Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Lançado o Bolsa-TV Digital. E não foi o Lula

Lançado o Bolsa-TV Digital. E não foi o Lula

16 anos atrás

Na terra do bolsa-família, ticket gás, vale-transporte, auxílio-maternidade, auxílio-blogueiro e N outros salários indiretos que o sujeito ganha por exercer o sagrado direito de ser pobre e ter muito filho, a idéia de uma promoção populista distribuindo decodificadores de TV Digital para a população de baixa renda não soa estranha.

japinhatv Estranho é que foi no Japão.

É surpreendente, mas mesmo lá, na Tela do Sol Nascente, 75% das residências ainda NÃO acessam TV Digital. A Transição está prevista para 24/7/2011, quando puxarão a tomada das transmissões analógicas, e o Governo não quer adiar. Por isso está estudando doar para o milhão de residências vivendo com ajuda do Governo decodificadores de TV Digital.

Também há 15.8 milhões de japoneses vivendo em asilos que serão beneficiados com vouchers, dinheiro ou mesmo equipamentos gratuitos. No Japão um decodificador de TV Digital custa em média US$185,00 - O Governo quer baixar para $45,00.

O meio mais popular de acesso a TV Digital por lá é, atualmente, o celular. Além de pagar máquinas de pachinko, fazer videoconferências, emular a cápsula Beta e transformar o dono em Ultraman os celulares japoneses em sua maioria funcionam como receptores de TV, naquele formato que o Brasil conseguiu modificar para transformar em um novo PAL-M.

Os números, de apenas 25% de adoção da TV Digital são surpreendentes, mas servem de consolo para o Brasil. Vi muita gente criticando a falta de interesse dos consumidores na TV Digital lançada com tanta fanfarra pelo Governo. Gente, é assim mesmo. Produto novo raramente toma o mercado de sopetão, ainda mais atrelado a conteúdo. A TV Digital só vai estourar quando tiver conteúdo adequado ao meio, que seja diferencial. E só terá conteúdo diferenciado quando houver massa crítica de aparelhos para justificar o investimento em conteúdo exclusivo. É o cachorro correndo atrás do próprio rabo, não tem jeito.

Mesmo assim, será que a TV Digital em si é relevante? Não perca o próximo artigo.

Fonte: TechCrunch

relacionados


Comentários