Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Sigma DP1 - Primeira compacta com sensor Four Thirds

Sigma DP1 - Primeira compacta com sensor Four Thirds

16 anos atrás

Sigma DP1 - Primeira compacta com sensor Four Thirds

 

O pessoal da Sigma chegou fazendo barulho durante a PMA 2008. Além de trazerem várias lentes novas e magníficas, incluindo a bazuca 200-500mm f/2,8 EX DG, eles também trouxeram debaixo do braço uma novidade de dar água na boca. Finalmente foi mostrado em público o que seria a versão quase final da Sigma DP1. Para quem não ouviu falar dela ainda, essa é a nova câmera compacta da empresa utilizando o mesmo sensor Foveon que equipa as suas DSLR. O sensor Foveon X3 tem um tamanho aproximado ao sistema Four Thirds com 20.6 x 13.8 mm de tamanho físico. O sensor possuí uma resolução máxima de 14 megapixels, sendo 4,6 megapixels por camada do sensor.

O pessoal do site Dpreview conseguiu por as mãos em uma dessas câmeras no estande da Sigma em Las Vegas e realizou o primeiro teste prático com o novo equipamento. Foram postadas no site um total de 20 fotos feitas pela cidade de Las Vegas explorando diferentes situações de iluminação. O que posso dizer da análise das imagens é que está tudo uma maravilha. Fotos feitas com ISO 800 não possuem ruído aparente, conservando nitidez e todos os detalhes da cena fotografada. A galeria das fotos foi colocada no ar no domingo à tarde e não vou reproduzir nenhuma aqui, pois existe um pedido expresso no site para que nenhuma das imagens seja usada em outros veículos da internet por conta do respeito aos direitos autorais.

A Sigma DP1 vai ser uma compacta voltada para amadores avançados ou profissionais que procurem um equipamento de grande desempenho de qualidade de imagem, mas que mantenha a vantagem de ser compacto. Parece-me que a Sigma quer entrar no mercado dos apreciadores das Rangefinders, que atualmente é dominado pela Leica, que produz a M8, a única Rangefinder digital do mundo. A câmera, além dos já citados 14 megapixels de resolução máxima, possuí uma lente fixa de 28 mm f/4,0, produz imagens no formato RAW, tem sapata para flash externo, seleção de modos de foco com 9 pontos, visor LCD de 2,5 polegadas e velocidade ISO de 100 a 800.

Infelizmente a Sigma ainda não anunciou quanto deve custar essa belezinha, mas o lançamento deve ocorrer ainda nesse primeiro semestre.

relacionados


Comentários