Meio Bit » Arquivo » Software » Microsoft Incentiva Interoperabilidade e Criação de Software Open Source

Microsoft Incentiva Interoperabilidade e Criação de Software Open Source

16 anos atrás

MicrosoftOpenSourceLabRoom 

Dia 27/02/2008 é um dia que ficará marcado na história da Microsoft.

Primeiramente, temos o lançamento mundial dos três produtos, Windows Server 2008, SQL Server 2008 e Visual Studio 2008. Coincidiu (foi acidente, juro) com o anúncio que fiz aqui do evento Heroes Community Launch, que é apenas o maior evento sincronizado já realizado no país, nada demais.

Além disso, sabiamos que a Microsoft tinha 2 outros lançamentos para o dia 27/02. Um estava sendo anunciado em um misterioso site utilizando o mesmo símbolo do evento Heroes Community Launch, outro foi um projeto do Microsoft Research cuja existência vazou antes da hora.

Agora que o Heroes Community Launch nacional encontra-se anunciado descobrimos então o segundo grande lançamento do dia : A Microsoft acabou de lançar um portal no qual ela incentiva o desenvolvimento Open Source.

O site inicialmente se divide em 2 grandes partes : Develop Open Source e Deploy Open Source

Em Develop Open Source encontramos recursos para utilizar as seguintes ferramentas de desenvolvimento :

    • IronRuby
    • IronPython
    • Interoperabilidade com PHP (em especial IIS e SQL Server)
    • Otimização do IIS para o PHP
    • Acesso ao código fonte do framework .NET
    • CodePlex
    • Utilização das ferramentas Express

 

Em Deploy Open Source encontramos os seguintes recursos :

 

    • Licenças aprovadas pelo OSI
    • Desenvolvimento com PowerShell (nova ferramenta de script para gerenciamento de infra)
    • AD Federation Services (o protocolo é padrão, mas não entendi precisamente o encaixe aqui)
    • Padrões de eventos baseados em XML (padrões WBEM/CIM no Windows Server 2008)
    • Virtualização (ok, já vi a migração de máquinas virtuais, mas isso não é padrão... acho... mas não me surpreenderia se abrisse o formato)
    • Server Core (o que ele faz aqui ?)

 

Temos ainda uma sessão do site falando sobre as parcerias que a Microsoft estabeleceu :

Novell - já conhecida

MySQL

40% dos downloads de mySQL são da versão windows. (será que esse pessoal sabe que, se distribuir a aplicação, o código fonte tem que ir junto, do contrário é necessário comprar ?) dai o motivo da mySQL entrar para o VSIP - Visual Studio Integration Partner - parceria com a Microsoft (qualquer empresa pode fazer) para o desenvolvimento de ferramentas acopladas ao Visual Studio, tal como garantir que o MySQL possa usufruir de todo o poder do R.A.D no Visual Studio.

XenSource

A parceria com a XenSource visa garantir que os Linux Xen-Enabled possam rodar bem de forma virtualizada no Windows Server 2008, fazendo bom uso do Hyper-v

SugarCRM

Este software já foi bastante citado nos comentários de posts anteriores que fiz no MeioBit. A parceria do SugarCRM com a Microsoft envolve que o SugarCRM tenha uma maior integração com o IIS, o SQL Server e que utilize o sistema de setup windows (wix), sendo que 30% dos clientes SugarCRM rodam o SugarCRM em Windows Server

IVA - Interop Vendor Aliance

Uma comunidade de fornecedores de hardware e software trabalhando em conjunto para obterem uma maior interoperabilidade com o ambiente Microsoft

 

Além de todas essas informações reunidas em um portal, a Microsoft também está oferecendo o Hero Hack Pack, um pacote com versões de avaliação do Windows Server 2008 e Visual Studio 2008. Junto com o pacote ela oferece um prêmio surpresa (você pode ganhar ou não) : Um convite para a Open Source Convention em Portland.

 

Todas essas iniciativas Open Source reunidas, no mesmo dia do anúncio do Heroes Community Launch no MeioBit (um acaso, juro!) fazem do dia 27/02 um dia muito especial.

relacionados


Comentários