Imagine Cup Brasil – Resultados

No dia 27/5/08 tivemos a final da Imagine Cup Brasil, na categoria mais importante, Projeto de Software.

A Imagine Cup é uma competição entre estudantes promovida pela Microsoft e apoiada pela UNESCO que em 2007 reuniu nada menos que 200.000 inscritos em todo o mundo. O Brasil está MUITO bem na fita, tivemos incríveis 63.000 inscritos. A Índia, que todo mundo reconhece como potência tecnológica, teve 17.000, nem de longe ameaçando nosso 1o Lugar.

imagine001

Este ano a final foi em um resort 5 estrelas onde os oito times finalistas ficaram concentrados até a apresentação, onde um júri de notáveis -incluindo o MeioBit, na figura deste que vos escreve) escolheu os melhores.

imagine010

Os oito times finalistas:

  • Ondine.Net – Ufscar
  • The Utopians – Univ de BH+ITA
  • Try IT – UFPE+Salg.Oliveira
  • Oysterix – UPE
  • Learn Smart – Unesp
  • SSL – FIAP
  • Synergy – FIAP
  • Ecologix – UFPE+USP+Unicamp

É impressionante o que um pouco de investimento consegue. Notem a quantidade de gente do Nordeste, em especial Pernambuco. Deram um banho no Rio, por exemplo. Um verdadeiro celeiro de novos talentos.

Talento aliás não faltou. O projeto mais fraquinho tinha potencial de virar um produto que se eu tivesse grana investiria na hora, mas o vencedor também teve seus méritos.

Com o tema "Imagine um mundo onde a tecnologia permite um meio-ambiente sustentável" foram desenvolvidos projetos envolvendo reciclagem, controle de energia doméstica, um LARP e um site colaborativo/rede social que efetivamente funciona, entre outros temas.

imagine002

Parte do corpo de Juízes

Eu fiquei surpreso com a qualidade dos trabalhos. O vencedor poderia ir ao ar… ontem. Já estava mais que fechado. Mas não era só eu impressionado. Os excelentes resultados nos outros anos E a quantidade de inscritos chamaram a atenção de Joe Wilson, Diretor de Iniciativas Acadêmicas da Microsoft Mundial e criador da Imagine Cup veio ao Brasil, e fez questão de conhecer os finalistas.

imagine003

Joe Wilson, no balcão

Fico imaginando quanto empresário e investir de Start-up daria um braço pra ter um big shot desses PEDINDO "vamos, me falem, sugiram, o que acharam, como podemos melhorar?"

Joe aliás é gente finíssima, um ralador de primeira, e tem reverência por estudantes. Vindos de família pobre, na área rural do Mississipi, depois de perder a fazenda a família de Joe foi para a cidade, onde ele trabalhou inclusive de garçon, para não largar os estudos. Provavelmente por isso se tornou um sujeito bem informal. O Jeans e Camiseta da foto acima é o uniforme oficial dele.

A maioria dos juízes era ocupada demais e necessária em outro lugar, mas eu sou blogueiro, então fiquei por lá.

imagine004

OK, blogueiro e juiz.

À noite rolou um Jantar Temático, com comidas típicas dos paises que já sediaram ou estão envolvidos com a final da Imagine Cup: Espanha, Coréia, Índia, Japão, Brasil e França.

imagine005

No dia seguinte pegamos várias vans e fomos de Mogi das Cruzes para São Paulo, no Parque da Juventude, onde os grupos montaram seus projetos em um salão, onde ficaram expostos aos visitantes, até a hora da cerimônia.

Nessa hora os concorrentes já estavam além da tensão, ninguém tinha unha mais. Até eu que sou malvado por natureza fiquei com pena, pois conversava com o pessoal mas não podia revelar o vencedor.

A cerimônia foi no salão principal, com discursos do Vice-Presidente do Bradesco, de Michel Levy, Presidente da Microsoft Brasil, do Roberto Prado, Evangelista de Interoperabilidade da Microsoft Brasil, entre outros.

imagine006

Foram premiados vencedores de outras categorias, como Fotografia e Cidadania, então veio o momento da entrega do prêmio principal. Os campeões foram os rapazes do time Ecologix, que fizeram uma espécie de rede social auxiliar na tomada de decisões e resolução de problemas que pode ser usada para rastrear e tratar danos ambientais mas é extremamente versátil. A aplicação rodava redondinha, não houve nenhum "olha, isso não está pronto" em momento algum. Para dar uma idéia do know-how do grupo, um DETALHE do projeto, agregado depois, foi uma versão do Microsoft Surface, na parede, usando canetas IR e um controle do nintendo Wii.

imagine007

Entre outros prêmios eles ganharam uma viagem para Paris, França, onde participarão das finais, enfrentando 60 outras equipes, selecionadas dos 200.000 inscritos na Imagine Cup deste ano.

O carinha da direita quase me bateu, quando percebeu que eu vim com ele batendo papo na van por 1h e não dei nenhuma dica de que haviam vencido. "eu sou um canalha", respondi.

imagine008

Ah sim. A mestre-de-cerimônias foi a Renata Fan, que apresenta o Jogo Aberto, na Band. E se vocês querem saber se ela é aquilo tudo ao vivo, é.

Joe Wilson fez uma apresentação sobre o Poder da Educação, onde falou de como é importante investir nos jovens, e como as corporações possuem uma responsabilidade quanto a isso. Segundo ele acesso a tecnologia é mais do que computador e telefone bonitinho. Em muitos lugares do mundo uma torneira com água potável é tecnologia inalcançável.

A cerimônia terminou com uma LINDA apresentação do coral da Fundação Bradesco.

imagine009

Para mais fotos do evento, visitem este set do Flickr.

O MeioBit agradece muito o convite, foi uma honra participar do juri – primeira vez que um blogueiro foi convidado – e adorei ter conhecido o projeto em detalhes. A Imagine Cup é muito importante na formação dos estudantes, no incentivo à criatividade, que é tão massacrada no dia-a-dia das empresas. O Brasil não precisa de gente que faça folha de pagamento, precisa de gente que olhe um Surface e não diga "ah, é difícil", e sim "que legal, vamos fazer um". E fazem.

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • caraca Cardoso.

    Muito show….

    A iniciativa é demais. Caras como Joe Wilson nos dão uma outra imagem de grandes empresas como é o caso da Microsoft.

    Uma pergunta.
    Como são escolhido os juizes?

    • Boa pergunta. Só posso te garantir que NÃO são escolhidos a dedo.

      • Isso é sobre você ou sobre algum outro juiz que estava lá? 😀

  • GVLF

    estou muito destualizado…nem sabia que isso existia! :jawdrop:
    http://www.queijoazul.com

  • rafaeldfmelo

    parabens a microsoft, ao meiobit e ao cardoso. e parabens aos competidores e o vencedor!
    muito boa a iniciativa da microsoft, uma excelente oportunidade para desenvolvimento de startups.

    agora uma pergunta, o meiobit nao vai falar sobre a inauguraçao da NAVE, uma escola muito descolada, para formaçao de tecnologistas, uma iniciativa publica privada, que inaugurou essa semana aqui no RJ?

    quem tá a frente é o Largman do globo. vale a pena divulgar essa iniciativa da OI…

    ººno mundo so existem 10 tipos de pessoas, as que entendem…e as que nao entendemºº
    RafaelDFMelo’Blog

    • Eu tenho um email dele aqui na minha lista, deve ser sobre isso 😉

      Com certeza vamos falar sim, até pq o Beto é gente boa pacas. E por coincidência, vou tomar um chopps com ele hoje. 

      contraditorium.com

      • rafaeldfmelo

        e rolou um papo no twitter que o blocamp rio deve ser lá, pelo menos é o que a galera tá querendo!

        ººno mundo so existem 10 tipos de pessoas, as que entendem…e as que nao entendemºº
        RafaelDFMelo’Blog

  • Tá com sono, Cardoso? O texto está até legal, mas tem vários errinhos de redação e algumas partes onde parece que você esqueceu de escrever alguma coisa.

    Quanto ao evento, a equipe vencedora está de parabéns, apesar de eu ter achado a idéia deles (com base na descrição do artigo) algo muito sem sal. Não sei se vai fazer bonito lá fora não…

    Ah, parabéns ao MeioBit e ao Cardoso! O trabalho de vocês merece o reconhecimento que tem!

      iCaju
    • O software dos caras é muito, muito bom, mas difícil de explicar sem uma demonstração. Vou ver se eles me arrumam um demo ou ppt do projeto.

      E sim, o texto está corrido mesmo.

  • Rodrigo8

    sem querer ser chato .. indo ao foco
    e o software dos garotos, nao tem uma pagina de apresentação ou é ©®™ ? Nao é apenas os juizes q gostariam de avaliar seu custo beneficio e funcionalidade real
    by the way, Mogi das Cruzes :sick:

    • O software é deles, pelas regras a MS não tem nenhum direito de uso ou posse sobre o software. Não achei site, eles não divulgam ainda, afinal o concurso está rolando, mas quando acabar, provavelmente veremos bastante coisa sobre ele.

      Esquece que é Mogi, veja o site do hotel. 

  • É o CIn/UFPE campeão brasileiro mais uma vez 😀
    Estudo lá e tenho orgulho do pessoal
    Lembrando que a equipe campeã mundial em sistemas embarcados do ano passado também é de lá 😀
    E o Sport vai ser campeão da copa do brasil também !
    É Pernambuco na cabeça e no coração !
    😀

    Editor do blog Inovação e negócios na era da internet http://empresarionline.blogspot.com

    • Eles vão em DUAS categorias este ano. Os caras são Jedi!

      • Pernambuco já a muito se tornou o pólo tecnológico e o pioneiro da TI no Brasil. Isso vem de tempos e foram anos de investimento que hoje em dia são recompensados e reconhecidos.

        O Porto Digital por si só já é incrível.

        Um exemplo disso é uma empresa onde vários amigos meus trabalham (sem jabá, pelo menos não por enquanto) que é especialista em nível mundial em segurança de redes. Hackers Elite, na melhor definição da palavra.

        Material intelectual de primeira categoria.



        Fly-By-Wire: Viagens e trabalho
        Dicas, histórias e reflexões na sala de embarque

  • Ontem e hoje participei do Mix Essentials, evento da microsoft sobre, basicamente, User Experience. O pessoal vencedor da Imagine Cup apresentou o projeto lá ontem.
    Ao invés de palavras, um emoticon: :jawdrop:

    Simplismente fantástico. Com um prazo pequeno de desenvolvimento, os caras fizeram um software a nível profissional. Imaginem um telão multi-touch, com, se não me engano, até 4 canetas IR, de simples manuseio. O software inclui serviço de mapas, com zoom estilo Surface, inteface de utilização SUPER simples, com reconhecimento de voz, etc. Usa tecnologias diversas (muitas mesmo), mas a maioria Microsoft (para alegria dos freetards), como Silverlight, WPF, C#, Vitual Earth (apesar deles terem comentado a possibilidade de se usar Google Maps).

    Sinceramente, eu babei.

    Outro projeto bom que vi lá foi o AEMundi.

  • lembrei do ano passado, conversando com um pessoal da unesp de bauru, comentando sobre os grupos de estudos deles. dá até vergonha dizer que é da mesma universidade (campus diferentes, entretanto), porém ver como pode ter diferenças absurdas conforme as pessoas que direcionam os estudos.

    enfim, depois do desabafo, e um tiquinho de inveja, achei muito interessante o motivo inicial para os trabalhos, e com o resumo me parecem que as soluções também paracem muito profissionais. realmente
    o brasil vai estar muito bem representado!

    [quote] A Imagine Cup é muito importante na formação dos estudantes, no incentivo à criatividade, que é tão massacrada no dia-a-dia das empresas. O Brasil não precisa de gente que faça folha de pagamento, precisa de gente que olhe um Surface e não diga “ah, é difícil”, e sim “que legal, vamos fazer um”. E fazem.[/quote]
    concordo 100%!
    ______________________________________________________________
    http://f4lh4critic4.wordpress.com/ blee….og

  • cab

    Cara, sobre a parada do nordeste, Pernambuco é um dos pólos tecnológicos do Brasil. O que tem de fera na UFPE não é brincadeira, reza a lenda que vez ou outra os gêninhos recém formados saem de lá direto pra Microsoft. =P

    (Ah! Esqueci de falar, tenho um amigo meu que foi pra Islândia (ou Finlândia, não lembro ao certo qual lugar é) pra fazer joguinhos de celular! =D)

  • Esse tipo de investimento, junto com o Student to Business é o que deixa a Microsoft onde tá.
    ________
    http://nodoadouniverso.wordpress.com
    http://cybergalo.wordpress.com

  • Dennes

    Oi !

    Só para acrescentar alguns dados, escrevi um pouco (pouco) sobre imaginecups anteriores no post em http://meiobit.com/xna_studio_2_0_beta_que_tal_navegar_eacute_cozumel , onde falei sobre outra competição também promovida pela Microsoft, o XNA Game Challenge.

    Além disso, achei super legal a equipe da UFSCar ser uma das finalistas, eles merecem. Um dos membros da equipe palestrou no Heroes Community Launch em uma faculdade de São Paulo, outro foi o organizador do HCL na UFSCar, que foi muito concorrido. Com certeza no próximo ano irão ainda mais longe.

    Sem falar que Herleson, de Fortaleza (onde neste sábado vou estar palestrando no COMTEC ) e que palestrou no Heroes Community Launch, tirou terceiro lugar no desafio de infraestrutura, mas isso todo mundo já sabia, a surpresa foi não ter tirado 1o 😛

    Só para lembrar, o MeioBit apoiou o Heroes Community Launch inclusive com uma área para publicação de notícias do evento, o que ajudou muito a atingir o total de 224 eventos simultâneos no dia 15 de março.

    []’s

    ———————
    CidadaoCarioca
    BufaloInfo

     

  • lets2rock

    Seria apenas um post pra juntar tibs, porém, tenho que dizer, um dia eu chego lá, já cheguei até a sonhar com isso.

  • Iggor Hideki

    Tô com orgulho da turma daqui de Pernambuco….o pessoal da UFPE fazendo bonito mais uma vez. Parabéns! 🙂

  • Trap

    Muito bom, espero que os ganhem a final ou fiquem entre os primeiros.

  • Inveja, o projeto do meu pseudo grupo não passou da primeira seleção….. 🙁

    Mas também, tava muito mal feito…. 8)

    _____________________

    IndyCar Brasil tudo sobrea Fórmula Indy!

    Primeiro Pro-Commenter da Blogosfera Brasileira.

  • Aproveitando o assunto, quem quiser jogar o jogo brasileiro finalista na categoria Game Development, pode fazer o download no nosso site: http://www.cityra.in

  • Oi Carlos,

    Tudo bem?
    Também estava lá acompanhando as finais da IC Brasil e achei fenomenal!
    Fiz alguns vídeos da final e postei no meu blog (http://guerrarj.spaces.live.com), é só ver o post intitulado “ImagineCup Brasil 2008 – Finalistas, bastidores, Walter Dias, Joe Wilson & Renata Fan!”
    Espero ajudar a complementar a sua bela cobertura!

    Abraços,
    Ricardo Guerra Freitas

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja