Meio Bit » Arquivo » Hardware » Nasa cria motor melhor do que o do caça de Darth Vader

Nasa cria motor melhor do que o do caça de Darth Vader

16 anos atrás

Depois de décadas as pesquisas com motores iônicos estão começando a dar frutos.

Ao contrário de motores normais, a propulsão iônica não usa combustível, mas eletricidade e massa de reação. Ao invés de acender uma mistura explosiva de hidrazina, um poderoso campo elétrico (gerado via células solares) acelera íons a altíssimas velocidades, e graças a Newton isso gera um impulso igual em sentido contrário.

A propulsão de um motor iônico típico é muito fraca. Equivale ao peso de uma folha de papel na sua mão, mas a vantagem é que um motor desses funciona por anos, com pouquíssima massa de reação. O NEXT, um dos protótipos da NASA funcionou por 500 dias sem parar e consumiu 245Kg de Xenônio.

Existem sete sondas com propulsão iônica explorando o espaço, sem contar os satélites da falecida União Soviética, que usavam uma variação da tecnologia, para reajuste orbital.

Uma das mais recentes naves usando propulsão iônica é a Dawn, com três motores de primeira geração, que faz de 0 a 97Km/h em 3 dias. Parece muito devagar, mas calcule quanto ela atinge em 100 dias de aceleração constante...

Lançada em 2007, se tudo der certo em 2011 chegará a seu primeiro destino, o asteróide Vesta. Depois de alguns meses em órbita, acionará de novo seus motores e visitará outros dois planetóides. Pela primeira vez uma sonda de espaço profundo entrará e sairá de órbita de um corpo, usando propulsão própria. O pessoal da NASA está tão besta que Marc Rayman, engenheiro do JPL, em uma coletiva com a imprensa soltou:

Se vocês se lembrarem dos caças TIE de Darth Vader e do Império Galáctico, TIE quer dizer Twin Ion Engine (motor iônico duplo) - Bem, a Dawn faz melhor, pois nós temos TRÊS motores iônicos.

A resposta de Darth Vader provavelmente seria um "Escória rebelde insolente", antes de esganar Mr Rayman com a Força...

Fonte: Dark Goverment, NASA

relacionados


Comentários