Digital Drops Blog de Brinquedo

Computadores devem dormir ?

Por em 28 de janeiro de 2008
emHardware
Mais textos de:

Site
  • DaniloDantas

    Aqui, eu ligo o computador umas 18h e ele fica ligado até eu ir dormir. Quando vou dormir, desligo. Uma amigo meu até veio me falar sobre isso de desgastar, vida útil e essas coisas, mas pra mim, não compensa, a energia é meio problemática aqui. Teve um dia que foi e voltou 3 vezes.

  • http://my.opera.com/brekmac malvix

    Se você quizer fritar um ovo no café da manhã!

    Acho desnecessário ficar com o computador ligado.O que é pior, componentes superaquecidos ou vida util?

    Não sei pq tem esses processadores de ultima geração que fazer o sistema ligar quase que instantanemente.

  • andregabriotti

    Leonardo,

    Ótimo post sobre economia de energia.

    Como hoje, a tendência é a troca do monitor CRT pelo LCD, parece que a preocupação com o consumo acaba se tornando mesmo uma escolha pessoal, já que é ínfimo comparado ao consumo dos outros eletrodomésticos de uma casa.

    Só uma pequena correção: o modo hibernar não consome energia. Ele gera uma imagem do estado atual da memória e grava no HD, em um arquivo chamado hiberfil.sys, avisa que o sistema operacional deverá recuperá-la no próximo boot e desliga completamente a máquina.

    Abraço!

    /* Assinatura */

    • http://www.meiobit.com Leonardo Faoro

      [quote=andregabriotti]Só uma pequena correção: o modo hibernar não consome energia. Ele gera uma imagem do estado atual da memória e grava no HD, em um arquivo chamado hiberfil.sys, avisa que o sistema operacional deverá recuperá-la no próximo boot e desliga completamente a máquina.[/quote]

      Acho que me expressei mal. O que eu quis dizer é que no hibernar ele nao desliga como se estivesse desligado total :-)…

      []
      Leo

  • Wallacy

    Eu sempre desligo meu computador quando não tem ninguém utilizando. Nem quando eu quero fazer o download de alguma coisa eu deixo ele ligado a noite inteira.

    —–
    Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças…
    Gandhi.

    • http://flybywire.librian.net/ Tango

      Eu vou pelo lado contrário: meu “servidor” fica ligado 24/7. Mesmo quando não tem download ativo. Parte da conta de energia já é dedicada a ele.


      Viagens e trabalho: http://flybywire.librian.net/
      Dicas, histórias e reflexões na sala de embarque

  • Alex Lacerda

    Acredito que os computadores atuais gastam bem menos energia do que computadores antigos, visto os inúmeros recursos para economia, como o cool n’ quiet da amd por exemplo, além da substituição dos monitores crt pelos lcds.

    Só deixo meu pc ligado de noite caso esteja fazendo download de um arquivo muito grande, senão coloco para hibernar, faço uso abusivo desse recurso, é muito bom poder desligar o pc (poder desligar da tomada) e quando ligar de novo, ter o sistema pronto pra uso em.. digamos que uns 15/20 segundos? senão menos!

    muito bom o tema, ainda mais nessa época de economia de energia.
    abraços

  • jragomes

    Acho que os computadores devem ser desligados sim, ou colocados para hibernar. Um computador talvez não faça muita diferença na conta de luz, mas se imaginarmos empresas que necessitam de muitos computadores, o impacto deve ser medonho na conta de luz.

    Já vi algumas pesquisas que dizem que não deveriamos deixar nem mesmo os eletrodomésticos em standby, pois aquele ledzinho ligado, aquele relógio do microondas impactam na conta de luz.

    http://www.diarioweb.com.br/noticias/imp.asp?id=101307

    Estou trabalhando num ministério e acho um cúmulo o povo deixar 300 (é o que estimo ter onde trabalho) computadores ligados durante a noite. Tá certo que a maioria pensa “não sou eu quem paga a conta mesmo”, doce engano.

    Viver pouco como um rei ou viver muito como um Zé?
    http://www.jragomes.com

    • http://www.oitobits.net viniciusfs

      Em casa o meu notebook só fica ligado a noite se eu for fazer um download, coisa que nunca acontece.

      No trabalho eu desligo TODOS os dias e acho que todos deveriam fazer isso. Não me preocupo nem um pouco com a conta de luz da empresa, ela tem dinheiro de sobra pra pagar isso, o que me preocupa mesmo é o consumo de energia que gasta recursos naturais. A empresa é bem grande, a maior do Brasil no mercado em que atua, e não consigo imaginar o tamanho do desperdício de recursos naturais gerado por milhares de computadores ligados para nada.

  • Roniuj

    Quando eu tinha desktp eu costumava deixa-lo ligado por até 15 dias, rebootando quando necessáro. Mas depois passei a só usar laptop em casa, pois não trabalho mais com design gráfico.

    Mas meu ultimo laptop esquentava muito [processador ADM64 X2] durante o uso e eu o deixava no sleeping. Como no fim da historia ele teve perda total na placa mãe, neste novo [Intel Duo Core] eu o deixo ligado durante a noite atualizando meus podcasts no Zune e desligo pela manhã.

    Mas não sei se as regras de economia e de desgaste de fonte em desktops se aplicam a laptops.

    • http://dleafy.deviantart.com/gallery/ DavidS

      O meu é um AMD Turion X2, também esquenta muito, uma vez usei o sleep e o coloquei na mochila, quando abri chegou sair um ar quente da mochila, ele havia esquentado muito.
      Mas meu problema de aquecimento foi resolvido com uma base com 3 coolers que comprei, antes o touch pad quase queimava meu dedo de tão quente que ficava, agora nem percebo se está esquentando.

      Mas tenho medo de deixar o laptop ligado direto, até por questão de desgaste dos componentes.

      – – – – – – – – –

      ainda bem que o Cardoso não me deu a insígnia do Troll :D

  • http://pietra@hotmail.com Anônimo

    “Não notei diferença óbvia na conta de luz, mas pelo menos (acredito que) estou fazendo minha parte.”

    Como assim? Você deixava o computador ligado e a conta não diminuiu muito ou você começou a deixa-lo ligado com as configurações e ela não aumentou muito?

    _______________

    http://www.clubecetico.org

    • http://www.meiobit.com Leonardo Faoro

      É que no inverno aqui a conta de luz sempre aumenta devido ao aquecimento, entao nao pude perceber claramente. Sem duvida esta consumindo menos agora, mas se isso da pra notar na conta de luz eu nao sei.

  • http://keaton.wordpress.com/ Keaton

    Isso reduz um pouco o consumo do computador, mas não do resto. ;)

    Ah, falando em consumo.. alguém sabe onde eu poderia comprar um ‘kill-a-watt’ da vida no Brasil?

    • tcerealk

      Eu comprei o meu com o pessoal da KRinfo, procure por eles na páginas forumpcs.com.br.

  • Conqueror

    O que mais consome energia em um computador é o monitor. Um LCD consome uns 30% do que um CRT gasta. Trocar três CRTs por LCDs equivale ao consumo de uma geladeira, ou seja, vale muito a pena a troca.

    ——————————

    Campanha Play Ogg

  • http://darklogs.com/ MonsterShare

    Já cheguei a deixar ligado por mais de 1 mês o pc, comparrando com o chuveiro e outras coisas que realmente gastam bastante ele não gasta muito. Aliás nunca ligo tv ou rádio, então dá na mesma coisa.

    http://darklogs.com/

  • ClaytonD3

    Aqui o monitor desliga depois de 5 minutos sem uso. Mas apesar de estar contribuindo com a diminuição do consumo de energia, estou ajudando no aquecimento global, com esse aquecedor ligado quase o tempo todo…

  • http://www.yoomp.com rodrigofante

    Temos que pensar o seguinte, comparar com uma geladeira é até razoável pois fica sempre ligada, mas com chuveiro não, pois fica ligado pouco no dia.
    O PC não gasta muito, mas como fica muito tempo ligado acaba gastando por esse tempo de uso.
    Eu sempre desligo meu note a noite
    dou um shutdown -s -t tempo e deixo no modo tv ligada e vou dormir, não sou um heavy downloader.. uso o pc pra trabalhar, ler blogs e ver tv

    Fazedor de Site
    http://www.fazedordesite.com

  • http://melinka.net Rocky

    O meu computador está ligado direto a 1 ano e 2 semanas, fica 24horas baixando filmes. Nunca deu problema, só precisa ser reiniciado de tempos em tempos para retomar o desempenho total.

    _____________________

    Muita Pimenta para sua vida!

    • maniacs

      x2, Torrent rula :D


      Pra min fanboysismo é igual religião e futebol, não se discute

  • cvalves

    Olhe quando troquei meu Desktop com monitor CRT por um notebook, acho que economizei de 15 a 20 reais na conta de luz.

    Cristiano Alves

  • http://kadu.ducz.com/ kadu

    Eu acho que depende, em casa mesmo não vejo necessidade, pois o OS carrega em pouco mais de 1 minuto e isso não afeta em nada a produtividade caso eu precise da máquina rapidamente.

    Enquanto no trabalho o nosso servidor fica conectado com outros servidores e com a central que pinga nossa máquina periodicamente, caso ela não seja encontrada o telefone vermelho toca e os helicópteros pretos chegam =) Outros motivos são que nossos antivirus recebem notificações de atualização via intranet; vários documentos somente são acessados por esta máquina rodando Win 2000 Server; e, o Win2k demora quase 5 minutos para iniciar, ou seja, nada produtivo… Dificilmente a máquina é desligada, o que acontece a cada 15 dias é o restart do OS para limpeza de cache do sistema e etc, o aquecimento global ainda não chegou por aqui.

    É como eu disse, depende…

  • pedrodev

    Vou me arriscar a tomar porrada…

    Pra mim, quando você começa a achar interessante ter um pc ligado 24 hrs é hora de começar a repensar seus hábitos e sua postura diante a vida.

    Grande abraço!

    Não existe sabedoria sem amor

    • http://melinka.net Rocky

      Você fala isso porque ainda não deve ter sido infectado pelo virus dos torrents from satan.

      _____________________

      Muita Pimenta para sua vida!

      • pedrodev

        AHAHAH! faz sentido !

        Tbm pq eu baixo mais músicas do que outra coisa… então não ocupa muito tempo!

        Não existe sabedoria sem amor

    • Roniuj

      Ter um PC ligado 24hs não significa necessariamente que se está à frente de um PC 24hs… ;-)

      • pedrodev

        Certo!
        Mas vale lembrar que, com as conexões mais avantajadas de hoje, não leva muito tempo pra baixar algum conteúdo específico. Do contrário, o que vejo no post são pessoas que deixam o pc ligado Ad eternum (é assim que escreve?) e isso aí sim é problema. Pois eles vão perder muito tempo com essa cascata de conteúdo baixado (quantidade x qualidade) ou vivem vidas duplas onde o virtual acaba invadindo o real, provocando a necessidade do pc sonâmbulo.

        Grande abraço!

        Não existe sabedoria sem amor

        • renrutal

          Nada, com maior banda você passa a consumir recursos que exigem maior banda.

          Anos atrás quando usava uma linha discada 33.6, eu até desanimei quando foi baixar o demo de Diablo de 50 MB. Imagina quando saiu o demo do Diablo 2 com 135 MB…

          Quando passei pra banda larga, passei a baixar de boa vídeos de 233MB, mas ainda era chato esperar.

          Hoje com uma conexão ainda melhor que coloquei semana passada, deixei o meu PC baixando um curso de japonês de 14 GB. Termina amanhã. Sem falar que passei o dia vendo os Google Tech Talks no YouTube sem nunca precisar parar o vídeo para carregar.

          Quanto mais você tem, mais você gasta.

          • pedrodev

            Entendo, mas você acabou levantando uma questão que acho bastante válida!
            Quanto é útil toda essa banda ? quão úteis são os dados que estamos baixando ?

            No seu caso, uma exceção, os dados são muito bem empregados (trazendo conhecimento), mas e na grande maioria ?

            Um abraço!

            Não existe sabedoria sem amor

  • luctimm

    Meu antigo computador ficava ligado 24×7, e não gastava energia. Eu tinha um servidor WEB nele, então era mais necessidade mesmo. Atualmente tenho dois computadores em casa (um Athlon 64 3500+, da minha mãe, e o meu Core 2 Duo E4300), o da minha mãe não é desligado quase nunca, o meu eu desligo toda noite pois a fonte faz um pouco de barulho. Em ambos os casos desligamos apenas os monitores.

    Os dois processadores que temos são econômicos de energia, então realmente não faz muito sentido desliga-lo.

  • TheDarkMaster

    Aqui só costumo deixar ligado por longos períodos quando estou baixando alguma coisa, no restante do tempo fica ligado apenas quando necessário.

    A questão do “deixar ligado para aumentar a vida útil” têm um fundo de verdade por trás, dado que como todo equipamento, um computador também sofre com choque térmico (os componentes passando de uma temperatura (desligado) para outra (ligado)), mas não sei dizer se manter ligado não seria pior (pela dissipação de calor causada pelo uso constante), é algo que tinha que ser pesquisado mais à fundo.

    A minha dúvida aqui é se o pc ao notar que o vídeo não está sendo usado se ele desliga a placa de vídeo, dado que aqui a placa de vídeo consome um bocado de força

  • Paulo Braga

    Adorei o novo sistema Dormir do Windows Vista, nunca mais desliguei o PC, e quando religo tan ran, volta super rápido e com ótimo desempenho. [Flame mode on] num certo sistema ai o acpi nem funciona dignamente[Flame mode off]. é bom deixar o pc trabalhar por vc quando vc está dormindo, basta usar os recursos de energia.

    Dúvida: Será que os torrents podem reduzir drasticamente a vida do meu HD?

    This is not a Troll is just the True!!!

    • http://melinka.net Rocky

      Creio que sim, eu por exemplo baixo 100GB por mês em um HD de 80gb, eu baixo o filme e sempre que fecha 6 gravo em DVD logo meu HD vive sempre com arquivos diferentes.

      _____________________

      Muita Pimenta para sua vida!

  • http://www.yoomp.com rodrigofante

    Essa do desligar pra aumentar vida util pra mim nao cola, tive ja uns 6 computadores, todos sempre liguei e desliguei, e com todos fiquei no minimo 2 anos em maos, nunca tive problemas, um inclusive fiquei com ele por 4 anos, uma unica vez queimou a fonte com um raio, o que me fez comprar um estabilizador.

    Que o desgaste ocorre nao discuto, mas alguém aqui compra computador para ficar mais de 5 anos com ele?

    Fazedor de Site
    http://www.fazedordesite.com

  • saidts

    A diferença no desempenho e vida útil e gasto com energia, de um micro que permanece ligado, para um que é desligado todos os dias, tornou-se óbvia pra mim após 1 ano usando Speedy e deixando o micro ligado 24×7. A máquina funcionou o ano todo sem problemas. Após cancelar o Speedy, depois de uma mudança, e não reinstalar no novo endereço, passaram-se 3 meses sem ligar o micro + 6 meses de ciclos de liga-e-desliga quase diários.

    Hoje estou com o Virtua e deixo ligado apenas de madrugada, de vez em quando, exatamente por causa do gasto com conta de luz. Resultado: a máquina vem apresentando um problema após o outro. Problemas que surgiram logo após o primeiro período de 3 meses.

    Em casa, o consumo de energia do micro é gritante, no meu endereço anterior, sem micro ligado 24×7 (monitor 19″ CRT off) e o consumo de chuveiro, ferro elétrico e etc., eu, minha esposa e minha filhinha (bebê) gastávamos em média R$75,00. Agora, após 1 mês morando numa casa com aquecimento por painel solar (quase não utilizando o chuveiro na energia) + ferro elétrico e etc. e o micro ligado 24×7 (monitor 19″ wide LCD off), a conta chegou a R$122!

    São cerca de R$50 a mais caso ele permaneça ligado 24×7. É muita coisa, pelo menos pra mim.

    Na Internet tem alguns fórums que ensinam a calcular o consumo do micro, considerando os componentes de sua configuração. Os resultados, pelo menos para mim, foram assustadores (não lembro o resultado que deu) e condizem com a realidade. Segue abaixo um link:

    http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=88564

    • Panorama

      Nesse caso, você deveria considerar uma revisão na fiação elétrica da sua casa. É possível que o consumo aumente só com o pc ligado, mas esse nível de aumento é exagerado, ainda mais com um monitor lcd.

      http://www.panoramainternacional.com

      • saidts

        Eu sei que “em casa de ferreiro, espeto de pau” mas eu alugo a casa de um eletricista, não acho que tenha muito problema neste sentido, mas você pode ter razão sim, afinal a fiação tem mais de 15 anos.

        Mas que o computador gasta muito é indiscutível. Eu recomendo a todos a discussão do link que eu passei. Tem link lá para uma calculadora de consumo do micro, onde você pode colocar os componentes e saber os Kwh mínimos necessários para fazer o micro funcionar, depois é só fazer as contas indicadas para chegar ao gasto em R$.

  • voidmain

    Tudo bem que o assunto é desligar ou não o computador. Mas gostaria de compartilhar a minha experiencia; que não foi só desligando o computador; mas todos os equipamentos eletro-eletronicos da tomada no último mes; evitando assim; a “luzinha” do stand-by. Tive uma economia R$40.00 (aprox 60kw). Pra mim fez uma diferença danada; pois o consumo caiu abaixo dos 200kw; evitando de pagar taxar extra. Portanto; acho que desligar o computador não vai “matar” ninguem; além de permitir ajudar na economia de energia; principalmente se voce for o responsável pela conta.

  • meirellez

    O ideal é desligar a máquina.

    Eu não faço isso… Baixo muita coisa, e não tenho conexão sufifciente pra baixar e usar o pc ao mesmo tempo.

    ————————————
    Só a mudança é permanente.

  • Panorama

    Deixar ligado sempre não causa mais desgaste ao pc?????

    Eu sempre desligo quando não estou diante dele… mesmo que vá só tomar banho ou jantar.

    http://www.panoramainternacional.com

    • Alex Lacerda

      neste caso acho que o melhor seria colocar o computador em modo de espera.

      é causado um maior desgaste quando o computador é ligado, o motor do disco rígido precisa fazer mais força para começar a rodar os discos e coisas do tipo.

  • http://www.worldorg.net flaviotomazio

    Eu sempre desligo ele quando não utilizo (notebook), tiro o plug dele e depois tiro da tomada.

    Esse link aqui não leva a fotos inapropriadas. | Software para Empresas

  • http://magno-naval.blogspot.com magno

    Eu sempre deixo o computador ligado o maior tempo possível. Ele sempre está fazendo algum download e quando não está eu fico dando seed nos torrents.

    Além do mais, eu participo de clusters de internet, como o SETI@home. Para mim, como eco-chato, seria muito mais interessante participar do ClimatePrediction.NET, mas a desgraça leva longos 8 meses para completar cada processamento, logo nunca consegui terminar uma tarefa(muitos formats pelo caminho).

    Eu deixo o monitor desligado e uso o “Cool’n’Quiet”, para o caso do computador não estar fazendo nada ou muito pouco.

  • Trap

    Acredito que todo produto tem uma vida útil, e se o mesmo fica ligado direto a sua condição de “novo” vai aos poucos se esvaindo, sendo assim acho que a lógica é que ele dure mais ou que a probabilidade de defeito seja menor se ele for menos usado, principalmente componentes como hd´s e cdrom´s, onde além do aquecimento existem as partes mecânicas.
    Diferenças de consumo de energia sempre vão haver utilizando o micro em locais diferentes, pois depende de uma série de fatores que não podemos controlar, como tensão da rede, oscilações, fiação adequada e etc.
    Sempre utilizei bastante meus micros, tenho um P4 2.4 com 512mb de ram (a bem da verdade é todo intel, sem nada xling) que tem aproximadamente 5 anos e está perfeito, e um Dual core 3.4 com 2gb e fonte PFC Ativo de 550w, e em ambos sempre quando não estou usando o micro ele é desligado, só não desligo se meu retorno ao micro for inferior a uma hora.
    Com este tipo de uso nunca tive problemas, e os equipamentos anteriores também foram utilizados assim, e tirando um hd que pifou uma vez (podemos por na conta do papa ou da qualidade da energia aqui no Brasil que é péssima) nunca precisei trocar nada.
    Acho que seria interessante a opinião em de alguém capacitado em eletrônica, que conhece mais profundamente as características destes componentes para termos uma posição mais adequada.

  • juloliveira

    O hábito de se desligar o computador é mais que um pensamento econômico, é ter consiência ecológica. Pensem, tudo que você consume de energia elétrica, vem de fontes naturais, seja hidroelétrica, termoelétricas ou qualquer outra fonte… Muitas universidades no Brasil fazem pesquisas sobre eficiência energética, que além de gerar economia, ajudam a preservar essas fontes “finitas”.

    Pensem nisso.

    E desliguem seus computadores gente!!!!

    []´s

    Juliano Oliveira ->
    http://programandoem.net

    • http://magno-naval.blogspot.com magno

      O hábito de se desligar o computador é mais que um pensamento econômico, é ter consciência ecológica. Pensem, tudo que você consume de energia elétrica, vem de fontes naturais, seja hidrelétrica, termoelétricas ou qualquer outra fonte…

      Eu acho que há uma linha tênue entre o supérfluo e o desperdício. Se é necessário que o computador fique ligado, que ele fique ligado. Você pode economizar comprando um monitor LCD e desligando-o quando necessário.

      Só não convém deixar de usar o computador porquê ele gasta energia, assim como não convém deixar de ler um livro porquê vai gastar com iluminação.

      Eu ajudo o planeta de outras formas, como plantar árvores, conscientizar amigos, comprar produtos mais econômicos e fazer lobby pela construção de usinas nucleares perto dos grandes centros.

      • juloliveira

        ECONOMIZAR A NATUREZA !!!

        Isso é fato, mesmo plantando e preservando, as sociedades precisão se conscientizar sobre a preservação e economia de energia elétrica. Visite qualquer boa universidade e veja para onde estão apontando as pesquisas sobre eficiência energética.

        O Mundo não tem muita saída, temos que parar de gastar energia elétrica da forma que o mundo gatsa hoje. Um bom exemplo: Em São Paulo, veja o número de Outdoors acesos simplesmente para promover o capitalismo, para vender mais e ninguém olha que isso absorve recursos naturais.

        Energia nuclear (fissão) ainda é um risco, a fusão uma esperança.

        []´s

        Juliano Oliveira ->
        http://programandoem.net

        • http://magno-naval.blogspot.com magno

          Energia nuclear (fissão) ainda é um risco

          As usinas nucleares são, via de regra, alguns dos lugares mais seguros para se trabalhar do mundo. O projeto leva em conta critérios de segurança mais do que rigorosos, sendo até mais seguros conta explosões e incêndios que as suas irmãs termoelétricas a carvão.

          O fato de usinas nucleares serem inseguras são mais produto de má fama, por causa dos acidentes ocorridos no passado, que estatística.

          Os cachorros matam mais gente por ano que tubarões, mas do que as pessoas têm mais medo na praia? O lugar mais perigoso do mundo é a pista de um porta-aviões, mas quantos de vocês conhecem alguém que já foi atropelado por um F-15?

  • leafac

    Só deixo o computador 24/7 quando está baixando alguma coisa. Sempre me questiono se a energia usada para ligá-lo e o desgaste de boot compensam o tempo que ele ficaria ligado à toa.

    __________________

    A abordagem do Leandro na arte de blogar

  • idicbr

    Sempre que não está em uso ou fazendo algum download eu desligo sim pois, na minha região, a qualidade do serviço de fornecimento de energia elétrica oferecido pela Eletropaulo é sofrível. Além de mim, comerciantes da região já tiveram computadores, freezers e outros equipamentos comprovadamente danificados por causa da baixa qualidade do fornecimento de energia. A Eletropaulo os ressarciu, mas foi uma trabalheira…

    Eu, pessoalmente, já medi sobretensões bastante elevadas (às vezes mais de 150V na linha de 110V, o nominal deveria ser 115V, com um máximo de 127V e um mínimo de 110V). Independente da estação do ano e das condições climáticas.

    No meu caso específico, já perdi fontes, estabilizadores e modem (nos tempos que eu usava um).

    Finalmente, em dezembro de 2007, já cansado de tanto reclamar, adquiri um “no-break” gerenciável de boa qualidade, com boa potência, boa filtragem de ruídos elétricos e transientes e que já provou seu valor. Sei que isso não é a melhor solução, mas minimiza o problema. Os estabilizadores “convencionais” e “filtrinhos genéricos” não resolvem.

    IMHO, o fornecimento de energia é precário (basta olhar para os postes da cidade) portanto, não vale a pena arriscar. Eu desligo.

    PS. Além disso, sempre procuro considerar qual é minha contribuição para a minimização dos impactos ambientais. É pouco, eu sei, mas qualquer “pouco” ajuda.

    []’s

    =/\=

  • http://megalopolis-blog.com Fabiane Lima

    Ligado direto quando fazendo download – energia é meio precária lá na Bat Caverna.

    Megalopolis

  • helbertPina

    Caramba, essa estória de deixar ligado a noite me perturba…

    Eu não tenho mais desktop aqui em casa, apenas um notebook. Sendo assim, o bichinho fica ligado muitas horas, constantemente virando a noite e continua trabalhando durante o dia, e na maior parte do tempo direto na rede. Aqui a rede não me dá problemas, a energia só “cai” uma vez perdida, muito raro mesmo. O meu medo é detonar o note por uso. Ele aquece mas não acho que seja nada tão grave (a propósito, qual temperatura vocês acham “confortável” pra um Celeron M? o meu quando esquenta fica por volta de 60-65 graus…)

  • marcospmr

    Existem estudos que dizem ser recomendado não desligar tanto o PC, pois o ciclo de vida dos componentes é contado através do liga/desliga.

    O meu costuma ficar ligado 24Hs, quando tenho que desligar sempre o hiberno.

    Não lembro a última vez que o desliguei, sem ser pelo hibernar. =D

  • csrocha

    Meio off-topic… o que me chamou atenção – tanto aqui como em outros forums que frequento – é a conscientização ecológica de vocês jovens. Eu, aos 55, 80% conservador e 20% ignorante, ainda não me engajei nessa postura.

    Sou do tipo que joga pilhas velhas no lixo normal (há *séculos* falam em coleta seletiva aqui em Brasilia, mas nada de prático foi feito), jogo lixo pela janela do carro (basicamente caixinha e papeis de halls – latinhas jamais, pois não bebo nada quando dirijo.

    Quanto ao tema em si, tenho computadores há mais de 15 anos em casa. Nunca tive uma norma liga/desliga: vai de acordo com o uso ou a necessidade. Um de meus filhso deixava 24/7 on. Depois que ele se mudou, a conta de luz caiu drasticamente, mas deve-se contar tbm os banhos de longa-duração, sua mania até hoje.

    Há 3 anos uso notebook e quero dar um toque ao helbertPina: quando o meu esquentava muito, fazendo alguma edição de video, colocava um fan de cooler para ajudar na ventilação. Acho que aquelas bases específicas para isso tbm funcionam, mas nunca me interessei por adquirir uma. Estou no terceito note e nunca tive problema algum, fosse usando 3 ou mais dias ligado direto, ou ligando/desligando várias vezes ao dia.

    • Wallacy

      Pelo menos você tem uma coisa que muitos aqui não tem: Coragem de admitir seus próprios defeitos.

      —–
      Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças…
      Gandhi.

      • leafac

        Sim, coragem é importante. Mas não use como desculpa para deixar de modificar suas atitudes. Por favor, csrocha, tente parar de jogar lixo pela janela, isso não é legal. Pense, admitir o problema já meio caminho.

        __________________

        A abordagem do Leandro na arte de blogar

    • helbertPina

      Já tranquiliza um bocado… mesmo assim vou passar a tentar uma coisa que ainda não fiz: quando for deixar ligado a noite vou experimentar dar um underclock nele pra ver o impacto no consume e, consequentemente, no aquecimento. De todo jeito obrigado a dica!

  • http://cl3n10.deviantart.com/ clenioluiz

    Os componentes foram feitos para funcionarem 24h/dia (claro.. não é uma boa idéia deixar um processador a 100% o tempo todo)o consumo elétrico de um desktop(não estou incluindo o monitor) chega a ser pífio se comparado a outros eletrodomésticos, o desgaste é definido mais pelo uso intenso do que pelo liga e desliga.No final das contas acaba dando na mesma.

    Colocar consciência ecológica na jogada já é sacanagem, desliga o PC à noite e pela manhã toma uma ducha de meia hora com o chuveiro elétrico ligado ¬¬ a natureza ia preferir o PC ligado.

    Acho que se tiver alguma utilidade, vale a pena deixar ligado.Meu desktop não fica ligado direto porque o trambolho é muito barulhento se não ele estaria fazendo valer a fortuna que pago pela miséria de conexão que tenho.

  • rodrigoneves

    Um PC ligado direto gasta na base de uns 100 reais de energia elétrica por dia.

    É só fazer o teste, desligue tudo em casa e deixe só o PC ligado, e vá ao relógio medidor vê-lo rodando. A velocidade do prato não é pequena.

    E nem é pra ter tanto espanto, a maioria dos computadores gasta, já com um LCD, na base de uns 400W de energia. Ou alguém ainda acha que processador (uns 80w), todas as placas integradas (som, vídeo (a dedicada ainda gasta mais), rede (se for wi-fi, maior gasto)), HD de 7200 RPM, memórias, DVD e qualquer outro dispositivo pendurado na USB não gasta tanto assim?

    Alguém aí falou da impressora? Do scanner? Da placa de captura? Da web-cam? :)

    Aqui eu raramente deixo ligado durante minhas horas de sono. Quando saio de perto, desligo somente o monitor (fn + f6). Meu notebook também está configurado pra rodar a 800mhz quando não exigido (quando operando em modo full, é 1800mhz). E, quando desligo, deixo hibernando. Em espera também é interessante, modo semelhante ao stand-by dos televisores.

    • leafac

      [quote=rodrigoneves]Um PC ligado direto gasta na base de uns 100 reais de energia elétrica por dia.[/quote]

      Você não quis dizer por mês?

      __________________

      A abordagem do Leandro na arte de blogar

      • rodrigoneves

        Sim, por mês!! :D Confundi o uso diário com o impacto mensal na conta.

        Obrigado por lembrar.

  • rodrigoneves

    Quando eu morava sozinho, gastava mais energia elétrica (sem tv, geladeira comum, chuveiro elétrico, notebook sendo usado 5h por dia), do que a família de um amigo (3 pessoas, chuveiro elétrico, geladeira, máquina de lavar, tv de 29″). E não era pouca coisa: 50 reais x 15 reais. Isso porque eu tinha lâmpadas eletrônicas, contra incandecentes da outra casa.

    Outra: quando saí daqui e fui morar sozinho por esse tempo, a conta de luz aqui da casa do meu pai caiu de 230 pra 115. O meu antigo PC, completasso, ficava ligado 24×7. E não tinha nenhum recurso de gerenciamento de energia, já que eu achava que não gastava tanto assim.

    • http://cl3n10.deviantart.com/ clenioluiz

      Você usava secador de cabelo após todos os banhos ou preparava todas as suas refeições no microondas ? huahuahuau

      Computador não consome tanto.. ao menos não é o que minha conta de luz mostra… Sempre usei bastante o computador de casa, até minha rotina apertar bastante (dois trabalhos e uma faculdade) resultado, hoje ele fica desligado por 90% do dia, e a economia? Cadê? huauha a conta de luz continuam vindo na mesma faixa.

      Mas pra tirar a teima é legal botar a matemática em jogo, vê quanto é o consumo de um desktop em watts(é isso ? ou seria volts ? auhahu) multiplica pelo numero de horas que ele passa ligado depois faz uma porcentagem em relação ao consumo mensal.

  • http://www.techcube.blogspot.com Maladapraia

    O meu eu deixo ligado fazendo download de séries, mas desligo sempre que possível, e também dou rebots periódicos.
    O custo de energia na minha casa não teve aumento significativo quando comecei com esse hábito. O único problema é o aquecimento no verão, mas isso pode ser resolvido com alguns fans e algumas gambiarras com ventiladores.

    ————-

    TechCube

  • dberlezi

    Pessoal:
    Sobre essa história de deixar equipamento ligado, seja computadores ou qualquer outra parafernália eletrônica que possamos ter em nossas casas: é necessário sermos muito conscientes do quão importante é para nós manter estas tralhas ligadas na tomada 24 horas por dia. Se você analisa por cima apenas o consumo instantaneo (potência indicada no manual ou na etiqueta), apenas alguns watts podem não fazer diferença. Entretanto, o importante é analisar o consumo acumulado por deixar todo esse equipamento sempre ligado por um longo período – em kWh (quilowatt-hora) – seja em uso ou em stand by. Eventualmente, mesmo um simples telefone sem fio pode chegar a consumir entre R$4,00 a R$8,00 por mês na conta, dependendo do modelo. Muitas vezes as pessoas não entendem, mas os aparelhos em stand by consomem energia sim, e bastante. Sei que muitos podem ficar indignados mas, se você realmente não vai usar seu dvd, tv, videogame, carregador de celular, TIRE-O DA TOMADA e só religue quando for efetivamente usar! Sobre a vida útil: nenhum aparelho vai pifar por ser completamente desligado. Não se preocupem. Mesmo que este desgaste ocorra, a intensidade é tão pequena que o aparelho vai estar obsoleto antes de algum dano por causa desse tipo de procedimento ocorrer e, além disso, a economia total na conta de energia, no final, terá compensado e retornado o valor do aparelho. Como sou engenheiro eletricista, só gostaria de deixar este alerta. Precisamos começar a ser um pouco mais racionais no que diz respeito aos nossos hábitos de consumo de energia elétrica. Ah, além disso, o meio ambiente agradece.

  • Zmaster

    Só desligo o PC quando acaba a energia ou estou cansado de olhar ele ligado.

    Downloads Ever !!

    Porque geralmente assisto de 1 a 2 filmes dia e quando há tempo uma temporada inteira de alguma série.

    O consumo é bem relativo, coisa de R$20 a R$30 a mais.

    off: Alguém assistiu a série Kyle X , é show !!

    ———————————–

    ” Como uso as 3 conchaS? “

  • http://geek.comopiniao.com.br glhleite

    Eu só desligo quando saio de casa por mais de 4h ou quando durmo, dá uma média de umas 14h~16h diarias

    em_Face

  • p4ul0

    DICA: INSTALEM UM VNC NO PC PARA CONTROLE/MONITORAMENTO DELE DE ONDE VCS ESTIVEREM.

    Qnd eu tinha um Desktop e coloquei banda larga, passei a deixá-lo ligado de 7:00 até por volta das 22:00 (hora que vou trabalhar e hora que vou dormir respectivamente), basicamente com o Emule ligado e às vezes fazendo conversões de filme do formato mpg ou avi, para o formato de DVD.

    O monitor ficava desligado e eu fazia o controle/monitoramente dele via VNC.

    >> ADORO SHREK!!!!!!!!

    “Que tenho eu a ver com suas refutações? Minhas teses têm por objeto substituir o improvável pelo mais provável, e ocasionalmente um erro por outro”. (NIETZSCHE. 2005. p. 10. Afor 4. § 1. Genealogia da moral).”

  • juloliveira

    Alguns dos meus professores da faculdade de Engenharia Elétrica da PUC de Porto Alegre ficariam decepcionados com esses comentários a este post.

    :(

    Quem sabe um dia o mundo se conscientize da gravidade sobre o assunto.

    []´s

    Juliano Oliveira ->
    http://programandoem.net

    • dberlezi

      Eu concordo com você. Plenamente.

      %——————————————-
      “Batman! Daonde você tirou esse escudo?”

    • tcerealk

      mas então analisando por outro ângulo, a pessoa que só deixa o pc ligado durante a noite para puxar arquivos e etc estaria fazendo um favor a natureza, pois a noite a demanda de energia elétrica diminui, a geração da hidroelétrica continua, as turbinas estão lá girando, logo a pessoa está usando uma energia que está “sobrando”, pois pela minha visão de leigo ainda é muito complicado armazenar energia, pois seria muito bom se numa hidroelétrica armazenasse a energia excedente da noite e injetasse na rede pela manhã.

      Concordo que energia deve ser poupada, mas ficar neurótico com aparelhos em stand-by isso eu não fico.

      Todos os comentários acima foram válidos se eles usam o pc 24/7 e pagam mensalmente a conta de energia,pois esse dinheiro teóricamente (estamos no Brasil) volta para ser re-investido no setor elétrico, o que o Brasil deve combater são as perdas na rede provida por os famosos “gatos”, pois essas pessoas são sem sombra de dúvida as que mais abusam do uso de energia elétrica e o pior que não pagam pelo usufruto de um bem que como já foi dito é finito.

      • klazu

        Concordo, uma coisa é deixar ligado atoa, outra é em uso.

  • http://juniorcba,wordpress.com juniorcba

    No-Break novo pra guentar o tranco dos 24/7.

    ————————————
    Din não tras felicidade? Fala sério parceiro, me da 100 mil um ano eu fico rindo ele inteiro…
    camisetas mais loucas da net

  • Panorama

    Sei não… eu tenho medo de deixar ligado tanto tempo…..

    http://www.panoramainternacional.com

  • v1r3d

    Eu só acho melhor desligar por completo, pois, diminui o stress dos componentes se você deixar em stand by.

    Modo hibernar eu evito já tive problemas de corrupção de dados fazendo isso.

  • mrquim