Meio Bit » Arquivo » Games » Disney apresenta sistema de ar que visa aumentar imersão nos jogos

Disney apresenta sistema de ar que visa aumentar imersão nos jogos

Disney Research surpreende ao revelar sistema que utiliza sopros de ar para aumentar imersão em jogos.

11 anos atrás

aireal_22.07.13

A indústria do entretenimento sempre procurou disponibilizar artifícios para aumentar a imersão dos consumidores, como cadeiras e joysticks que vibram, múltiplos canais de áudio, imagens que “saltam” da tela e até mesmo dispositivos que adicionariam odores a filmes e jogos. Agora a Disney Research surge com outra proposta que se levada a diante poderá tornar a experiência de jogar bastante interessante.

Conhecido como Aireal, o sistema consiste de um pequeno aparelho que deve ser colocado próximo a televisão e que junto com um câmera de detecção de movimentos como o Kinect, basicamente funciona soprando jatos de ar em forma de anéis na direção do usuário. Assim a empresa garante que eles poderiam oferecer sensações táteis que nunca foram exploradas pelos jogos eletrônicos, tornando a jogatina mais realista.

De acordo com os pesquisadores, um dos maiores destaques da invenção é a possibilidade do desenvolvedor escolher a força e a frequência com que os sopros serão disparados, permitindo por exemplo que o jogador tenha a sensação de que uma delicada borboleta está pousada em sua mão ou que uma gaivota está sobrevoando sua cabeça.

Como se trata de um conceito, pode parecer estranho imaginar que algo assim um dia chegue ao mercado, mas Rajinder Sodhi, principal responsável pelo projeto, acredita que conforme a tecnologia avançar ela poderá passar ser incluída em vários aparelhos que utilizamos diariamente e até mesmo se tornar invisível para o consumidor.

Então, caso o Aireal realmente saia do papel e se torne tão popular quanto eles esperam, imagine o quão divertidos poderão se tornar os jogos de tiro ao sentirmos uma bala zunindo ao nosso lado ou no quão melhor poderão se tornar sistemas como o Leap Motion graças a uma resposta tátil.

[via New Scientist]

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários