Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Controle Remoto Universal - Você tem?

Controle Remoto Universal - Você tem?

16 anos atrás

Nos meus áureos tempos cheguei a ter 11 controles-remotos em casa. Com exceção do ar-condicionado, todos eram sub-utilizados. Ou não, visto que ninguém usa a maioria das funções esotéricas que os fabricantes incluem para colocar mais botões e dar a impressão que o aparelho é sofisticado.

controleremoto Durante um tempo tentei usar meu Palm para substituir os controles, mas entre achar o Palm, rodar a aplicação, achar a tela do aparelho que quero controlar, achar a sub-tela com os comandos, apontar e clicar, era mais fácil ir na mesinha da sala e pegar o controle correspondente.

Cheguei a comprar mais de um controle universal, mas os baratinhos de camelô ou não tinham capacidade de aprender ou eram tão chatos de usar que no final era preferível colocar na cesta, junto com os outros e esquecer.

Hoje temos controles muito mais complexos, com telas LCD, CPUs próprias e que, como o VAVE 100 da foto, funcionam até com a tecnologia Sideshow da Microsoft.

Dada a Lei que define que a complexidade das tecnologias tende a crescer com o passar do tempo, duvido que um aparelho como esse aí do lado seja mais simples de configurar do que um controle convencional, e se você assumir que ele terá que replicar a grande maioria das teclas do outro, teremos que lembrar muito, muito mais do que gostaríamos.

Não seria hora de um controle que não tivesse teclas, fugindo do labirinto de botões? Imaginem um controle com uma câmera. Você apontaria para o dispositivo que quer controlar, ele reconheceria, mostraria em uma tela touch os comandos, como ícones de volume, timers pra gravação, etc, e fosse usado de forma bem mais iPhone do que calculadora.

Mas isso é sonho distante, eu nem sei pra quê serve a tecla roxa do controle da Net.

relacionados


Comentários