Meio Bit » Games » Oxidação: fenômeno a ser temido

Oxidação: fenômeno a ser temido

Como ocorre a oxidação dos componentes eletrônicos e algumas maneiras de evitar ou consertar o problema depois de ocorrido.

11 anos atrás

Oxidação: culpa daquele desgraçado do oxigênio.

Oxidação: culpa daquele desgraçado do oxigênio.

Uma das coisas mais tristes é ver a degradação que o tempo provoca nas placas eletrônicas dos nossos consoles e peças da coleção. Um belo dia você vai querer jogar aquele console que ficou um tempo na caixa e ele não liga. Com muita paciência você arranja tempo, abre o console e ele está num estado lastimável, com oxidação por todo o lado, só faltando aparecer ferrugem na placa. Nesse momento você se descabela, lembra que nunca abriu aquele console e só não pede pra que nunca mais exista oxigênio no ar por que iria morrer.

Nos consoles com cartuchos, a oxidação aparece mais aqui, coincidentemente o lugar do circuito que mais fica "exposto".

Nos consoles com cartuchos, a oxidação aparece mais aqui, coincidentemente o lugar do circuito que mais fica "exposto".

Metais expostos se oxidam e corroem devido aos contaminantes presentes na atmosfera, resultando em uma resistência elevada. Com o passar do tempo, os contatos perdem o brilho apenas em contato com o ar. Estes problemas são comuns em muitas superfícies com algum tipo de revestimento, especialmente em conectores do tipo "pente" dos consoles, onde o revestimento normalmente é bem fino e poroso, vulnerável à umidade e sais (alguém ai lembrou de soprar cartuchos?). A corrosão tende a separar a camada de revestimento do metal base e as superfícies afetadas se desgastam e rompem facilmente. A degradação acontece com diferentes graus, dependendo do acabamento usado no material. Os acabamentos mais comuns são:

  • Verniz sobre cobre: Depois de o circuito estar impresso no cobre ele recebe uma camada de verniz. É aplicada uma camada fina em toda a placa, protegendo o cobre da oxidação.
  • Estanho: Primeiro aplica-se uma camada fina de estanho sobre todo o cobre. Em seguida é aplicada uma camada de verniz em que ficam apenas expostas as ilhas e os contatos eléctricos da placa.
  • Hot Air Leveling (HAL): Primeiro aplica-se o estanho apenas nas ilhas e contatos eléctricos. O resto do circuito é coberto com verniz.
A oxidação também é responsável por "envelhecer" as soldas. Se isso acontecer, só refazendo.

A oxidação também é responsável por "envelhecer" as soldas. Se isso acontecer, só refazendo.

É possível tentar diminuir ao máximo a umidade dentro do console e a opção mais simples é o uso de um composto sintético obtido através do silicato de sódio: a silica gel dessecante. Ela absorve a umidade do ambiente e evita que ela chegue diretamente aos contatos. Pode ser uma boa idéia colocar um saquinho de silica dentro do console ao remontá-lo. Eu faço isso com os meus.

Tudo bem, mas e depois que o estrago já está feito? Bom, ai só colocando mesmo a mão na massa. Depois de desmontar o equipamento (eu aconselho a tirar fotos de cada passo, para não ficar perdido na hora de remontar), utilize álcool isopropílico para lavar a placa. Com um pincel de cerdas macias, vá esfregando até remover todas as marcas de corrosão. Eu utilizo um recipiente com o álcool e mergulho a peça dentro dele, dessa forma a limpeza é facilitada.

Álcool isopropílico: Para uma limpeza sem corrosão.

Álcool isopropílico: Para uma limpeza sem corrosão.

O Álcool Isopropílico (CH3CHOHCH3) é uma substância pura, cujo nome químico ou genérico é ISOPROPANOL. O álcool isopropílico pode ser utilizado para limpar componentes eletrônicos. É o mais apropriado para este fim pois a porcentagem de água é menor do que 1%, e por isso a hipótese de oxidação das peças é quase nula. Lembre sempre de remover toda a poeira antes de aplicar o liquido. Se tratando de cartuchos com bateria, antes de usar o Álcool Isopropílico retire-a, pois você estará lidando com liquido e sem a retirada da bateria antes de usar o álcool você pode causar um pequeno curto.

Segure com uma mão e limpe com as outras duas. Não esqueça das três luvas.

Segure com uma mão e limpe com as outras duas. Não esqueça das três luvas.

Depois de bem limpo, deixe a peça secar à sombra. Em dias secos, uma hora deve ser o suficiente. Depois disso, vamos dar um jeito para proteger a placa, reduzindo ao mínimo a possibilidade de que isso volte a acontecer em um curto espaço de tempo. O Limpa Contato elétrico é idealizado para ser aplicado em conexões eletroeletrônicas. Composto por solventes alifáticos, sua função primordial é recuperar a condutividade elétrica removendo a fuligem e a umidade. Aplique uma camada em toda a placa, principalmente nos contatos elétricos entre componentes (conector do cartucho, do cabo da fonte e dos flats). Deixe secar por aproximadamente três horas à sombra.

Limpa Contato: Alguns chamam de milagreiro.

Limpa Contato: Alguns chamam de milagreiro.

Eu aconselho fortemente a refazer o processo a cada seis meses, no caso de cidades litorâneas, ou um ano nas demais cidades. Aproveite quando fizer isso para trocar a sílica gel. Outra coisa que você deve fazer é testar a placa antes de remontar o console. Se não funcionar, você não precisará desmontar tudo de novo para tentar achar o problema. Depois disso, se tudo estiver funcionando, é partir pro abraço, Restaurador.

"It's Aliiiive!"

"It's Aliiiive!"

Leia também:

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários