Meio Bit » Arquivo » Indústria » Pensamento: Nokia + Trolltech. O que podemos esperar?

Pensamento: Nokia + Trolltech. O que podemos esperar?

16 anos atrás

Logo após o lançamento do KDE4, foi anunciada na segunda-feira, dia 28, a compra da Trolltech pela finlandesa Nokia,  pela bagatela de 150 milhões de dólares. Fiquem tranqüilos, usuários KDE. Segundo a carta aberta divulgada pela Trolltech e endereçada a usuários e comunidade OpenSource, ela continuará respeitando sua ligação conosco e que o Qt e Qtopia continuarão sendo desenvolvidos ativamente. Aparentemente, nada mudará para os usuários. E para a Nokia?

Se olharmos um pouco ao redor, veremos que a guerra entre smartphones e celulares está acirrada. Temos a Motorola, Samsung, SonyEricsson e LG lançando aparelhos menores e com mais funcionalidades, como sempre... a Apple lançou o iPhone, que dispensa comentários. E honestamente, as grandes novidades da Nokia não são mais exclusividade como já foram em antigamente (meu finado 6120 que o diga). As coisas são mesmo o que aparentam ser e com essa aquisição  a Nokia estará ampliando a abrangência do framework também para os seus dispositivos que virão daqui pra frente?

Afinal de contas, o Qt é consagrado e eficaz e seu duplo licenciamento oferece custo zero ao desenvolvedor que cria aplicações sem finalidades comerciais, assim como garante facilidade e flexibilidade ao programador que deseja vender um produto feito no Framework. Escrito em C++, seu desempenho é excelente nas três plataformas atualmente suportadas – Windows, Linux (com ambiente gráfico) e Mac OS X. Já o Qtopia, também da Trolltech, foi criado para facilitar o desenvolvimento de dispositivos embarcados usando o kernel Linux. Futuramente o Qt poderia mesmo se tornar uma alternativa ao Java e ao C# nos dispositivos móveis?

Eu já comprei a pipoca...

relacionados


Comentários