Google+ deixa usuários do Firefox sem acesso ao serviço

Aviso exibido ao usuário de que o seu navegador não é compatível com o Google+

Aviso exibido ao usuário de que o seu navegador não é compatível com o Google+

Sendo fornecedor de alguns dos produtos e serviços web mais utilizados no mundo, o Google acaba sendo, direta ou indiretamente, uma das empresas responsáveis por ajudar a manter os navegadores dos usuários atualizados. Com uma política de compatibilidade que, normalmente, engloba apenas as duas últimas versões dos navegadores mais utilizados, o Google acaba forçando que os usuários atualizem os seus navegadores sempre que os seus serviços deixam de suportar uma versão obsoleta dos browsers. Mas, às vezes, o tiro acaba saindo pela culatra.

Com o início da liberação da atualização automática do Firefox 23 neste sábado, usuários do Google+ ( sim, há quem utilize 😉 ) de todo o mundo começaram a reportar que, ao acessarem o serviço social da gigante das buscas, passaram a receber a mensagem de que “não há mais suporte para o seu navegador”. Apesar de os mais afetados serem os usuários da última versão do navegador da raposa, pessoas com a versão anterior (22) também têm reclamado do problema e não se restringe a apenas um sistema operacional, mas, sim, aos mais variados. Há aproximadamente 15 dias, usuários do IE 10 também reclamaram de problema semelhante.

Prefiro acreditar que se trata apenas de um bug na identificação dos navegadores por parte do serviço social do Google e não de uma decisão arquitetada pela empresa para forçar a migração dos usuários para o Chrome, o navegador da gigante das buscas. O Google é meio doido, mas, sinceramente, espero que não seja burro a esse ponto.

Até o momento, o Google não se pronunciou sobre o problema de compatibilidade (é final de semana e tal…). Assim que uma posição oficial sobre o problema for divulgada, este post será atualizado.

Relacionados: , , , ,

Autor: Ricardo Fraga

Mineiro de Juiz de Fora, é amante de tecnologia. Jornalista por vocação e em formação, foi editor do Google Discovery e, atualmente, escreve sobre tecnologia no TechTudo e Meio Bit.

Compartilhar
  • IE11 também está com esse problema.

    Olhando o UserAgent deve ser exatamente porque ele simula o Firefox:
    Mozilla/5.0 (Windows NT 6.3; WOW64; Trident/7.0; rv:11.0) like Gecko

    • Luiz Felipe

      A propria pagina inicial do google fica toda destruida no IE11 se nao mexer no useragent, eles pensao que eh o IE4? ridiculo.

      • Mas isso ocorre com todo novo IE, diferente do Google Chrome e do Firefox, o Internet Explorer REALMENTE muda com uma nova versão, e isso faz com que precisem adaptar os sites. Não que isso seja ruim, até porque a cada versão ele fica melhor de se programar.

        • Luiz Felipe

          Porque o IE cada esta cada vez mais seguindo os padroes, enquanto os webdevelopers ainda acham que o IE seque o padrao do IE6/7/8 e criam o layout todo fudido. Não tem que fazer UserAgent sniffing, esse é o problema, se não fizessem isso, não teria problemas. Mas eu resolvo isso simples, eu mudo o UserAgent no registro e ja era, sempre usei assim e nunca tive problemas.

      • Wagner Felix

        Corrão!

  • Luiz Felipe

    Bug na identificacao dos navegadores nao eh bug, eh mah programacao.

    • Camilo Campos

      Nenhum programa, independente de quão bem tenha sido programado, está livre de bugs.

      • Luiz Felipe

        Sim, mas isso não é um bug. Bug é um defeito não proposital, defeito proposital é má programação, não adianta esconder. UserAgent sniffing é má programação, o certo é fazer feature capability check e substituir somente o que voce precisa, não pelo nome do navegador. Depois os web developers ficam reclamento dos navegadores.

        • Bruno Rocha

          Defeito proposital é sabotagem.

  • Luiz Felipe

    Talvez seja apenas uma forma de forcar a usar o Chrome, nele sempre funciona, se isso nao eh lock in…

  • Otávio Müller

    O IE do Windows 8.1 sobre do mesmo problema. E parabéns pelo seu trabalho aqui no Meio Bit +Ricardo Fraga.

    • Ricardo Fraga

      @otviomller:disqus Obrigado! 🙂

  • Ricardo

    Google + Chrome = Microsoft + IE no passado

    • Luiz Felipe

      Exato.

    • Depois que você falou, eu fiquei pensando “Ah se fosse a Microsoft com o Outlook” hehe

      • pimentel

        Se fosse existiria link de download apenas do IE no aviso.

  • “Prefiro acreditar que se trata apenas de um bug na identificação dos navegadores por parte do serviço social do Google e não de uma decisão arquitetada pela empresa para forçar a migração dos usuários para o Chrome”

    É ARQUITETADO SIM! VAGABUNDOS DESGRAÇADOS!

    Google SEMPRE fez isso, quem usa o Opera vê muito disso. Sites cheios de limitações artificiais, algumas que magicamente desaparecem se você disfarçar o navegador.
    O Google fica empurrado esse Chorome através de esquemas sujos, colocando links para instalar o navegador em todo canto que pode em em 95% dos downloads de pequenos programas.

    • Bruno Rocha

      kkk

      Sim, propaganda de navegador, ela faz isso porque tem o controle dos adsense. Pau no X da Google.

      • pimentel

        Com certeza é bug, se fosse arquitetado haveria apenas link de download para o Chorme no aviso, se o Opera precisasse da sua ferrenha defesa ,ele não teria feito parceria uma recente com o Google para trabalharem com o mesmo motor de busca.

    • Bom ou ruim, essa estrategia está dando certo.

  • vanessa

    O Opera é tão marginalizado que ele ficou fora da lista negra? LOL

    • Bruno Rocha

      O Opera já fui um bom navegador, mas ficou muito escroto quando tentou copiar o layout do Chrome e ficar muiti instável. Testei a versão Next, a Silver e a padrão, todas apresentaram muita instabilidade. Tudo bem que o Next era beta e isso é esperado, mas a versão finalizada realmente ficou muito instável. Desde o final do ano passado que o Opera tem ficado ruim assim, tão ruim que quando trava, só pode ser encerrado no gerenciador de tarefas. Eu estou há anos com o Firefox. A Mozilla é uma empresa que realmente se pode confiar.
      OBS: O Google Chrome também está absurdamente pesado e com instabilidade.

      • vanessa

        Eu uso o 12, ele entra normal… não migrei para o 15 e nem pretendo. Vou fazer birra até o 12 aguentar, depois eu decido.

  • OverlordBR

    Bom, a Apple não dá suporte ao Firefox no iWork for iCloud… pelo menos, por enquanto.

  • pimentel

    “Google+ ( sim, há quem utilize ) ”

    No Brasil quase ninguém usa já que a modinha da vez ainda é o Facebook, mas na hora meter o pau na molera de um concorrente da nossa querida Microsoft apareceu tanto usuário do Google+ por aqui! inclusive famosas tietes da Microsoft que são velhas conhecidas de quem frequenta fóruns há anos como eu, uma dessas tietes é o Otávio Müler que já conheço de velhos carnavais, esse aí é tão tiete da Microsoft que costuma criar fakes nos fóruns pra defender o próprio ponto de vista e todas as suas postagens oficiais por “coincidência” são pra puxar o saquinho da companhia do Bill Gates.