Meio Bit » Arquivo » Internet » Zoundry no Linux: Eu consegui

Zoundry no Linux: Eu consegui

16 anos atrás

Não é segredo para ninguém que o meu editor de blogs favorito é o Zoundry Raven, seguido de perto pelo seu "irmão" mais velho, o Zoundry Blog Editor. Também não é segredo para ninguém que meu sistema operacional favorito é o Linux, mais especificamente o Ubuntu. E é justamente aí que reside um grande dilema: não existe uma versão para Linux do programa, só para Windows.

Contudo, obtive sucesso na instalação do Zoundry (o clássico) sob o Linux, e é isso que vou compartilhar com os leitores agora. Na verdade, o Raven também instalou, o gerenciador de perfis funciona 100%, mas na hora de rodar o programa propriamente dito ele dá uma engasgada fatal.

Na imagem abaixo é possível ver o Zoundry, em primeiro plano, e o Evolution em segundo; as barras de ferramentas evidenciam que a tela foi capturada do Linux. E nesse exato momento estou editando este post do próprio Zoundry da fotografia.

zoundryclassicwine.jpg

O único inconveniente é que o Wine não implementa anti-aliasing das fontes, o que faz com que as janelas dele fiquem parecendo jurássicas se comparadas às nativas do Linux (ou do próprio Windows com ClearType bem afinado). Mas é frescura demais preocupar-se com isso quando o programa como um todo funciona que é uma belezinha.

Para instalar o Zoundry no meu Linux eu segui os seguintes passos.

1. Habilitar os pacotes restritos
Vá em System, Administration, Software Sources; marque todas as caixinhas, exceto a relativa ao CD-ROM, e clique em "Reload". Com isso você estará autorizando o Ubuntu a baixar pacotes inclusive de softwares que não são exatamente open-source. Aliás, como dica de bônus: este procedimento deve facultar ao seu sistema que baixe todos os codecs de que necessite para reproduzir áudio e vídeo corretamente.

software-sources.jpg

2. Instalar WINE e cabextract
Agora vá em System, Administration, Synaptic Package Manager, e procure por um pacote chamado "wine"; marque-o para instalação. Em seguida, procura por um pacote chamado "cabextract"; marque-o para instalação também. Por fim, clique em "Apply". Os pacotes necessários serão baixados, e em poucos minutos (ou menos, ou mais, depende da velocidade da sua conexão) seu sistema estará com o WINE corretamente instalado.

3. Instalar IEs4Linux
Visite o site do IEs4Linux e execute o procedimento para instalação do IE6 (ou outra versão à sua escolha). Na verdade é tudo muito simples, e vou reproduzir aqui.

Numa janela de terminal digite:

wget 
tar zxvf ies4linux-latest.tar.gz
cd ies4linux-*
./ies4linux

Quando terminar este procedimento um instalador gráfico surgirá na tela, diversos pacotes serão baixados para seu computador e a versão escolhida do IE estará disponível por meio de um lindo ícone na sua área de trabalho.

4. Baixar e instalar Zoundry
Agora que você já tem um IE plenamente funcional no seu Linux, visite com ele o site do Zoundry, e baixe a última versão disponível para a versão clássica do editor. Quando o IE perguntar se deve salvar ou abrir o arquivo, pode deixar abrir.

5. Usar
Agora você já pode configurar o seu Zoundry como bem entender, inserir suas contas, e trabalhar muito para ganhar dinheiro, fama, prestígio e mulheres (ou não: nunca se sabe quando uma piadinha vai chegar em "ouvidos" despreparados para a vida como ela é).

relacionados


Comentários