Digital Drops Blog de Brinquedo

Upgrade de Memória RAM: Precisamos de 8GB ou mais?

Por em 4 de fevereiro de 2008
emArtigo Hardware
Mais textos de:

Site
  • renrutal

    “Upgrade de Memória RAM: Precisamos de 8GB ou mais?”

    “Precisamos” está na 1ª pessoa do plural, e não tem Eu nesse Nós.

    Eu digo que o usuário tópico de internet não usa mais que 512MB. E dá-lhe Flash, abas abertas do Orkut, Media Players, Suite Office, MSN com 10 janelas abertas com vídeochat pra chegar nesse valor(claro que somente no XP e no Linux).

    Qualquer PC que este usuário comprar hoje em dia, até o mais xingling é o suficiente para ele. Aliás, só me preocupo com espaço no HD nessa horas.
    ———-

    Agora vamos para o outro Eu, desenvolvedor e heavy user.

    1GB para rodar a IDE mais pesada que tiver aí, mais um servidor de aplicações + servidor Web? Se for sem uma VM, 1GB dá sim, muito bem obrigado.

    Algo mais profissional, trabalho pesado 2D e 3D… 2GB? Depende do trabalho. Abrir uma imagem de satélite é para poucos, e grandes fontes de dados requerem grande capacidade para editá-los.

    Vídeo HD? Eu diria que isso faz uma máquina Quad Core chegar ao limite, mas não faz uma de 8GB chegar a esse ponto, o gargalo é o processador (gráfico).

    Jogos de PC? Não é a minha área.

    8GB e mais pra mim ainda continua sendo algo para servidores que tem que atender milhares de pessoas, não para desktop, e certamente não para o usuário comum de internet.

  • v1r3d

    Nos primordios da informática se falava em 8MB e 16MB e os incriveis 32MB de ram.

    Daqui a pouco vai voltar tudo de novo 8GB de RAM, 16GB, 32GB de ram… ai depois 64GB, 256GB, 512GB e finalmente 1TB ai vai começar tudoooooooo de novo….. hushruahuaheuae

    Eu uso 2GB de ram e só não usaria mais porque não gosto do windows vista, usei, testei, e infelizmente não gostei.

  • Augusto Kyk

    Uso o Google SketchUp aqui e mais um render direto, e meu 1GB de ram não dá toda conta devida, mesmo com um P4 2.6 e 256MB de vídeo.

    Mas meu quad core tá chegando, minha gente :D

    PS: Se fosse pra usar o PC só para jogar, eu muito preferiria investir num console. Agora pra quem precisa de Photoshop, AutoCAD e companhia, um upGRate é mais que necessário.

    (ninguém me viu escerever update, por favor)

    • http://sites.google.com/site/flavioamieiro/ Flávio Amieiro

      [quote=Augusto Kyk]
      “”"PS: Se fosse pra usar o PC só para jogar, eu muito preferiria investir num console. Agora pra quem precisa de Photoshop, AutoCAD e companhia, um upGRate é mais que necessário.

      (ninguém me viu escerever update, por favor)

      “”"[/quote]

      Update não, mas vi upgraTe =D

  • Odin

    Estou com 1GB DDR 400
    e tenho que admitir que quase não consigo usar a internet, com
    um emulador aberto.

    Certos programas como Photoshop, ou de edição de video, exigem
    praticamente 1GB.

  • Odin

    Daqui a uns 6 meses devo estar conseguindo meu PC novo com Code 2 Duo, e 2GB DDR2, mas já estou preocupado com a tecnologia.

    Será que vai valer a pena ?

    Não deve demorar muito e já vai ter processador de 8 ou 16 núcleos

    ­
    ­

  • http://www.highlanderbr.com Highlander

    Mas os sistemas 32bits não têm uma limitação de RAM?

    Com o suporte ainda fraco para o Windows 64, acho que demora ainda pra se chegar a 8Gb.

    Crônicas Imortais

    • carloshp

      [quote=Highlander]Mas os sistemas 32bits não têm uma limitação de RAM?

      Com o suporte ainda fraco para o Windows 64, acho que demora ainda pra se chegar a 8Gb.[/quote]

      Teoricamente, o limite de espaco de enderecamento é 4Gb (2^32 – 1). Na prática até não muito tempo atrás o chipset da maioria das motherboards low end permitia acessar apenas os 2 primeiros Gb como RAM, o resto era usado para mapear portas de I/O.


      Tecnologia deve ser o meio, não o fim.

  • http://www.fabiocardoso.com.br Fabião

    4 GB, vá lá.
    8 GB hoje é um desperdício.

    Creio que no meio do ano retrasado, eu resolvi aumentar a quantidade de memória de minha máquina. Ela possuia 1GB, inserí mais um, ficou com 2GB.

    O motivo, isso a um ano e meio atrás, era de que já havia jogo (FEAR) que não rodava muito bem com “apenas” 1GB de RAM. Claro que somado a um aumento de performance para minhas atividades de webdesigner, já que eu abro uns 700 programas ao mesmo tempo.

    Bem, hoje, quase dois anos depois do aumento (digamos que, a 2 anos atrás, 2GB seria o equivalente a 4GB hoje, em escala), eu NUNCA consegui, em hipótese alguma, usar alguma aplicação ou conjunto de aplicações que utilizasse os 2GB.

    Nem abrindo JUNTOS o photoshop CS3 com umas 30 imagens dentro do mesmo, mais o dreamweaver (que eu uso apenas para colorir sintaxe, por costume), mais o flash, mais programa de FTP, mais 5 browsers (ie6, 7, Firefox, Opera, Safari), mais umas 20 janelas do explorer, mais Virtual PC rodando Linux para testar no konqueror, isso rodando programa de torrent em background, Thunderbird minimizado para avisar se e-mails chegam, Messenger, Servidor web rodando, alguns dez programinhas que uso no tray, NEM ASSIM eu consegui fazer jus a ‘apenas’ 2GB de RAM.

    4GB, eu acho viável, já que, sei lá, há pessoas que trabalham no photoshop com desenvolvimento de banners em formato A1, ou um possível outdoor, ou talvez artistas gráficos que trabalhem com 3D intensivo. 8GB hoje, não há combinação que os utilize.

    • carloshp

      [quote=Fabio Cardoso]Bem, hoje, quase dois anos depois do aumento (digamos que, a 2 anos atrás, 2GB seria o equivalente a 4GB hoje, em escala), eu NUNCA consegui, em hipótese alguma, usar alguma aplicação ou conjunto de aplicações que utilizasse os 2GB.[/quote]

      Lembro de ter lido num site desses aí (ACHO que foi o HardOCP.com) sobre um teste que fizeram com o Vista rodando com 1Gb, 2Gb, 4Gb e por fim 8Gb. A conclusão que chegaram foi que acima de 2Gb o ganho de performance em geral foi desprezível (< 10%) e praticamente nulo de 4Gb para 8Gb, portanto 2Gb foi considerada a quantidade com melhor relação custo/benefício para a maioria dos casos.


      Tecnologia deve ser o meio, não o fim.

  • http://melinka.net Rocky

    Isso é bem relativo, já me chamaram de louco por 16 MB de ram em um maquina em 1994…… xD

    _____________________

    Muita Pimenta para sua vida!

    • carloshp

      [quote=Rocky]Isso é bem relativo, já me chamaram de louco por 16 MB de ram em um maquina em 1994…… xD[/quote]

      16Mb para rodar Windows 3.11 era loucura, mesmo. Se bem que com essa quantidade de memória o OS/2 voava baixo…


      Tecnologia deve ser o meio, não o fim.

  • http://www.yoomp.com rodrigofante

    Acho relativo também, amanha tudo pode mudar e 4gb virar padrao.
    Tenho um core 2 duo centrino de 1gb de ram e 256mb de video fazem 2 anos, de uns meses para ca ja nao esta mais dando conta do recado.
    Minha memoria sempre fica variando em 900mb e 1,3gb, mas nunca passei de 1,5gb, logo 2gb por enquanto da e sobra pra mim, mas ano que vem a coisa ja deve mudar.

    Na casa de meus pais, tem 2 pcs com 512 de memoria e um note de 1gb, minhas irmas nao estao mais usando os de 512 por serem “lentos”, ou seja, ela, noobs totais, que usam internet como diversao ja estao reclamando de 512mb.
    Logo acredito que hj, para um pc domestico 1gb eh o recomendado, para desenvolvedor 2gb.
    Mas, ano que vem é provavel q isso mude.

    Fazedor de Site
    http://www.fazedordesite.com

    • carloshp

      No caso dos pcs com 512Mb que você citou, pode ser o caso de fazer uma reinstalação do Windows limpa. Sempre existe a possibilidade de ter dezenas de programas-penduricalhos ou mesmo virus comendo CPU e deixando a máquina mais lenta do que ela realmente é.


      Tecnologia deve ser o meio, não o fim.

      • http://melinka.net Rocky

        Exato meu desktop oficial tem 512mb de ram e da conta do recado perfeitamente, até para jogar é traquilo, claro que minha VGA ajuda.

        _____________________

        Muita Pimenta para sua vida!

  • p4ul0

    Memória RAM nunca é desperdício (apesar de 8GB ser algo “um pouco extremista” atualmente, daqui há uns anos vai ser normal), mas nem so de RAM vive um computador, um processador decente (QuadCore) e um bom HD (250GB) tb é importante.

    “Sou Windows de nascimento, Linux de coração e Mac por opção.”

    “Que tenho eu a ver com suas refutações? Minhas teses têm por objeto substituir o improvável pelo mais provável, e ocasionalmente um erro por outro”. (NIETZSCHE. 2005. p. 10. Afor 4. § 1. Genealogia da moral).”

  • david.rj.2k

    Uhnn… Pra que 8GB+???

    To com 1GB e não to reclamando (não tanto)…
    Acho que hj em dia, não há necessidade de tanta memória, talvez num futuro próximo.

    O maior uso de memória que estou aqui é com o Firefox (200MB o.O), o resto deve totalizar 1GB +-, dai tenho q usar swap (¬¬), 2GB resolveria, 8GB é exagero…

    FLWS!

  • Paulim

    Também acredito que agora 8GB parece exagero.

    Mas a tecnologia evolui, os softs também (principalmente os games), e não duvido se daqui a umas três ou quatro versões do Windows será necessário isso como requisito mínimo.

    ——
    Vaca amarela, pulou a janela.

  • TheDarkMaster

    como desenvolvedor afirmo que 8GB é mais do que um exagero. O certo não é socar cada vez mais RAM em um sistema desktop, é fazer os RETARDADOS DOS DESENVOLVEDORES PARAREM DE USAR CENTENAS DE MEGAS DE RAM PARA FAZER UM NOTEPAD. Passado o recado? Se têm uma coisa que me dá asco atualmente são aplicações usando virtualização para qualquer coisa (estúpido, dado que para virtualizar é necessário simular todo um computador, com todas as penalidades de performance que ocorrem disso). Como exemplo, desenvolvo em Java para servidores (aplicação do lado do servidor) porquê ela até faz o trabalho, mas eu JAMAIS faria uma aplicação java para rodar no cliente, já basta a aberração do Azureus que é simplesmente humilhada em desempenho e uso de recursos pelo uTorrent (este sim um exemplo do caminho que se deve seguir). Precisamos parar de matar barata com bazuca “só porquê tá sobrando ram”, deixar de preguiça ao otimizar as aplicações e parar de agir como marias deslumbradas, querendo usar o “framework da moda” (que usa 50mb só para ligar) para fazer qualquer coisa.

    • http://melinka.net Rocky

      Eu utilizo o azureus, claro que ele é um monstro em recursos já que é feito em java, mas humilha o uTorrent em qualidade.

      Só pra constar, está sendo desenvolvida uma nova versão do azureus em C++

      _____________________

      Muita Pimenta para sua vida!

      • EuTambem

        Depende o que se entende por qualidade. Consigo com o uTorrent downloads usando toda a minha banda (2 Mbps).

        Pra mim, o programa que consegue fazer isto usando o mínimo de recursos do sistema possível, tem uma ótima qualidade. Afinal, qual a finalidade de um cliente Torrent? Fazer downloads à máxima velocidade possível, até onde sei. O resto é perfumaria.

        Até baixei o Azureus pra testar e dei uma lida em tutoriais pela Internet, pra saber quais seriam suas vantagens, e vi que, fora uma interface “estilosa”, e alguns recursos a la “navegador”, apresentando sugestões de download que ele tem, o uTorrent não fica devendo nada. Nem mesmo a seleção de arquivos a serem baixados. E ainda por cima, é leve como uma pluma, algo que o Azureus, apesar de não ser o monstro que pensei em matéria de consumo de memória, não é:

        Azureus: 148 MB c/ 3 downloads

        uTorrent: 23 MB, c/ 7 downloads

        • tomboderider

          E tudo isso num executável de 214Kb… Milagroso o uTorrent.

          g1.globo.com/tecnologia

        • http://melinka.net Rocky

          Você testou a versão errada do Azurreus, essa ai que parece um navegador não faz parte do projeto oficial e está cheia de propagandas além de ter opções avançadas desabilitadas….em resumo uma porcaria.

          A principal vantagem do Azureus é o gerenciamento eficiente de Seeds que ele tem, isso conta bastante pra quem baixa torrents com poucos seeders, e também tem muitas opções pra burlar Traffic Shaping e afins além de deixar você configurar tudo na unha, em resumo é recomendado pra quem é usuario avançado e Seedrs em geral.

          _____________________

          Muita Pimenta para sua vida!

          • http://sites.google.com/site/flavioamieiro/ Flávio Amieiro

            Eu sempre gostei muito do Azureus (e eu baixava direto deles), mas chegou uma hora que ficou impraticável usar, no windows ou no linux. Eu tenho um desktop com um processador um pouco antigo (Atlhon XP 2200+) e 512MB de RAM. Se o Azureus tivesse rodando, não fazia mais nada.

            Aí eu troquei pelo deluge, que tá funcionando muito bem…

            :wq

    • david.rj.2k

      Cara, to 100% de acordo com vc, falo muito mas falo bunito! kkk
      Eu sou contra o desenvolvimento Java Client-side, acho assim, que Java é muito bem feito em relação a portabilidade que faz compatível com diversos sistemas operacionais sem tal trabalho.
      Mas também acho que, por exemplo, C++, a falta de portabilidade não se trata DO C++, e sim, DO PROGRAMADOR que não escolhe biblioteca ou não faz uma portável.
      Java facilita muito a criação de um software, mas, igual o Azureus ai, tu abre e acabou-se seu computador, vc liga o pc, só pra usar Azureus, se quiser abrir MSN, tem q fechar o azureus hehe
      Agora, não sei a idéia desse Azureus C++… Espero que ajude.

      Outra coisa tb, é q atualmente os pessoais querem faze um programa rico em beleza e podre nos recursos (‘beleza’ acaba com a memória tb), da mesma forma que fazem um jogo com gráfico supremo, e a jogabilidade uma porcaria, ou até mesmo a história.

      FLWS!

  • Shomer

    Mais memória, mais desenvolvedores empilhadores de classes. E os frameworks, já citados pelo TheDarkMaster, gerarão mais e mais filhotes e a cada estação do ano teremos novos lançamentos, obviamente com maiores exigências.

  • Zmaster

    Infelizmente, esta descontrolada corrida de consumo de memória esta intimamente ligada a evolução dos jogos.

    Com o poder de processamento aumentado e novos modelos de memórias desenvolvidas, os desenvolvedores estão jogando todo o processo para a maquina cliente, não se importando muito com otimização e programação mais limpa.

    Isto devido é claro a concorrência grande, pois nunca se lançou tanto títulos um atrás do outro, dai a necessidade de desenvolver algo bonito de se ver mais pouco polido em questão de programação.

    Então o que vai empurrar o usuário obter mais memória serão os novos títulos a serem lançados.

    Tanto que se reparar, grandes fabricantes de PC TOP fazem propagandas de seus modelos sempre com Slogan que esta máquina “Ready for Crysis”. Logo!!

    É claro que estamos lidando com computadores pessoais, por que no campo de servidores em geral, 8gb não é nada.

    Eu gostava dos tempos antigos (anos 90), quando conseguiam espremer aplicações e jogos em pouco de espaço e hoje se esbanja com resultados nem sempre satisfatórios.

    ———————————–

    ” Como uso as 3 conchaS? “

    • TheDarkMaster

      É exatamente este esbanjar que é o problema. Para se ter uma idéia, têm um pessoal neste site aqui

      http://www.theproduct.de/

      que consegue socar demos funcionais e longas até em 64 KILOBYTES. Sim, isso mesmo que voces leram, enquanto os jogos atuais querem no mínimo um DVD para serem armazenados, esse pessoal do site acima faz o mesmo em um espaço incrivelmente pequeno. Eles devem ser seguidos como exemplo de desenvolvimento, e não esta porcaria de empilhar classes e mais classes para fazer qualquer coisa

  • Panorama

    “128 MB é o mínimo para rodar o Windows XP inteiro e que isso já foi considerado um absurdo.”

    haahhahaha eu era um dos que achava isso….

    http://www.panoramainternacional.com

  • vangogh

    Acho que se as empresas investissem mais na qualidade (entenda-se otimização) dos softwares com certeza daria pra economizar em tudo, o problema é que gasta-se muito tempo e dinheiro para fazer isso.

  • david.rj.2k

    Sim, vangogh, ai entra akele lance, o que a empresa não gasta, nós gastamos, e elas acabam ganhando…
    A empresa de desenvolvimento não gasta em otimizações, agente tem q gastar pra comprar memória, processadores, hd, … e as empresas que vendem isso, ganham…

    É a vida
    FLWS!

  • http://melinka.net Rocky

    Em resumo, sempre é o usuario que paga a conta…. ¬¬

    _____________________

    Muita Pimenta para sua vida!

  • tomboderider

    Fianlmente alguem q explica direito pq precisamos de mais de 1gb de ram!!! Muito bom Ricardo!! Parabens pelo post!!

    E vamos ter q nos adaptar ao futuro. Quer queiramos ou não!

    g1.globo.com/tecnologia

  • EuTambem

    Usava Windows XP SP2, e pouco menos de um ano atrás fiz um upgrade de 512 MB para 1 GB de RAM, pois a coisa estava ficando meio crítica, até pra Internet: HD “swapando” a milhão. Com 1 GB ficou legal, mas aí o processador começou a gargalar (Athlon XP 2200+), com firewall e antivirus rodando…

    Fiz um upgrade, Pentium E2140, já taquei 2 GB DDR2 800 pra ter uma máquina boa (pras minhas necessidades) por um tempo razoável, até agora foi difícil chegar a 1 GB de uso. Ah, continuo com Windows XP. Vista, só depois do SP1, e olhe lá…

    4 GB, quem sabe, pra heavy users. Mas, 8 GB? AGORA, acho que seriam poucos usuários que usariam realmente esta quantidade toda. Claro, no futuro, precisaremos de muito mais que 8, 16, 32 GB… Mas no atual cenário, 95% dos usuários estarão bem servidos por 4 GB *ou menos*.

  • rodrigoneves

    Acho que as empresas de software ganham um trocado nas vendas de componentes, pra compensar a pirataria. :D

  • rafahell

    Mesmo com muita memória ainda sou paranóico por programas leves que não consomem muito da memória.

    pedeprasair.blogspot.com

  • david.rj.2k

    hehe… Rafahell, eu tb so assim, tem um amigo no meu msn, q está me ensinando C++ inclusive, tudo q ele pede pra fazer, eu tento não usar qualquer library (funções ou classes delas), pra n pesar o programa, e ele vive reclamando comigo “Que pesar o que? Tem que ter performance” uaehaueheau
    Dai eu falei q ia deixa de lado, pq eu prefiro performance… mas ta difícil XD gosto de programas minúsculos (idem uTorrent), uh, qm dera…

    FLWS!

  • v1r3d

    O problema de investir em 8GB de RAM agora é que mesmo assim ela vai ficar defasada no quesito Mhz… DDR3/DDR4/DDR5…etc…

    • EuTambem

      Muito bem lembrado.

    • filter

      Informática é isso!
      __________________________________
      Suporte, técnico!

  • TheDarkMaster

    8GB para um servidor é útil porquê um servidor atende centenas, talvez milhares de usuários ao mesmo tempo. Neste caso quanto mais RAM melhor pois dá de se atender mais clientes. RAM (como qualquer outro recurso do computador aliás) têm que ser usada com coerência, o desenvolvedor atual têm que enfiar na cabeça dele que a aplicação dele não é a única coisa que vai rodar no computador e o computador não estará ao exclusivo serviço da aplicação dele.

    É uma coisa RETARDADA fazer por exemplo uma aplicação que use 30, 50 MB de RAM e que precise ficar ligada o tempo todo como um antivírus, aplicações que precisam ficar rodando o tempo todo precisam usar o mínimo de recursos possível por razões óbvias. Não é porquê se têm gigas de RAM que o desenvolvedor deve então desperdiçar ela, é como jogar dinheiro fora “só porquê está sobrando”.

  • david.rj.2k

    Mas ai que ta, TheDarkMaster, foi aquilo que eu disse, eles não querem saber do gasto de memória, até pq o dinheiro é ‘formado’ em círculos, vc compra o programa deles (em caso shareware, pq eu acho que na maioria dos casos tem o maior gasto de memória e processamento, citando: Nero, programa de gravação ótimo, mas como dito aqui no MeioBit mesmo, existe programas substitutos de 4MB que faz TUDO que o Nero faz de principal), dai vc tem q comprar memória, processador, HD,… um dia menos dia, a empresa que vc gasto o dinheiro pra compra as peças, vão comprar um software pra testa compatibilidade, desempenho, … e assim vai, tu gasta sempre em dobro… ou melhor, tu gasta pq ta gastando o.O
    Eu so bem a favor do soft opensource (com limitações de casos, tpo, GAMES não precisariam ser OpenSource, tpo, jogos grandes, pq jogo é akele negócio, tu só vai joga ELE, então pode gasta qnt de memória, processador, … quiser), sistemas OpenSource é bom pq pode-se editar, melhorar, otimizar, pelos próprios usuários.

    FLWS!

  • Sohakes

    Aff, acho que muita gente tem muita memória RAM e não precisa… digo isso por mim, sou viciado em computador, fico umas 6 horas por dia no mínimo, e mesmo assim vivo quase bem com 256 MB RAM! Fora que eu não posso abrir firefox + MSN + VB6 pois fica muito lerdo, e eu tenho que fechar o FF! Se eu quiser abrir algum jogo, tenho que fechar tudo e as vezes fica bem lerdo mesmo assim (por isso jogo algo raramente)…

    Mesmo assim tem gente que usa menos memória que eu e reclama ainda! Eu uso até Blender aqui, apesar de que eu tenho que deixar ele aberto sozinho, não tive nenhum problema com ele! Além disso eu tenho 40GB “de HD”… e mesmo assim eu consigo (apesar de sofridamente u.u’) fazer sobrar 2GB pra memória virtual!

    O pior mesmo são os games, agora programas, tanto de modelagem 3D, como compiladores e SDKs conseguem rodar aqui quase normal…

  • filter

    Eu to com 4GB DDR2 800 no micro. Ta bom pra virtualização. Minha irmã acessa uma máquina vitual na minha máquina via TS através do velho K6II 500Mhz.
    Uma coisa que eu não sabia e que descobri depois que coloquei os pentes na CPU, o XP 32 bits reconhece até 4GB de RAM. Como tenho vídeo off, meu PC com o XP ficou com 3,25GB reconhecidos pelo sistema. Mas nada que um XP 64 bits ou um Vista não resolvam! ;)

    ___________________________________
    Suporte, técnico!

  • feliperc

    e eu achando que meu pc novo com 2gb era bão…

  • http://queloko.wordpress.com KaoL

    mais pra frente os desktops terao 8gb msm..
    q nem hj com 2gb normal..
    eh assim vai..
    ate 1tera d ram pra desktop heaIheAIEH

    xDD