Criador do Resident Evil diz que sequências prejudicam jogos de terror

the-evil-within_22.07.13

Uma das maiores promessas para quem gosta de jogos de terror é o The Evil Within, título que deverá chegar em 2014 ao PC, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 e Xbox One, e que tem como um dos principais destaques estar sendo desenvolvido por Shinji Mikami, o pai do Resident Evil.

Durante uma entrevista ao site Eurogamer o game designer falou sobre como as continuações podem prejudicar os jogos do gênero e mesmo sem ter citado a sua principal criação, Mikami acabou fazendo uma crítica à franquia da Capcom e porque não, ao seu próprio trabalho.

Usado na hora certa e da maneira correta, tirar o poder do personagem pode ser a arma mais poderosa para o criador de um jogo de terror. As sequências são portanto um grande problema nessa área. Conforme uma série de terror tem continuidade você começa a conhecer como os inimigos serão e apenas este conhecimento faz com que o jogo naturalmente seja menos assustador. Então, para conquistar um público maior os designer adicionam mais ação, o que reduz ainda mais o quão assustador o jogo se parece.

Ao invés de introduzir novas ideias eu quero retornar às raízes do terror, quero explorar o medo novamente e aquele sentimento de superação do medo, algo único aos games.

Mikami afirmou ainda que está trabalhando no The Evil Within porque acha divertido assustar as pessoas e que se sente um pouco despontado por existir um número tão limitado de gêneros atualmente, problema que os jogos independentes poderão ajudar a resolver.

Tenho que admitir que nunca havia pensado por este lado, mas penso que este problema pode ser resolvido com uma relativa facilidade, bastando que o estúdio adicione algumas novidades aos personagens que serão reaproveitados e quando possível, sem utilizar enredos que sejam continuações diretas, assim como vemos na série Silent Hill.

Relacionados: , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples