Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Flash Pop up da Canon travado

Flash Pop up da Canon travado

O flash pop up de sua reflex Canon já travou sem explicação? Ao que parece este é um problema mais comum do que você possa pensar. Veja aqui uma possível solução para o problema.

11 anos atrás

Post rápido e pequeno para você que possui uma câmera reflex da Canon. Nos últimos dias passei a ter um problema muito estranho e incomodo com minha EOS 7D. Como alguns sabem eu gosto muito de fazer Strobist. Com a compra da 7D a coisa ficou mais bacana ainda, pois posso disparar meus dois flash compactos utilizando o flash incorporado da câmera. Isso é muito útil em situações onde se torna mais agradável utilizar duas fontes de luz laterais. Mas, um belo dia, o flash pop up da câmera simplesmente não foi acionado ao apertar o botão lateral. Tudo na câmera estava certo e ao verificar o menu da câmera foi constatada a mensagem de que o flash não seria acionado e o motivo alegado era que o flash externo estava colocado na sapata hotshoe. Na hora fiquei preocupado, mas como estava no meio de um ensaio acabei optando pelo radioflash e esqueci do assunto.

Hoje, ao me preparar para um outro ensaio, acabei me lembrando do problema. Peguei um pano de microfibra e passei a limpar a sapata, para ter certeza que não era nenhuma sujeira no local. Não deu certo. Pensei que o erro poderia ser atualização de firmware, pois desde que comprei a câmera não tinha feito isso e já existia versões mais novas. Depois de um bom tempo de trampo também não deu certo, e o flash continuou travado. Me senti vencido e comecei a procurar pelo problema no Pai Google. Não encontrei nada em língua Portuguesa, mas finalmente encontrei a solução em fóruns de fotografia americanos. Então resolvi colocar aqui para vocês que possam vir a ter o mesmo problema.

Segundo os colegas gringos esse é um problema até comum nas câmeras da Canon. Ao que parece é um erro de projeto mesmo, mas que a Canon não admite para não ter que fazer uma recall em todas as câmeras. Existe, na parte direita inferior da sapata hotshoe, uma pequena alavanca que avisa a câmera quando um flash externo é conectado e o mesmo trava o flash pop up para que ele não seja acionado ao mesmo tempo. Até ai tudo bem. Mas, acontece que as vezes o mesmo fica preso e, mesmo sem o flash externo conectado, a câmera continua a acusar a sua presença. Para resolver o problema é só desligar a câmera, retirar a bateria e, com um pedaço de metal bem fino (um pequeno clips já funciona), aperte repetidas vezes essa alavanca até que ela se solte. Fiz aqui e funcionou direitinho novamente.

Coisas da vida e do mundo da tecnologia. Agora, bem que a Canon poderia resolver isso de maneira maia efetiva.

flash_7d

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários