Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Kodak - 5 megapixels para o seu celular

Kodak - 5 megapixels para o seu celular

16 anos atrás

Kodak - 5 megapixels para seu celular

 

A Kodak (Eastman Kodak Company) entrou muito tarde no mercado digital. Ela não acreditou que sensores e cartões de memória fossem tomar o lugar do velho filme de rolo (que foi invenção da própria empresa) e continuou firme no mesmo tipo de negócio que foi iniciado e planejado pelo seu fundador, o bancário e inventor nas horas vagas George Eastman. Porém, quando a coisa apertou a empresa fez uma reestruturação em sua linha produtiva e passou a apostar toda suas fichas no mercado digital, descontinuando gradativamente os antigos serviços voltados para a fotografia analógica.

A ordem dentro da empresa é voltar a ser uma fábrica de idéias e inovar dentro da fotografia mais uma vez. Levando em conta essa diretriz eles acabam de anunciar o seu novo sensor CMOS para dispositivos móveis e de telefonia com uma definição máxima de 5 megapixels. Segundo o press release do fabricante, o novo sensor possuí uma nova arquitetura de produção que foi responsável pela diminuição do tamanho do pixel para que fossem alojados 5 milhões deles em um sensor de 1/4 polegadas.

O KODAK KAC-05020 Image Sensor, embora possua pixels menores, vai manter um bom desempenho de captura de imagens mesmo em condições de baixas luzes. A intenção é que ele tenha desempenho similar ou superior a sensores maiores e com pixels maiores.

Bem, todos sabem que prometer é fácil. A tecnologia CMOS para pequenos dispositivos ainda é uma fronteira que não foi rompida pelos fabricantes de eletroeletrônicos. O mercado é tão polpudo que Canon e Sony estão investindo muito dinheiro em seus protótipos, mas a Kodak vem correndo por fora com pequenas melhorias a cada lançamento. Quem vai entregar o melhor produto só vamos saber no ano que vem, quando os novos equipamentos compactos equipados com a tecnologia CMOS chegarem ao mercado.

 

Fonte: Steve's Digicams

relacionados


Comentários