Existe uma diferença entre ser visionário e perder o contato com a Realidade. Nicholas Negroponte já está em um ponto onde não é mais possível ajudá-lo sem medicação psiquiátrica.
Ninguém comprou o OLPC, o computador de US$100 custa na verdade US$188, os fóruns estão cheios de gente reclamando dos teclados que não funcionam direito e estragam na mão das crianças, todo mundo menos o faxineiro (e o Negroponte) pulou fora do projeto.
O quê ele faz?
Isso mesmo. Anuncia uma nova versão do laptop educacional que ninguém quer.
Calma que piora.
Ele fez uma apresentação de um laptop com metade do tamanho do OLPC atual, duas telas LCD touchscreen, no formato de um livro, teclado virtual, etc, etc.
Preço? US$75,00 – em 2010.
Vamos recapitular: Ele não consegue entregar no prazo o Laptop de US$100 (que custa US$188), o time foi todo embora, fechou parceria com a Microsoft, irritanto toda a comunidade Open Source que estava apoiando o projeto. Agora se sai com um modelo que só existe em mockups, mas que fará com que TODO MUNDO que ainda tinha interesse em comprar um OLPC cancele os pedidos e espere pelo novo (afinal cai de US$188,00 para US$75,00)? Sem contar o detalhe de que é horrível digitar em uma superfície sólida.
O projeto está tão mal-feito que a argumentação para as telas baratas é que vão usar telas formato 16×9 de DVD Players portáteis, produzidas em larga escala.
Ninguém falou para ele que essas telas de US$20,00 são de baixíssima resolução, não chegam nem perto dos 1200×900/200dpi do OLPC atual. Simplesmente não é viável usar essas telas em um laptop. Já tentou ligar um PC na televisão?
Muito bom, Nicholas. Se o OLPC não tinha morrido (tinha sim) agora você acabou de matá-lo.
Fonte: Ars Technica
© Copyright 2006-2010
21 de maio de 2008, 10:08
Bom mesmo era o assunto morrer aqui no MeioBit tb.
Bora mapear o ciclo:
-OLPC
-APPLE
-Linux, envolvendo freetards e fanboys
-Stallman
-Salsinhas
e recomeca o ciclo.
O preguica…
Responder
maio 21st, 2008 @ 13:03
não gostou? alt+F4 =)
simples assim ^^
*******************************
Música eletrônica + atitude -> sabotagem.org
Responder
21 de maio de 2008, 10:23
Um Nintendo DS custa US$130 e é a coisa mais próxima existente ao novo OLPC, conseguir o preço de $75 vai ser uma proeza.
Só uma pergunta. Qual vai ser o SO? O Sugar já saiu do projeto OLPC, o Windows XP aparentemente não suporta essa configuração e não existem programas para fazer o uso das duas telas.
Vaporware.
Responder
maio 21st, 2008 @ 10:49
É sugar é opensource e GPL (acho), pode ser usado no OLPC mesmo contra a vontade do desenvolvedor, e eu duvido que eles sejam contra.
Além disso o OLPC vai continuar rodando Linux. O Windows é opcional.
Comparar com produtos comerciais não é muito realista pois o OLPC não tem fins lucrativos. Mesmo assim, $75 parece muito longe da realidade, apesar da tendência de que o preço do hardware caia mesmo.
Responder
maio 21st, 2008 @ 10:54
O Sugar não tem intenções de abandonar o OLPC, disso eu sei.
Mas para elaborar um produto tão diferenciado quanto esse OLPC 2 é necessário uma grande aproximação entre as equipes que vão desenvolver o hardware e o software, senão o laptop vai ficar sendo um aparelho com duas telas sub-utilizado. Com a separação do OLPC e do Sugar acho que essa cooperação fica prejudicada, afinal o Sugar agora quer portar o SO para eeePCs e similares, acho que não vão ter tempo para desenvolver esse novo laptop.
Responder
maio 21st, 2008 @ 23:50
É mais fácil a indústria se unir, usar os Eee-likes, portar o Sugar e vendê-los como um “OLPC”.
——————————
Campanha Play Ogg
Responder
21 de maio de 2008, 10:47
Na boa… Isso não é sério, é?
Esse preço é impraticavel. Ele promete por 75 e o negócio chega ao mercado por 140!
Tudo certo como 2 e 2 são 5!
Responder
21 de maio de 2008, 10:55
AHAUAH, o cara tá fazendo piada com vocês. Alguém acreditou nele? Eu não.
________
http://nodoadouniverso.wordpress.com
http://cybergalo.wordpress.com
Responder
21 de maio de 2008, 11:06
Percebeu o detalhe das touchscreen?
E seu eu dizer que ele tem apoio dum carinha chamado Steve Jobs?
———–
Overlord @ PoA\RS
Responder
21 de maio de 2008, 11:22
Só idiotas acreditaram nesse sujeito… desde o começo já saquei que isso tudo era enganação.
Responder
21 de maio de 2008, 12:04
E lá vai a nuvemzinha cinzenta escrito “DOOM” mais uma vez flutuar em cima do OLPC. Este projeto tem deixado ela bem ocupada mesmo.
Responder
21 de maio de 2008, 12:26
Eu acho que ele erra justamente por tentar trazer novas tecnologias E a um preço baixo. Fizesse ele apenas o básico: fazer um notebook o mais barato possível, compatível com “Windowses” e “Linuxes” e deixar os programas educacionais para os desenvolvedores, o projeto talvez desse certo.
Quando o XÔ foi anunciado, muita gente estava querendo comprar ele só por ser um “notebook baixa renda”. Ele nunca veio e a demanda está sendo suprida por Eees e outros.
A Apple acerta por integrar perfeitamente recursos que já estão consolidados a algum tempo. Ela não emprega “tecnologias de bancada”, a excessão talvez do campo de distorção, mas isso sempre esteve consolidado na pessoa do Steve Jobs.
Responder
maio 21st, 2008 @ 13:47
Tocou em alguns pontos importantes:
- Se ele não tivesse apostado e divulgado a idéia de um laptop barato, iria demorar a aparecer os eeePCs e similares.
- deixar os programas educacionais para os desenvolvedores: discordo. Os programas educacionais devem ser pensados e projetados por educadores. Embora a grade maioria só fique na filosofia, os poucos que resolvem fazer algo poderiam fazer muita coisa para auxiliar na educação. Alguém já pesquisou sobre os SW educativos? São quase inexistentes e muito fracos. Só se salvam alguns joguinhos, o Cabri Géomètre e o GCompris.
O problema é que o pessoal da educação não se dá muito bem com tecnologia. Imagina o que eles irão fazer com os monstros verdes. Se bem que acredito que (felizmente) eles não irão ser utilizados. Mas temos outros problemas MUITO mais importantes a resolver na educação que colocar lixo tecnológico (equipamentos comprados para não usar).
- uso de recursos já consolidados: concordo. O Jobs é muito bom nisso. No tempo que todos disseram computador pessoal não servia para nada, ele revolucionou. A Palm já tinha vários produtos nesse estilo, mas só fez bobagem. Se alguém tivesse a idéia de maquiar o produto (deixar menos feio) e lançar saberia que iria dar certo. Se tiver um nome como Apple então…
PS: vejo que a opinião é unânime em dizer que esses XOs não servem para muita coisa. Mas já estou adivinhando que virá uma pessoa e irá escrever: “Oi. Adorei saber que vem aí o OLPC 2. Muito importante para a educação… Ju”. }:)
Responder
maio 21st, 2008 @ 16:29
[quote]deixar os programas educacionais para os desenvolvedores: discordo.[/quote]
Por desenvolvedores eu também incluo os educadores responsáveis pelo material educativo. Programas não são feitos só por programadores.
Responder
maio 21st, 2008 @ 16:51
Ops… mea culpa. Você está correto. Comentário 100% (perfeito)!
Responder
21 de maio de 2008, 12:49
Alguém sabe o que o Negroponte fumou/bebeu/cheirou?
Acho que ele só pode estar doidão para pensar que vai conseguir algo assim.
Responder
21 de maio de 2008, 13:04
1º de abril totalmente atrasado… =P
ele deve ter pego o projeto errado da gaveta..rs
*******************************
Música eletrônica + atitude -> sabotagem.org
Responder
21 de maio de 2008, 13:28
Ele ta axando que é quem ?
o designe pelo menos é digno de Jobs…
mas provavelmente será uma porcaria que se esta previsto pra 2010 so deve chegar la pra 2012 e custando uns U$120 sem contar que ja teremos passado a era dos processadore 12 cores(AMD prometeu o dela pra 2010) e ele ainda utilizará algo aposto que mais lento até que os atuais VIA C7 !
Aposto que meu Duron 1.2 chega em 2012 processando muito melhor que esse treco ai !
Esse cara perdeu uma otima chance de ficar calado!
Responder
maio 21st, 2008 @ 17:09
A distribuição Linux (provavelmente esse XP personalizado também), programas, interface, etc, foram todos feitos pra consumir pouca memória e processamento. Ninguém falou em subnotebooks superbaratos multicores. Um único processador com 2 cores já é mais caro que esse laptop inteiro.
O OLPC tá com um pé na cova, mas acho que ainda tem chance de vida. A Microsoft provavelmente também acha, uma vez que ela não perderia tempo personalizando uma versão do XP pro bichinho se achasse que ele não chegaria nas mãos das crianças.
Responder
maio 21st, 2008 @ 17:55
Tolinho…
Responder
maio 21st, 2008 @ 18:29
Eu e a Microsoft.
Pra quem não acredita em reviravoltas: http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2008/05/21/microsoft-anuncia-que-suportara-odf-e-pdf-no-pacote-office-em-2009/
Mesmo que esse projeto não sobreviva, ainda assim, outros que vieram na mesma onda vão continuar por aí, até que outros governos comecem a fazer compras em massa, ou até que eles cheguem a conclusão que não precisam disso.
Responder
21 de maio de 2008, 14:05
OLPC… Negroponte… isso realmente existe? xD~
Responder
21 de maio de 2008, 14:51
Achei o design muito legal, mas provavelmente não vai sair do protótipo (isso se as telas LCD do mesmo não forem um decaque na superfície do protótipo)
Se você consegue ler esta mensagem então o seu computador irá se auto-destruir em dez segundos, tenha um bom dia
Responder
maio 21st, 2008 @ 15:09
Nem chegou no protótipo, é um mockup, com acetato colado pra fazer de tela.
Responder
21 de maio de 2008, 17:04
irritanto toda a comunidade Open Source que estava apoiando o projeto
– E que tipo de apoio? Chapadinha nas costas e uma palavra de agradecimento?
Este tipo de apoio com ‘mao de boxeiro’ e bandeiras de manifestação da comunidade nao servem num mercado de competitividade.
Com a Intel a fazer toda aquele confusao que solução tinha Negroponte? Um senhor com uma grande inteligencia, mas que teve por erro associar-se a uma comunidade ‘maos de vaca’.
Nao se preocupem com seus problemas de matematica, os meus sao ainda maiores. Dr Albert Einstein.
http://nataniel.tk
Responder
maio 21st, 2008 @ 18:55
[quote]- E que tipo de apoio?[/quote]
A Red Hat tirou o Marcello Tosatti da função de mantenedor do Kernel Linux pra ajudar no OLPC. Outros vários desenvolvedores deixaram outros projetos de lado pra contribuir com esse projeto.
Eles desenvolveram a interface inovadora usada no XO, e que agora querem portar pro Windows. Além disso, personalizaram vários programas pra que pudessem ser usados no hardware fraquinho do laptop.
Eu não chamaria isso de “Chapadinha nas costas e uma palavra de agradecimento”.
[quote]Um senhor com uma grande inteligencia, mas que teve por erro associar-se a uma comunidade ‘maos de vaca’.[/quote]
Sem comentários.
Responder
maio 21st, 2008 @ 23:46
É, esse snnangola perdeu uma chance de ficar calado.
——————————
Campanha Play Ogg
Responder
21 de maio de 2008, 18:37
A OLPC é um projeto além do computadorzinho em sí. Quem ironiza certamente tem uma visão simplista e limita-se ao “produto” XO, vendo-o como um gadget. Tem que se ligar, entender o conceito!
Responder
maio 21st, 2008 @ 19:21
Mas é isso que chega ao público! Já assistiu ao vídeo que mostra o novo XO? Eles não apresentam conceito, só apresentaram o produto.
Até agora não vi nada de revolucionário no que concerne a educação.
Responder
maio 21st, 2008 @ 19:26
SHOW ME THE MONEY.
Já estou de saco cheio de ver esse argumento. NUNCA VI ninguém mostrando o tal "projeto", o negroponte só faz entregar os computadores e os moleques que se virem. Nem SUPORTE a OLPC dá. A idéia é que "as crianças aprendam a consertar o notebook".
Sem contar que convenhamos, uma sala de aula na Miserábia Setentrional é COMPLETAMENTE diferente de uma sala de aula no Uruguay ou na Bósnia. Não dá pra montar um "projeto educacional" que funcione pra todos.
Esse "projeto" não existe, é só marketing, como todo o resto do OLPC.
Responder
maio 24th, 2008 @ 22:33
Mas que tem muito político demagogo se beneficiando dele, isso deve ter.
Responder
maio 21st, 2008 @ 23:53
De forma simplificada, o lance não é educação, é acesso. A solução (ou revolução) da educação com certeza não está em um laptop, mas o acesso já é alguma coisa. Uma criança com um computador nas mãos, mesmo sem suporte ou um projeto educacional, é bem diferente de uma criança sem nada, ainda mais sendo carente (em quase todos os sentidos).
Responder
maio 22nd, 2008 @ 0:43
Como eu suspeitava você não tem a MENOR idéia do que seja essa "proposta educacional".
Responder
maio 22nd, 2008 @ 2:14
Acho que não tb, mas tenho idéia sobre aprendizagem, acredito que seja o alicerce da educação ou de qualquer proposta educacional.
Também não quero passar-me por “Defensor Xiita da Causa OLPC”. Estou longe disso. Leio e acompanho o assunto (inclusive, conheço e converso com as pessoas que participaram do projeto de um laptop com o mesmo propósito, aqui na Unesp) e só acho estranho a abordagem superficial dada a questão, e pior, com ênfase.
A causa é boa, é bonita, humanitária. Se não podemos ajudar, vamos pelo menos torcer por ela, pois a parada é dura… atinge diretamente interesses de gigantes, fora os problemas políticos de cada região.
Responder
maio 22nd, 2008 @ 1:25
Uma criança bem alimentada é uma revolução muito maior que acesso a computadores. Ou como você diria: “bem diferente de uma criança sem nada”. Já notou que o principal público deles, segundo os discursos, são os países pobres (Africa,…)? Sabemos que na verdade o principal alvo deles são os países com um alto nível de corrupção. Não estou afirmando que eles se tocaram disso, mas é a mais pura verdade.
Existem pouquíssimos projetos educacionais. Conheço professoras que trabalham nos cursos de “informática na educação” (não é educação de informática: Windows, Word e Corel). Dê uma pesquisada no que existe por aí e vai ver que falta muita coisa nesta área. O que vai encontrar, são softwares europeus. E não é a toa, pois na verdade existem tantos problemas nas escolas do Brasil que inclusão digital está longe de ser prioridade.
Só vai ser prioridade para aqueles políticos que querem ganhar um “por fora”. Já não basta o que eles ganham por dentro?
Responder
maio 22nd, 2008 @ 2:32
Putz, cara. Segundo os ensinamentos do velho Sr. Andrew Tanembaum, já tá misturando política com mecanismo (Hehe!). Bom, em síntese, eu deixaria algumas coisas com a Unicef, Pastoral da Criança, etc e o acesso à laptops para a OLPC (ou similar).
Responder
maio 22nd, 2008 @ 3:10
Você realmente acredita nisso?
O acesso ao laptop será dado por quem? Ah… pelos governos.
Acho que você está confundindo as coisas. Acho louvável quererem fazer um projeto de inclusão digital. Você disse que lê e acompanha o assunto, mas já leu sobre o projeto? The mission of the One Laptop per Child association is to develop a low-cost laptop – the “XO Laptop” – to revolutionize how we educate the world’s children., bla, bla, bla.
Conteúdo? Nenhum. Política? SIM!!!
O melhor a fazer é tomar algumas doses do que o Negroponte toma (segundo o Cardoso é Prozac, mas eu acho que deve ser algo bem mais forte) para acreditar nisso.
Faça uma pequena pesquisa e mostre qual a “revolução” que o “acesso” trará para nossos alunos.
Responder
21 de maio de 2008, 21:52
[quote] Já tentou ligar um PC na televisão?[/quote]
já… numa de 20″.
não dá nem pra entender o que tá escrito num documento de texto.
só serve mesmo p/ ver certos filmes e olha lá.
ah sim, fiz isso qdo meu monitor de 15″ pediu pra sair e precisava ao menos conseguir corrigir uma das N correções da monografia.
______________________________________________________________
http://f4lh4critic4.wordpress.com/ blee….og
Responder