alguma proporção significativa nas próximas semanas ou se este foi ainda um caso isolado. Mas, de qualquer forma, por enquanto você pode ver tudo em ação aqui.

relacionados


Comentários