Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Apesar de tudo, até que saímos bem na foto

Apesar de tudo, até que saímos bem na foto

NASA divulga foto da Cassini, confira se pegaram seu melhor ângulo.

11 anos atrás

earth-moon_from_saturn_1920x1080

Se você foi pra fora de casa dia 19, no horário combinado e deu tchauzinho, é (infinitamente im)provável que um fóton seu esteja nesta imagem. É a Terra, fotografada de Saturno pela sonda Cassini.

Na verdade ela só tem um pixel de tamanho, parece maior pois é muito brilhante, estourando a luz e vazando para os pixels próximos. Não que o efeito não seja bonito.

Essa imagem foi divulgada uns dois dias depois, foi recebida, processada, limpa (removeram os monolitos e estações espaciais alienígenas, claro) e divulgada. 20 anos atrás isso era impensável. Imagens do Hubble levavam um ano para chegar ao público leigo, e quando chegavam eram poucas. Divulgação Científica era algo menosprezado. Mesmo Carl Sagan era visto com desdém por muitos cientistas “de verdade”.

Hoje esses cientistas são os primeiros a colocar o fruto de suas pesquisas online, astrônomos compartilham imagens fresquinhas saídas dos telescópios, e a percepção (correta) é que Ciência não pode ser uma caixa-preta, uma torre de marfim e um conjunto de dogmas inquestionáveis e indecifráveis para o público leigo. Até porque essa vaga já tem dono.

Quanto à Cassini, ontem a NASA soltou OUTRA imagem, dessa vez com zoom e mais processamento digital. Vistas de Saturno, a Terra e a Lua:

earthmoon2_cassini_960

Mesmo assim ainda continuo achando a imagem mais impressionante de todas a foto feita pela HIRISE, aquela mega-câmera em órbita de Marte. Apontada para a Terra, de uma distância de 143 milhões de Quilômetros, produziram esta obra de arte.

Não somos um ponto, somos um planeta inteiro com oceanos e continentes.

EarthMoon-516

Se isso não é Visão Além do Alcance…

relacionados


Comentários