Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Incríveis imagens capturam New York durante a Segunda Guerra Mundial

Incríveis imagens capturam New York durante a Segunda Guerra Mundial

Museu de NYC mostra várias fotografias que retratam o cotidiano da cidade durante uma das piores guerras da história.

11 anos atrás

Shipfitters on lunch break at the Brooklyn Navy Yard, August 1944.

O Museu e Biblioteca da Sociedade Histórica de New York está apresentando uma exibição de fotografias incríveis, que retratam a cidade durante a Segunda Guerra Mundial. É uma vasta coleção de fotos históricas, incluindo várias do arquivo da Marinha Americana, que mostram como a cidade foi transformada pela Guerra, e como seus moradores foram tocados em diversos aspectos de seu dia-a-dia.

"É uma tentativa de criar uma uma perspectiva melhor sobre o que a chamada 'Total War' significa para os nova-iorquinos, seja para os que trabalhavam no apoio aos fuzileiros, ou apenas tentando dar sequência ao seu cotidiano" - disse Chelsea Frosini, responsável pela mostra.

Segundo os documentos do museu, 63 milhões de toneladas suprimentos e mais de 3 milhões de homens foram enviados por navios que partiram dos portos de New York. No ápice do combate, o intervalo entre as partidas de cada uma das embarcações era de apenas 15 minutos. Só o Brooklyn Navy Yard duplicou de tamanho e empregou 70 mil pessoas, incluindo muitas mulheres. Aliás, sobre esse assunto, eu recomendo a leitura do livro "American Woman And World War II", de Doris Weatherford.

Mike Thornton, pesquisador do New-York Historical Society, disse que os portos de NYC nunca estiveram tão ocupados:

"Toda a estrutura de navegação e ferrovias estava sendo utilizada para mandar as tropas, carregamentos, aviões, armas, bombas, papéis higiênicos, qualquer coisa que fosse preciso, para a Europa."

São muitos os registros e fotografias e eu recomendo a visita para qualquer pessoa que vá à cidade até o dia 02 de setembro deste ano, que é a data final da exibição. Para quem não puder ir, confira abaixo mais algumas das imagens:

19_85657d_WAVE_AviationMachinist (2).jpg.CROP.original-original

11_72822_LST312_NYNavyYard.jpg.CROP.original-original

6_85722d_TroopShipUSCoastGuard (2).jpg.CROP.original-original

3_86624d_TowingUSSLafayette.jpg.CROP.original-original

5_86618d_NavyDaySheepMeadow.jpg.CROP.original-original

Apprentice seamen pass Grant's Tomb, ca. 1940s.

WAVES Naval training school, ca. 1940s.

Nurse with sailor, ca. 1940s.

Admiral tries his wings, 1945.

1_86609d_NewspaperEditorsToGovIsland.jpg.CROP.original-original

Coast Guard pharmacists march on 64th Street, ca. 1943.

Coast Guard marks Maritime Day in New York, May 22, 1945.

O New-York Historical Society fica na 170 Central Park West com a Richard Gilder Way (77th Street), bem perto do Museu de História Natural e do Planetário Hayden, do Departamento de Astrofísica, chefiado por ninguém menos que Neil deGrasse Tyson. Ou seja, é um passeio que pode ser muito bem aproveitado. Os horários de funcionamento podem ser conferidos no site oficial.

Fonte: Slate.

relacionados


Comentários