Meio Bit » Arquivo » Mobile » Função secreta no Android 4.3 vai permitir controlar apps individualmente

Função secreta no Android 4.3 vai permitir controlar apps individualmente

Google introduz função no Android 4.3 que permite desligar funções de acesso dos apps instalados individualmente

11 anos atrás

gogoni-android-4-3

O Android sempre teve um problema com os controles dos apps: a maioria dos usuários não tem o costume de verificar quais são as permissões padrões deles quando são instalados, e posteriormente não oferece uma ferramenta simples para revisar o que um app pode acessar e outro não.

Com o Android 4.3, isso está para mudar. Foi descoberta uma função secreta chamada "App Ops", que permite a você fazer um ajuste fino em todas as permissões dos aplicativos instalados, um por um. Isso pode ser uma mão na roda para desligar notificações chatas que ficam ativas por padrão ou limitar acesso a recursos ou dados que você não quer compartilhar.

gogoni-android-4-3-001

Como o Android 4.3 ainda não está pronto, o Google o escondeu. Entretanto um desenvolvedor já criou um app que garante o acesso a ele, e ele pode ser baixado aqui. Claro, só vai funcionar para quem já está usando a última versão do robozinho.

Com o acesso a essa função, você pode verificar quais podem modificar seu calendário, ler seus contatos, ter acesso à sua localização, procurar redes wi-fi e muito mais, e com isso saber o que desligar, fazendo com que o Android funcione do jeito que você quiser.

gogoni-android-4-3-002

Claro, ainda não há a confirmação de que o Google vá deixar essa função ser acessada nativamente pelos usuários, mas desde já é um feature pra lá de útil, mesmo que tenha de depender de um app de terceiros.

Fonte: Android Police.

relacionados


Comentários