Meio Bit » Arquivo » Indústria » Imagine Cup Brasil - Resultados

Imagine Cup Brasil - Resultados

16 anos atrás

No dia 27/5/08 tivemos a final da Imagine Cup Brasil, na categoria mais importante, Projeto de Software.

A Imagine Cup é uma competição entre estudantes promovida pela Microsoft e apoiada pela UNESCO que em 2007 reuniu nada menos que 200.000 inscritos em todo o mundo. O Brasil está MUITO bem na fita, tivemos incríveis 63.000 inscritos. A Índia, que todo mundo reconhece como potência tecnológica, teve 17.000, nem de longe ameaçando nosso 1o Lugar.

imagine001

Este ano a final foi em um resort 5 estrelas onde os oito times finalistas ficaram concentrados até a apresentação, onde um júri de notáveis -incluindo o MeioBit, na figura deste que vos escreve) escolheu os melhores.

imagine010

Os oito times finalistas:

  • Ondine.Net - Ufscar
  • The Utopians - Univ de BH+ITA
  • Try IT - UFPE+Salg.Oliveira
  • Oysterix - UPE
  • Learn Smart - Unesp
  • SSL - FIAP
  • Synergy - FIAP
  • Ecologix - UFPE+USP+Unicamp

É impressionante o que um pouco de investimento consegue. Notem a quantidade de gente do Nordeste, em especial Pernambuco. Deram um banho no Rio, por exemplo. Um verdadeiro celeiro de novos talentos.

Talento aliás não faltou. O projeto mais fraquinho tinha potencial de virar um produto que se eu tivesse grana investiria na hora, mas o vencedor também teve seus méritos.

Com o tema "Imagine um mundo onde a tecnologia permite um meio-ambiente sustentável" foram desenvolvidos projetos envolvendo reciclagem, controle de energia doméstica, um LARP e um site colaborativo/rede social que efetivamente funciona, entre outros temas.

imagine002

Parte do corpo de Juízes

Eu fiquei surpreso com a qualidade dos trabalhos. O vencedor poderia ir ao ar... ontem. Já estava mais que fechado. Mas não era só eu impressionado. Os excelentes resultados nos outros anos E a quantidade de inscritos chamaram a atenção de Joe Wilson, Diretor de Iniciativas Acadêmicas da Microsoft Mundial e criador da Imagine Cup veio ao Brasil, e fez questão de conhecer os finalistas.

imagine003

Joe Wilson, no balcão

Fico imaginando quanto empresário e investir de Start-up daria um braço pra ter um big shot desses PEDINDO "vamos, me falem, sugiram, o que acharam, como podemos melhorar?"

Joe aliás é gente finíssima, um ralador de primeira, e tem reverência por estudantes. Vindos de família pobre, na área rural do Mississipi, depois de perder a fazenda a família de Joe foi para a cidade, onde ele trabalhou inclusive de garçon, para não largar os estudos. Provavelmente por isso se tornou um sujeito bem informal. O Jeans e Camiseta da foto acima é o uniforme oficial dele.

A maioria dos juízes era ocupada demais e necessária em outro lugar, mas eu sou blogueiro, então fiquei por lá.

imagine004

OK, blogueiro e juiz.

À noite rolou um Jantar Temático, com comidas típicas dos paises que já sediaram ou estão envolvidos com a final da Imagine Cup: Espanha, Coréia, Índia, Japão, Brasil e França.

imagine005

No dia seguinte pegamos várias vans e fomos de Mogi das Cruzes para São Paulo, no Parque da Juventude, onde os grupos montaram seus projetos em um salão, onde ficaram expostos aos visitantes, até a hora da cerimônia.

Nessa hora os concorrentes já estavam além da tensão, ninguém tinha unha mais. Até eu que sou malvado por natureza fiquei com pena, pois conversava com o pessoal mas não podia revelar o vencedor.

A cerimônia foi no salão principal, com discursos do Vice-Presidente do Bradesco, de Michel Levy, Presidente da Microsoft Brasil, do Roberto Prado, Evangelista de Interoperabilidade da Microsoft Brasil, entre outros.

imagine006

Foram premiados vencedores de outras categorias, como Fotografia e Cidadania, então veio o momento da entrega do prêmio principal. Os campeões foram os rapazes do time Ecologix, que fizeram uma espécie de rede social auxiliar na tomada de decisões e resolução de problemas que pode ser usada para rastrear e tratar danos ambientais mas é extremamente versátil. A aplicação rodava redondinha, não houve nenhum "olha, isso não está pronto" em momento algum. Para dar uma idéia do know-how do grupo, um DETALHE do projeto, agregado depois, foi uma versão do Microsoft Surface, na parede, usando canetas IR e um controle do nintendo Wii.

imagine007

Entre outros prêmios eles ganharam uma viagem para Paris, França, onde participarão das finais, enfrentando 60 outras equipes, selecionadas dos 200.000 inscritos na Imagine Cup deste ano.

O carinha da direita quase me bateu, quando percebeu que eu vim com ele batendo papo na van por 1h e não dei nenhuma dica de que haviam vencido. "eu sou um canalha", respondi.

imagine008

Ah sim. A mestre-de-cerimônias foi a Renata Fan, que apresenta o Jogo Aberto, na Band. E se vocês querem saber se ela é aquilo tudo ao vivo, é.

Joe Wilson fez uma apresentação sobre o Poder da Educação, onde falou de como é importante investir nos jovens, e como as corporações possuem uma responsabilidade quanto a isso. Segundo ele acesso a tecnologia é mais do que computador e telefone bonitinho. Em muitos lugares do mundo uma torneira com água potável é tecnologia inalcançável.

A cerimônia terminou com uma LINDA apresentação do coral da Fundação Bradesco.

imagine009

Para mais fotos do evento, visitem este set do Flickr.

O MeioBit agradece muito o convite, foi uma honra participar do juri - primeira vez que um blogueiro foi convidado - e adorei ter conhecido o projeto em detalhes. A Imagine Cup é muito importante na formação dos estudantes, no incentivo à criatividade, que é tão massacrada no dia-a-dia das empresas. O Brasil não precisa de gente que faça folha de pagamento, precisa de gente que olhe um Surface e não diga "ah, é difícil", e sim "que legal, vamos fazer um". E fazem.

relacionados


Comentários