Meio Bit » Arquivo » Hardware » Como comprar um bom roteador wireless?

Como comprar um bom roteador wireless?

O que devemos procurar num roteador wireless? Leia nosso pequeno guia de compra de routers Wi-Fi, baseado em experiências de uso pessoais.

16 anos atrás

moardib_dlink514

O roteador é um dos pilares da comunicação mundial e a maioria dos usuários utiliza seus serviços sem nem mesmo saber da sua existência. Eles são muito mais comuns do que imaginamos, estando presentes em casa, em empresas de todos os tamanhos e nos backbones do mundo inteiro.

Simplificando a definição: é um computador dedicado à tarefa de tratar o tráfego de toda a informação que circula em uma rede de computadores. Um PC comum pode ser transformado em um roteador. O Linux é usado como o sistema operacional de algumas marcas e existem tutoriais de como transformar seu roteador simples numa super máquina 10 vezes mais cara, apenas instalando e configurando-o de forma correta.

Em casa, um roteador pode ser usado para compartilhar a internet do Modem (Cabo ou ADSL) com vários outros computadores, prover proteção de firewall, gerenciar a qualidade do serviço e várias outras tarefas, principalmente no quesito segurança.

Meu atual aparelho é um D-Link 514, que provê acesso wireless quando alguém chega em casa com um notebook e ainda às outras máquinas, conectando tudo em rede. Ele vem com 4 portas para rede local por cabo (LAN) e o Net Virtua é conectado na porta WLAN. Assim, de forma simples, a internet é compartilhada com qualquer dispositivo wireless no alcance do sinal e nas máquinas configuradas.

Eu posso conceder permissão através do endereço físico de rede, o Media Access Control Address (MAC Address), configurar portas de acesso ao BitTorrent, etc. Se um pai acha que os filhos não devem varar a madrugada na internet, o roteador possui controles de acesso como de 00:00 até às 8 h, então a internet para a máquina do Joãozinho estará bloqueada. O controle da internet e da rede fica na sua mão. E isso tudo é feito através de uma interface web, no próprio equipamento, sem linhas de comando.

Então como comprar um bom roteador? É preciso ter um? Quais os recursos deve-se procurar? Quais as boas marcas?

1. Preciso de um roteador?

Nem todo mundo precisa de um equipamento como esse. Comprá-lo para usar em apenas um computador é desperdício, mesmo com as vantagens de segurança. Instale um firewall e use o próprio sistema operacional.

Se você deseja:

a. Compartilhar a internet banda larga com 2 ou mais computadores;

b. Ter acesso wireless em casa, para celulares, notebooks ou outros eletrônicos Wi-Fi;

c. Deseja ter uma segurança reforçada e maior controle como a internet vem sendo usada.

d. Possui tempo e paciência para aprender a usar um ou conhece alguém que possa fazê-lo por você.

Apesar das enormes facilidades que as interfaces atuais proporcionam, o roteador, para um completo leigo, pode ser um enorme desafio pela enorme quantidade de opções disponíveis. Some-se a isso, uma sopa de letrinhas que faz a cabeça de qualquer iniciante girar. Se as perguntas acima forem positivas, você precisa de um.

2. Quais os recursos que preciso? Eu tenho Net Vírtua, Speedy, Velox, etc…

Praticamente todos os roteadores vendidos no mercado atualmente possuem um mesmo conjunto mínimo de funcionalidades. Explicar o que é cada conjunto de acrônimos foge do escopo desse post, mas procure saber:

a. Quais os protocolos disponíveis? IP estático e dinâmico? Servidor DHCP? Tem NAT para TCP e UDP? Suporte a PPPoE e SNTP?

b. Possui DMZ, Firewall, Regras de acesso, interface de administração pelo browser?

c. Quantas portas externas ele possui?

d. Qual o limite de usuários simultâneos wireless eu posso ter?

e. Quais os protocolos wireless ele possui? 802.11a/b/g/n?

f. Qual o alcance do sinal wireless? Lembre-se que 50 metros de raio de alcance normalmente não entra na conta paredes. Em letras miúdas dizem: sem obstáculos.

g. Qual a capacidade de conexões simultâneas dele? Isso é importante para quem usa P2P como eMule e BitTorrent.

h. Ele tem porta WLAN? Em caso positivo, não é preciso configurar praticamente nada para compartilhar a internet banda larga, seja ela via cabo ou via linha telefônica. O modem (cable/ADSL) conecta-se direto no roteador. Meia dúzia de cliques e ele estará configurado para uso.

i. Servidor de impressão incluso? Ethernet ou USB? Um servidor de impressão permite acessar a impressora diretamente, sem a necessidade de ligar um computador para acessá-la. A impressora passa a ser compartilhada por todas as máquinas da rede.

3. E as boas marcas?

Essa é a mais difícil de todas. Não há uma marca unânime no mercado, mas é possível pesquisar para fugir de armadilhas.

a. Visite Abusar.org: há muita informação útil, sobre marcas e modelos de modems, routers e outros equipamentos. Inclusive tutoriais do que comprar.

b. Use e abuse da Amazon e Newegg: esses dois websites concentram muitos reviews de pessoas que compraram equipamentos. Eu JAMAIS compro algum eletrônico sem antes consultar o que esses consumidores têm a dizer. Se um aparelho é mal avaliado, evite-o.

c. Algumas marcas disponíveis no Brasil: DLink, Linksys, Netgear, 3COM, Planet, Trendnet, GTS Telecom, Siemens. Dessas, as duas primeiras estão entre as mais comuns. Mas nem tudo são flores no nosso mercado. Há muitos modelos descontinuados sendo vendidos no Brasil.

4. E você, leitor?

Quais são as suas dicas para comprar um roteador?

relacionados


Comentários