Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Sony anuncia sensor Full Frame

Sony anuncia sensor Full Frame

16 anos atrás

Pára tudo, pára tudo!!! Hoje a Sony lançou uma bomba no mercado fotográfico. Isso, um dia antes do inicio da PMA 2008. A empresa acaba de liberar as especificações de um sensor CMOS de tamanho equivalente ao fotograma de 35 mm (película). O novo sensor tem uma resolução máxima de 24,8 megapixels em uma área de 24x36mm. A empresa garante que o novo sensor vai gerar imagens com um menor tempo de atraso , agilizando a captura de imagens em seqüência, e vai ter uma quantidade de ruído muito pequena, por conta de nova tecnologia empregada e do tamanho maior de cada pixel.

Todos esperavam que a companhia viesse a anunciar uma câmera profissional para sua linha de DSLRs (possivelmente batizada de Alpha 900) e que poderia ser equipada com um sensor Full Frame, mas eram apenas especulações. Esse novo sensor conseguiu ser desenvolvido sem nenhuma informação ter vazado para a imprensa especializada, o que é muito raro nos dias de hoje. Com esse novo item a Sony entra no grupo de empresas que produzem câmeras profissionais com sensores de tamanho 35mm. Antes apenas a Canon e Nikon tinham essa categoria em sua linha de equipamentos.

Existem várias vantagens em ter um sensor com esse tamanho. A primeira é a qualidade das imagens por conta da existência de um pixel maior. Em segundo as lentes passam a funcionar com a distância focal para que foram planejadas, não havendo mais o fator de corte (crop). Também é possível ter um melhor controle da profundidade de campo. Porém, nem tudo são flores, pois a densidade de pixels, em minha opinião, está um pouco alta. Poderia muito bem ter apenas 15 megapixels. Outro problema é que o sensor passa a aproveitar a borda das lentes (desprezada pelo sistema APS), o que vai gerar perda de nitidez em lentes mais baratas.

Mas, vamos aguardar o lançamento comercial desse sensor. Alguns dizem que antes das Olimpíadas a nova A900 vai estar no mercado e, provavelmente, vai vir equipada com esse sensor.

fonte: Dpreview.

 

relacionados


Comentários