Campus Party: errar é corporativo?

Não é somente a imprensa em geral que transmite um conceito superficial e falho sobre o Campus Party.

Vamos admitir: erros estratégicos acontecem, mas ao estar no Campus Party para o Meio Bit tive a oportunidade de presenciar que até mesmo empresas da área de tecnologia pecaram por não conhecer seus clientes. Ou seja, empresas que deveriam saber ou pesquisar falharam ao tentar conquistar a simpatia dos blogueiros presentes no evento.

O primeiro exemplo é o Terra, patrocinador oficial do Campus Blog, que veio com uma proposta, no mínimo, simplória: ganhar um “squeeze” de alumínio se tirasse uma foto e a publicasse no Fotolog do Portal e somente um pequeno link para o blog de quem aparecesse na foto. Não foi exatamente um grande hit.

Já o concurso da Universia (somente para participantes e com prazo determinado) para criar um blog sobre o Campus Party em sua plataforma, mesmo com um prêmio extremamente atraente (um iMac), parece ter tido poucas adesões. Por que motivos? Primeiramente divulgação na mídia errada: que pessoal ligado em tecnologia vai ler um pedaço de papel distribuído no Welcome Kit? Aliás desde quando mala direta e propaganda assim tem alto resultado? Segundo por ser uma cobertura que a maioria da pessoas já está fazendo para si mesma — uma proposta para quem já tem blog (seja gratuito ou pago) resultaria num trabalho extra além da produção do texto. Ou seja: que vantagem Maria leva?

Mas a empresa que mais deixou a desejar foi o Google. No começo da divulgação do evento, falou-se que as barracas seriam patrocinadas por eles (o que ficou a cargo da Telefonica). Nas áreas para as palestras, o logo está somente presente na área de astronomia (sinergia excelente para o Google Earth e o Google Star) e em mais lugar nenhum! Nem uma área, nem um brinde, nem uma simples menção nos demais andares.

Em comparação, o Yahoo acertou no que os blogueiros mais gostam: divulgação simples mediante um contrato temporário para destaque de conteúdo sobre o Campus Party em sua página. A iniciativa chamou a atenção e garantiu uma cobertura e um tráfego para ambos os lados.

Só espero, sinceramente, que no próximo ano esses erros não sejam recorrentes. Vamos ver.

Relacionados: ,

Autor: Gabriela Bia

Viajante apaixonada, Tenista frustrada, Controller de Crédito, Astrônoma Amadora e Cozinheira nas horas vagas.

Compartilhar
  • Tem muita gente que pode dizer que está aprendendo a lidar com esse público e com o blog, não é o caso do google e afins…
    Mas são essas análises que ajudam a acertar nas próximas.

    uma coisa positiva é o destaque que o evento recebeu…

  • Autobots

    Google Star? Não seria Google Sky?

    A impressão que tenho é que a imprensa é um peixe fora d´água nesse terreno. Mesmo empresas voltadas para internet, ainda não perceberam a situação e parecem usar os modelos antigos de “percepção”.

    E isso é interessante porque o “status quo” dessas empresas começa a ruir, descentralizar. “Eles” parecem perdidos e sem entender o que são “essas” coisas.

    E sobre o Campus Startup, Grabiela, queria saber os babados. Quem estave lá, o sempre onipresente Cardoso?

    • Autobots,

      Tem razão, é Google Sky. Desculpe. Aliás, os links não entraram (coisa de usuária).

      Aliás, eu tenho de pedir desculpas não ter participado do StartUp Camp. Surgiu uma atividade pessoal fora da Bienal exatamente no mesmo horário.

      Conversei com alguns participantes e a idéia é montar um estilo de evento (talvez no modelo do BlogCamp ou no do BarCamp) para falar novamente do assunto.

      Se tiver, eu realmente vou querer ir.

      Gabriela Bia

      http://www.mercadoemalagueta.com

      • Autobots

        Tem previsão de quando serão esses eventos?

  • laertesss

    Eu tenho a impressão, posso estar errado, de que o Google simplesmente não quis se envolver demais, talvez pra eles não seja vantajoso oferecer barracas, brindes, promoções, porque não encara o evento como importante a ponto disso. Então preferiu focar seu apoio, como você citou no texto, na área de astronomia.

    • brubrant

      Também tenho essa impressão. O google simplesmente não precisa gastar dinheiro com propaganda. Ele prefere ganhar dinheiro com propaganda….

  • eu ainda nao me conformo q ganhei 2 ingressos e nao fui..
    eaHIehaE

    mas ano q vm se pá eu vo..

    xDD

  • Marina-ideal

    Gabriela, sou da assessoria de imprensa do Google e muito me espantou este seu comentário. Se foi falado que o Google patrocinaria as barracas, foi boato. No mais, o Google esteve presente em diversas situações:

    1) Patrocinou o planetário;

    2) Tinha estande do YouTube em parceria com a organização do evento, o que permitiu que os vídeos feitos no estande fossem para o site da Campus Party;

    3) Teve palestrantes em 3 palestras:

    – Terça-feira, 12 de fevereiro, às 17h30 – Palestra sobre Google Gadgets com Rodrigo Vale, Engenheiro de Vendas para a América Latina. Ocorreu no espaço DESENVOLVIMENTO.

    – Quarta-feira, 13 de fevereiro, às 13h30 – Marcelo Quintella, Gerente de Produto, falou sobre Google Earth, Sky e Google Maps. A palestra foi realizada na área de ASTRONOMIA.

    – No mesmo dia 13, quarta-feira, às 17h30 – Zachary John, Gerente de Marketing para Orkut, e Eduardo Thuler, Gerente de Produto, falaram para o público do CAMPUSBLOG sobre Open Social no Orkut.

    Aproveito o contato para disponibilizar a você meu contato (através do cadastro).

    No mais, parabéns pela cobertura que tem feito. Abraços, Marina

    • Marina, se eu fosse você NEM citaria o fiasco do stand do YouTube.

      me desculpe, mas fazer um vídeo e subir para o YouTube não era algo exatamente inédito para os presentes. Não havia NADA de interessante no stand, mesmo que indiretamente, como o café da Microsoft.

      de resto, 3 participações em dois dias, em um evento que durou uma semana não é lá algo que encha a boca.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis