Meio Bit » Arquivo » Hardware » Britânicos estão cada vez mais preferindo gadgets mobile ao invés do desktop

Britânicos estão cada vez mais preferindo gadgets mobile ao invés do desktop

Pesquisa revela que britânicos não consideram mais o desktop o principal equipamento em detrimento a smartphones e tablets

11 anos atrás

desktop-junkyard

Apesar de todos os indícios que o mercado de tablets e smartphones iria engolir o de desktops, já que a evolução que nos permitiu criar dispositivos cada vez menores e mais potentes incentivou um verdadeiro êxodo dos usuários que não precisam de uma máquina para não mais do que acessar e-mails e assistir vídeos. Para essa turma um desktop era visto como um mal necessário, um equipamento alienígena, e o iPad foi meio que sua carta de alforria.

O resultado nós já vimos: o mercado de desktops e notebooks vai despencar até 2017, enquanto o de tablets e smartphones vai crescer bastante. Em uma pesquisa mais recente e localizada, o órgão regulador do Reino Unido Ofcom publicou uma projeção demonstrando diversos comportamentos: a pesquisa questinou diversos usuários sobre qual é o "principal dispositivo para acessar a internet". Em todos os cenários a participação do desktop é pequena:

projecao

Do total de usuários, apenas 28% consideram o desktop o principal equipamento, mas somado com o notebook o número sobe para consideráveis 74%. Mas ao analisar comportamentos distintos a coisa muda de figura: dos que possuem smartphones, 64% ainda consideram notebooks e desktops revelantes (43% e 21%, respectivamente), entretanto quem possui smartphone e tablet ou somente derrubam a participação do desktop no cenário para apenas 15%, e 34% ainda consideram o notebook relevante. Para quem usa notebooks a importância do desktop só se reflete em 17% dos usuários, mas obviamente 61% dos usuários consideram seus laptops a principal ferramenta para acessar a internet.

Mas o que acontece? Os usuários de tablets já consideram seus dispositivos o bastante. Um tablet Android, dependendo do modelo é um investimento justicificável a ponto do pai de família compra um para cada membro da família e não um PC que ficará estático na sala de estar.

Claro, o mundo pós-PC não significa sem-PC: o desktop apenas deixará de ser um equipamento para todos e se tornará de nicho, reservado a profissionais que precisam de máquinas parrudas para professamento de vídeos, modelagem 3D e etc, ou gamers hardcore que gostam de seus jogos no máximo, uma qualidade que a atual geração de videogames não foi capaz de entregar.

Fonte: TC.

relacionados


Comentários