Meio Bit » Arquivo » Hardware » Parece o Stargate, é um tomógrafo 4D

Parece o Stargate, é um tomógrafo 4D

16 anos atrás

O nome do brinquedo é Aquilion One, é produzido pela Toshiba e já foram vendidas três unidades. Se eu fosse o Paul Allen esse seria meu brinquedo preferido.

É o primeiro equipamento de Tomografia Computadorizada com 320 detectores (a concorrência usa 256, os vagabundos, 64) e consegue fazer uma imagem sem sequer aquela pausa "prenda a respiração por um momento" que solicitam, nos equipamentos normais.

A Tomografia foi proposta por um italiano chamado Alessandro Vallebona, na década de 30, mas só se tornou viável nos anos 70. Baseada na reflexão de raios-x emitidos em um eixo circulando o paciente, são precisos muitos, muitos cálculos de geometria para montar uma imagem. A primeira máquina comercial, o EMI Scanner em sua fase de protótipo levava cinco minutos para escanear o paciente, de 180 ângulos diferentes. Depois um mainframe processava os dados por duas horas e meia para obter a imagem.

A versão comercial, disponível em 1972 levava quatro minutos para escanear o cérebro do paciente, 7 minutos para processar os dados e gerava uma imagem de 80x80 pixels.

Já o Aquilion One não só dispensa a "segurada" na respiração, como é bom que você respire. Trabalhando em 4D (a quarta dimensão é o Tempo) ele faz filmes mostrando o comportamento dos órgãos, em pleno funcionamento, como este dos pulmões expandindo e contraindo durante a respiração.

tomografo

A qualidade de imagem também é impressionante. Capturando uma imagem durante o período de UM batimento cardíaco, e em fatias de meio milímetro, esse brinquedo consegue inclusive "filmar" o movimento de articulações, como você pode ver neste filme do site do produto. Visite, há vários outros, igualmente dignos de Star Trek.

Fonte: MedGadet

relacionados


Comentários