Meio Bit » Arquivo » Hardware » Samsung revela duas novas linhas de SSDs, com modelos de até 1,6 TB de capacidade

Samsung revela duas novas linhas de SSDs, com modelos de até 1,6 TB de capacidade

Samsung anuncia novos SSDs com capacidades de até 1,6 TB e preços não muito animadores

11 anos atrás

SSD da linha 840 EVO

Convenhamos, SSDs são um sonho ainda um tanto distante para a maioria de nós, mortais. Ainda que o ganho em performance seja absurdo, as capacidades são reduzidas devido preços estratosféricos. Querendo ou não, no que diz respeito a backups ainda estaremos presos aos HDs por um bom tempo.

Não que a Samsung não esteja fazendo sua parte. No ano passado ela lançou a linha 840, a primeira com tecnologia TLC (que armazena três bits por célula, ao contrário da maioria dos SSDs domésticos, que só armazenam dois). Em teoria isso permitiria maior aproveitamento físico, SSDs com maior capacidade e, consequentemente, redução do preço por GB. Desnecessário dizer que a última possibilidade não ocorreu.

Agora a Samsung lança a nova linha 840 EVO, que como o nome sugere, é uma evolução direta da 840. A linha anterior, apesar de poder armazenar mais dados por espaço pecava na velocidade, inferior à SSDs com tecnologia MLC (dois bits por célula) e SLC (apenas um bit). A solução foi a introdução da tecnologia chamada TurboWrite, que simula velocidades de acesso características de SSDs SLC, chegando à velocidade de 540 MB/s tanto para escrita quanto para leitura.

Com capacidades de 120, 240, 500, 750 GB e 1 TB, os preços variam entre US$ 110 e US$ 650, nada muito diferente do que estamos acostumados a ver. A linha 840 EVO pode chegar no mercado norte-americano já em agosto, sem previsão de quando dará as caras aqui.

Entretanto, para quem gosta de altas velocidades a Samsung também revelou a linha XS1715, SSDs cuja taxa de leitura pode chegar a impressionantes 3.000 MB/s e 740.000 IOPS (operações de entrada e saída por segundo). Com a utilização da tecnologia NVMe, esses SSDs utilizam as saídas PCI Express para melhorar a performance (a velocidade de transferência do Sata III não passa de 600 MB/s).

SSD da linha XS1715, de 1,6 TB

A Samsung não revelou data de lançamento ou os preços da linha XS1715, que possui modelos com capacidades de 400, 800 GB e 1,6 TB. Eu diria que é melhor preparar MUITO KY, porque o golpe será violento.

Em suma, ainda que estejam muito caros, o ganho em velocidade e performance e´

Fonte: ET e Anandtech.

Leia mais sobre: , , , , , , , , .

relacionados


Comentários