Meio Bit » Fotografia » Canon EOS 1000D (Rebel XS/Kiss F)

Canon EOS 1000D (Rebel XS/Kiss F)

16 anos atrás

Canon Eos 1000D

 

Bem, quando mais parecia que o mercado de câmeras fotográficas estava passando por uma calmaria, a Canon acaba de jogar uma pedrada na concorrência. Hoje, a fábrica japonesa acaba de anunciar o lançamento da Canon EOS 1000D. Ao que parece, o equipamento é uma resposta aos lançamentos de câmeras DSLR de baixo preço perpetradas por Nikon (D40 e D60) e pela Olympus (E-420). A câmera, na escala de importância dos equipamentos, é inferior a EOS 450D, sendo quase uma melhora da EOS 400D. Seu corpo é menor e com menor número de detalhes. O peso também é o menor da linha EOS, apenas 502 gramas. Veja comparação de tamanho abaixo.

Eos 1000D

 

A câmera vem equipada com um sensor CMOS de 10 megapixels (2 megapixels a menos que a EOS 450D), 7 pontos de foco, monitor LCD de 2,5 polegadas, Processador DIGIC III (o mesmo da linha profissional), compatível com cartões de memória SD e SDHC, corpo compacto e leve, totalmente compatível com as lentes EF e EF-S e com os flashes da linha EX (tanto os amadores quanto os profissionais). Outras características interessantes são o sistema liveview e a capacidade de fazer 3 fotos por segundo no modo contínuo sem limites de foto. A câmera vai realizando as imagens até o cartão ficar cheio.

A Canon está apostando que essa câmera vai ter o mesmo impacto que a EOS 300D. Na época, todas as DSLR custavam muito caro e a 300D veio para baratear esse tipo de equipamento e permitir que o fotógrafo amador avançado tivesse acesso ao sistema de lentes intercambiáveis. Embora a EOS 1000D não vá se caracterizar como a mais barata do mercado, ela já deve impor muito medo para a concorrência. Mesmo a 450D sendo um equipamento mais caro, ele já tinha uma certa preferência pelo consumidor (pelo menos nos grandes centros) por conta do peso e tradição do nome Canon. Agora com esse equipamento mais barato e com características das câmeras mais avançadas, a coisa pode se tornar muito complicada para Sony e Nikon. Quem ganha é o consumidor.

A Canon dos Estados Unidos ainda não se pronunciou sobre o lançamento da EOS 1000D em território americano, mas na Europa a câmera vai custar 549,00 Euros (apenas o corpo), 599,00 Euros (com a lente básica 18-55mm) e 649,00 Euros (com a lente 18-55mm com estabilizador de imagem).

relacionados


Comentários