Meio Bit » Arquivo » Games » Superbrothers: Sword & Sworcery EP vende 1,5 milhão de cópias; iOS é responsável por 55% dos lucros

Superbrothers: Sword & Sworcery EP vende 1,5 milhão de cópias; iOS é responsável por 55% dos lucros

Capybara Games divulga números de Superbrothers: Sword & Sworcery EP, revelando que iOS é a plataforma mais lucrativa para a empresa

11 anos atrás

 Superbrothers: Sword & Sworcery EP

Superbrothers: Sword & Sworcery EP foi um game lançado pela Capybara Games em 2011 para iOS que recebeu versões para diversas plataformas, sendo elas PC, Mac, Linux e Android. Um game retrô no estilo capa e espada (meio óbvio, dado o título) com gráficos pixelados e excelente trilha sonora de Jim Guthrie (que também trabalhou em Sound Shapes, jogo que contou com a colaboração inclusive do cantor e compositor Beck), após dois anos ele se tornou um best-seller, alcançando a incrível marca de 1,5 milhão de cópias vendidas.

A desenvolvedora divulgou um infográfico onde detalha os números alcançados nesse período, e o cenário é algo que cimenta o que já havíamos mencionando há tempos: o iOS tornou-se uma plataforma séria para distribuição de games, e não mais uma alternativa opcional, algo que até a EA já percebeu.

Mesmo que o game tenha sido exclusivo da plataforma Apple por um ano, os números são surpreendentes: do total de cópias vendidas, 34% são referentes ao Humble Bundle V, o pacote mais popular de todos. 33% são do iOS, o Steam entra com 7% e o Android apenas 5% das vendas totais.

Quando analisados os lucros, o cenário muda drasticamente: a Apple sozinha representa 55% dos lucros totais da Capybara Games com o jogo contra 19% do Steam, 16% do Humble Bumdle V e novamente 5% da Google Play Store. Quanto à porcentagem de jogadores que pagaram o valor cheio, o iOS massacra os demais: 86% dos usuários adquiriram o game pagando full price, 50% fizeram o mesmo no Steam e apenas 23% desembolsaram a quantia completa no Android. A saber, o game custa US$ 4,99 no Android e iOS e um pouco mais no Steam: US$ 7,99.

superbrothers-infografico-detalhe

Clique na imagem para ver o infográfico completo

Isso revela também uma certa diferença de comportamento dos usuários: gamers de iOS não se importam muito com o valor do game desde que ele tenha qualidade, o que já não ocorre com usuários de Android (isso ou o perfil do usuário não é o de um jogador, já que as vendas totais na plataforma foram ínfimas). Já o jogador de Steam é aquele que paga o preço justo mas também não dispensa uma promoção, já que o site tem suas temporadas de preços loucos.

Se com o lançamento do iOS 7 confirmar-se o boato de que a Apple TV será convertida num console de mesa que rodará os games do sistema (inclusive com suporte oficial a controles de terceiros com especificações fornecidas pela própria Apple), a empresa poderá dar uma baita dor de cabeça na concorrência, já que estamos falando de um set-top box de 100 dólares que roda Netflix e poderá também executar joguinhos.

Fonte: Polygon.

relacionados


Comentários