Meio Bit » Arquivo » Software » Adobe Tamarin: Flash Player 10 Engine será Open Source

Adobe Tamarin: Flash Player 10 Engine será Open Source

16 anos atrás

Essa notícia não é nova, mas muita gente ainda não sabe. A próxima versão do núcleo do Flash Player, a máquina virtual responsável por compilar o código ECMAScript e deixá-lo pelo menos 10 vezes mais rápido é open source. E mais, a Mozilla Foundation irá integrá-lo ao SpiderMonkey. Isso significa que o futuro do JavaScript e aplicativos AJAX será a capacidade de executar até mesmo uma engine 3D básica, efeitos visuais com física e tudo mais que o atual Flash Player permite, mas direto do browser.

ECMAScript é o padrão. JavaScript é uma implementação do padrão no browser. ActionScript é a implementação dele no Flash player. E como rodam a mesma engine, a integração será total. O ECMAScript, hoje em dia, atingiu o seu limite no browser, da forma como é usado. É uma linguagem interpretada, difícil de encontrar erros, difícil de organizar o código e pouco performática se compararmos com o seu irmão em máquina virtual, o ActionScript. Isso será mudado com o Tamarin: o JavaScript está para se tornar para a web o que a Sun queria fazer com as infames applets Java, sem a necessidade de instalar um glutão de memória, já que estará integrado ao browser.

Funções multimídia, como som, vídeo, animações e aplicativos ricos ainda serão o escopo do Flash. Os games casuais nos PCs, por exemplo, voltarão com força total. Pense assim: hoje é possível jogar adventures e jogos de estratégia apenas com o browser, rodando um JavaScript interpretado. Imagine quando o mesmo estiver 10-12 vezes mais rápido.

E a Adobe está, aos poucos, abrindo o código de suas tecnologias, como o Flex, e segundo essa reportagem, eles não pretendem parar por aí. Parece que os planos de longo prazo, veremos o Flash como uma plataforma universal de interface e conteúdo, open source e rodando de telefones a computadores octocore. Será que a Microsoft consegue superar isso com o Silverlight e a .Net Framework? O tempo dirá.

Mais informações: Tamarin Project

relacionados


Comentários