Campus Party: errar é corporativo?

Não é somente a imprensa em geral que transmite um conceito superficial e falho sobre o Campus Party.

Vamos admitir: erros estratégicos acontecem, mas ao estar no Campus Party para o Meio Bit tive a oportunidade de presenciar que até mesmo empresas da área de tecnologia pecaram por não conhecer seus clientes. Ou seja, empresas que deveriam saber ou pesquisar falharam ao tentar conquistar a simpatia dos blogueiros presentes no evento.

O primeiro exemplo é o Terra, patrocinador oficial do Campus Blog, que veio com uma proposta, no mínimo, simplória: ganhar um “squeeze” de alumínio se tirasse uma foto e a publicasse no Fotolog do Portal e somente um pequeno link para o blog de quem aparecesse na foto. Não foi exatamente um grande hit.

Já o concurso da Universia (somente para participantes e com prazo determinado) para criar um blog sobre o Campus Party em sua plataforma, mesmo com um prêmio extremamente atraente (um iMac), parece ter tido poucas adesões. Por que motivos? Primeiramente divulgação na mídia errada: que pessoal ligado em tecnologia vai ler um pedaço de papel distribuído no Welcome Kit? Aliás desde quando mala direta e propaganda assim tem alto resultado? Segundo por ser uma cobertura que a maioria da pessoas já está fazendo para si mesma — uma proposta para quem já tem blog (seja gratuito ou pago) resultaria num trabalho extra além da produção do texto. Ou seja: que vantagem Maria leva?

Mas a empresa que mais deixou a desejar foi o Google. No começo da divulgação do evento, falou-se que as barracas seriam patrocinadas por eles (o que ficou a cargo da Telefonica). Nas áreas para as palestras, o logo está somente presente na área de astronomia (sinergia excelente para o Google Earth e o Google Star) e em mais lugar nenhum! Nem uma área, nem um brinde, nem uma simples menção nos demais andares.

Em comparação, o Yahoo acertou no que os blogueiros mais gostam: divulgação simples mediante um contrato temporário para destaque de conteúdo sobre o Campus Party em sua página. A iniciativa chamou a atenção e garantiu uma cobertura e um tráfego para ambos os lados.

Só espero, sinceramente, que no próximo ano esses erros não sejam recorrentes. Vamos ver.

Relacionados: ,

Autor: Gabriela Bia

Viajante apaixonada, Tenista frustrada, Controller de Crédito, Astrônoma Amadora e Cozinheira nas horas vagas.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples