Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Google lança GMail Labs

Google lança GMail Labs

16 anos atrás

A partir de agora, o Google abre o GMail Labs para que algumas funções experimentais (a maioria, de utilidade duvidosa) possam ser testadas por usuários antes de serem lançadas oficialmente. Estas são idéias que partem dos engenheiros do Google, não necessariamente prioritárias. O objetivo é encorajar o feedback que será o termômetro indicando a favor ou contra a implementação permanente de cada funcionalidade.

Uma jogada inteligente do Google, é claro, mas isso não torna a novidade menos interessante para muitos dos usuários.

Para quem quiser se aventurar a habilitar o GMail Labs (segundo eles, disponível no momento somente para Firefox 2 e IE7), é só clicar em "Settings" e depois em "Labs" - na versão em português a opção ainda não aparece - e escolher entre as funcionalidades à disposição para teste. Na data de hoje existem 13 delas (outras estão a caminho), entre as quais:

- Superstars: adiciona novos ícones de sinalização de mensagens
- Quick Links: adiciona uma caixa à coluna da esquerda onde podem ser colocados links para qualquer URL no GMail (útil para buscas freqüentes, mensagens importantes, etc.)
- Picture in chat: para exibição de imagens de perfil no chat do GMail
- Custom keyboard shortcuts: permite a customização dos atalhos de teclado

O Google avisa que, como estas funcionalidades não passaram por muitos testes, usuários devem ter em mente que elas podem vir com bugs (claro!) ou desaparecer temporária ou permanentemente. Em outras palavras, teste por sua própria conta e risco. Se algo der errado, basta ir neste link para desabilitar o Labs temporariamente e reverter a conta para a configuração normal.

Mais informações aqui e no post do blog oficial do GMail.

relacionados


Comentários