Meio Bit » Arquivo » Internet » Google confirma comprometimento de contas do Gmail no último final de semana

Google confirma comprometimento de contas do Gmail no último final de semana

11 anos atrás

Conta de usuário dos Estados Unidos acessada indevidamente a partir da Rússia (Imagem: Jerame Rief)

Conta de usuário dos Estados Unidos acessada indevidamente a partir da Rússia (Imagem: Jerame Rief)

No último final de semana, os fóruns de ajuda do Gmail ao redor do mundo foram inundados por centenas de mensagens de usuários que tiveram as suas contas acessadas indevidamente a partir de vários países e utilizadas para o envio de spam para todos os contatos com os quais haviam trocado alguma mensagem. Na tentativa de apagar os seus rastros, os invasores apagaram uma parte considerável dos ítens enviados e, entre as mensagens, e-mails originalmente enviados pelos usuários também foram excluídas. Em alguns casos, as senhas das Contas Google chegaram a ser alteradas.

Diferente dos problemas que ocorreram com Apple e Canonical, quando as empresas reconheceram que vulnerabilidades permitiram o acesso sem autorização das informações, o Google disse, através de um comunicado oficial publicado por Brittany Bee, funcionária da empresa, que acredita que as contas “foram comprometidas devido a mesma senha que estava sendo utilizada em um número diferente de websites”.

Além disso, o Google afirma que a empresa conta com um sistema de análise de risco que leva em consideração “mais de 120 variáveis diferentes para analisar o quão provável é que a tentativa de login seja legítima” e que o tal sistema foi capaz de reduzir, desde 2011, o número de ataques bem sucedidos em mais de 99%. Ainda de acordo com a empresa, os usuários que tiveram as contas comprometidas receberão instruções de como melhorar a segurança das contas na próxima vez que efetuarem login via web.

Se houve, de fato, alguma vulnerabilidade no sistema de segurança do Google, não há como afirmar. No entanto, fica claro que, apesar de toda a eficiência do sistema de proteção da empresa, ele precisa ser aperfeiçoado para impedir que novos ataques ocorram. Além disso, seria absurdo culpar exclusivamente o Google, tendo em vista que, na maior parte dos casos de comprometimento, a culpa é dos usuários, que, definitivamente, não se preocupam em manter as suas contas seguras.

Como bom camarada que sou, deixo, abaixo, algumas dicas para que vocês possam manter as suas Contas Google seguras:

Com toda a experiência que agreguei ao longo dos últimos anos ajudando no suporte aos usuários do Google, garanto que, seguindo as dicas acima, a probabilidade de vocês terem as suas contas comprometidas será reduzida a quase zero. 😉

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários