Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Políticos dos EUA querem criar parques na Lua

Políticos dos EUA querem criar parques na Lua

11 anos atrás

Moon-Park-Futurama

Políticos em geral não tem muita ligação com a Realidade, e quando descobrem que ela não corresponde às suas expectativas, determinam que a Realidade estava errada, e a alteram, na base da canetada. Ou tentam.

É o caso dos deputados Donna Edwards, de Maryland e Eddie Bernice Johnson, do Texas. Provavelmente de olho nos votos dos geeks, resolveram fazer uma graça propondo gasto de dinheiro público criando… Um Parque Nacionai Histórico nos locais de pouso das missões Apollo.

Isso mesmo. Um parque. Na Lua. Pior: veja a posição dos pousos:

apollo-landing-sites

Então das duas uma: Ou o tal parque terá 1/3 da área visível da Lua, ou será um “parque” com diversas filiais. Só que o problema nem é esse.

Apesar do que o pessoal do Texas deve pensar, a Lua não é dos EUA. Nunca foi, eles nunca fizeram qualquer reivindicação de posse, e antes do pouso, em 1967 assinaram e ratificaram o Tratado do Espaço Profundo, que proíbe qualquer tipo de posse ou soberania sobre corpos celestes, bem como a militarização do espaço. Até o Brasil assinou o Tratado, o que significa que em 3475, quando detivermos tecnologia de vôos espaciais, não poderemos tomar posse de um pedaço da Lua.

Pior: O projeto  H.R. 2617: Apollo Lunar Landing Legacy Act está em tramitação. Tempo e dinheiro estão sendo gastos para deduzir o óbvio: Esse projeto é tão Legal quando aqueles picaretas que vendem terrenos na Lua.

Não é reconfortante saber que os políticos deles não são tão diferentes dos nossos?

Fonte: NPR

relacionados


Comentários