Meio Bit » Arquivo » Software » Lançado o FreeBSD 7

Lançado o FreeBSD 7

16 anos atrás

SAIU, SAIU, SAIU!

[Nerd]No meu caso foi difícil conter a emoção[/Nerd]. Acabo de voltar da faculdade, e lendo os feeds, vejo a notícia que espero há algum tempo: O FreeBSD 7 foi finalmente lançado. Nem tive tempo de ver as diferenças entre o FreeBSD 6.3 e 6.2, que também saiu recentemente e eu noticiei aqui no MeioBit!

27-02-08 FreeBSD7

O desenvolvimento da versão 7 marca a introdução de novos recursos no sistema operacional, como o Sun ZFS (ainda experimental), aperfeiçoamento no WireLess e grandes incrementos no suporte ao SMP, muito provavelmente pelo grande sucesso que os processadores multi-core estão alcançando. Segundo as notas de lançamento, inclusive, o foco no multi-processamento foi tão levado a sério que o sistema está obtendo 350% a mais de desempenho em baixo uso de CPU e 1500%(!) a mais em alta carga de utilização do que na versão 6.x, sendo ainda 15% mais rápido que o kernel Linux em versões 2.6.22 e 2.6.24. Eu já achava o capetinha bem mais rápido que o pingüim, essa eu realmente tô pagando pra ver. Novos pacotes também acompanham o sistema, como o GCC 4.2.1, Xorg 7.3, Bind 9.4.2 e Gnome 2.20.2.

A instalação continua sendo feita com 3 CDs, e o FreeBSD 7 ainda é disponibilizado para as plataformas IA 64, PC-98, Sparc64, Alpha e PowerPC, além das famigeradas i386 e AMD64. Se você tem alguma máquina que utilize alguma dessas outras plataformas, me dá! também poderá experimentar.

Eu já estou baixando os CDs. Ele será instalado localmente no meu Core 2 Duo (não será VMware) e em breve postarei uma análise do sistema, ainda não sei quando, mas fica aqui o compromisso. Aos interessados, aí está a dica!

Via: OSnews

relacionados


Comentários