Meio Bit » Arquivo » Mobile » Instagram começa a banir posts feitos por apps genéricas do Windows Phone

Instagram começa a banir posts feitos por apps genéricas do Windows Phone

E a carência de apps populares no Windows Phone acaba de aprofundar. Instagram baniu a popular app não-oficial Instance de publicar imagens de seu serviço.

11 anos atrás

O Instagram começa a partir de hoje a banir fotos tiradas por apps não-oficiais que existem no Windows Phone. Fiz alguns testes com o popular app Instance e comprovei que a imagem não aparece na versão web depois do upload, e também não é publicada ou no Twitter ou no Facebook.

WP_20130730_017

Com a sua incapacidade de trazer apps populares em outras plataformas, o Windows Phone acabou gerando um curioso nicho de aplicativos não-oficiais dos mais diversos. Existem centenas de clientes "genéricos" do Youtube, Vine, Google Maps, e muitos outros, pois esta lista vai longe.

O app mais popular do momento para emular o Instagram no Windows Phone é o já citado Instance, e o seu desenvolvedor, Daniel Gary, estava planejando lançar a versão 2.0 hoje. A mudança feita pelo Instagram parece ter o claro objetivo de estragar o lançamento. Ao site The Verge, Daniel Gary, desenvolvedor do Instance, comentou o incidente, não culpando o Instagram pelo bloqueio:

"O servidor é deles, o serviço é deles. O que eu estava fazendo não era aprovado por eles e eu estava usando a API que é exclusiva deles"

Um detalhe: como o aplicativo tem uma versão paga, caso o problema não seja resolvido, muita gente vai ficar sem acesso ao Instagram e sem o seu dinheiro.

Ontem citamos o descontentamento por parte da Nokia sobre a carência de apps no Windows Phone e hoje estamos vendo um dos serviços mais populares entre os smartphones sendo excluido mesmo na sua versão alternativa.

Atualmente, a única forma de enviar imagens para o Instagram pelo Windows Phone é através da app Hipstamatic Oggl, que não permite interagir com a timeline do Instagram, como dar likes, comentar imagens ou até mesmo ver as imagens dos seus contatos. Ou seja...

Tomara que isto funcione como um sinal amarelo para a Microsoft perceber que precisa mudar sua política de incentivo a desenvolvedores no Windows Phone. É claro que o baixo número de usuários de Windows Phone em relação aos concorrentes Android e iOS é um problema para popularização de apps, mas não é aceitável que um nome do peso da Microsoft não consiga negociar com os desenvolvedores para poder oferecer estes serviços para seus consumidores.

Atualização: depois do Porta-voz do Instagram alegar update na API para evitar spams e falhas de segurança, aparentemente o serviço Instance voltou a publicar no Instagram, para ser exibida pelo próprio usuário, eu acabei de fazer um teste e funcionou. Segundo Daniel Gary, nada foi preciso fazer, o serviço simplesmente voltou a funcionar. Para as demais pessoas, o link aparece apenas como não-encontrado

Será que o Instagram voltou atrás?

Fonte: The Verge

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários