Meio Bit » Arquivo » Mobile » Android 4.3 vaza para o Nexus 4: instale e confira nossas primeiras impressões

Android 4.3 vaza para o Nexus 4: instale e confira nossas primeiras impressões

Vazou no XDA: confira como instalar a ROM do Android 4.3 em seu Nexus 4 antes que a Google perceba!

11 anos atrás

Vazou ontem à noite a nova versão do Android, a 4.3 (ainda com o nome Jelly Bean), para os dispositivos Nexus atuais, no caso o LG Nexus 4. Com pequenas melhorias e correções de bugs, a versão vazada já está sendo baixada, instalada e aproveitada pelos early adopters. Confira como instalar a versão em seu smartphone.

Diga alô para o Jelly Bean 4.3

Diga alô para o Jelly Bean 4.3

Como instalar a 4.3 Jelly Bean em seu Nexus 4

Atenção: lembre-se que o Meio Bit ou a autora não são responsáveis pela sua decisão de realizar esse procedimento, e nem por suas possíveis consequências.

1. O primeiro a fazer é ter seu Nexus 4 em modo root. Hoje em dia, se faz isso com o pé nas costas com ferramentas como o Nexus Root Toolkit (para OS X, veja aqui). Informe sua ROM atual e habilite o USB Debugging (clique sete vezes em cima de Número da versão, dentro de Sobre o telefone) dentro de Opções do desenvolvedor. Siga as instruções para backup e clique em Unlock. Depois do processo, clique em root e aguarde mais um procedimento.

2. Restaure seu backup, pois para passar para a versão 4.3 você perderá seus dados.

3. Baixe a versão 4.3 no fórum do XDA Developers.

4. Eu acho mais prático, mas você pode fazer pelo terminal: coloque o arquivo zipado “mako-4.3-rooted-deodexed-signed.zip” na memória do aparelho.

5. Reinicie pelo modo fastboot (segure, ao mesmo tempo, as duas teclas de volume e o botão de energia) e entre no modo Recovery. Lá, escolha install zip from sdcard > choose zip from sdcard > 0/ > mako-4.3-rooted-deodexed-signed.zip. Confirme a instalação e aguarde a instalação da ROM.

6. Vá em +++++Go Back+++++ > reboot system now. E está pronto!

O que mudou

No geral, nada muito gritante mudou na nova versão 4.3 Jelly Bean. Uma das coisas é a nova versão da loja Play Store (versão 4.2.3), que também pode ser baixa e utilizada sem a 4.3 (baixe aqui), e tem uma nova atividade que pode restringir algumas coisas. Especula-se que seja a possibilidade de instalar a loja em aparelhos não certificados pelo Google. Esperamos que não.

Mais algumas novidades:

  • Novo app da câmera, que está mais completo e com mais funções;
  • No app de galeria;
  • Correção de problemas de segurança, como a master key exploit;
  • Teclado com novo suporte ao modo T9;
  •  Suporte a Bluetooth Smart (BT 4.0 LE);
  •  Suporte a AVRCP 1.3;
  •  Opção de deixar a verificação do WiFi sempre ligada;
  • App Google Keep (concorrente do Evernote) agora é padrão no sistema.

Com certeza devem existir mais novidades, mas essas são algumas das que já foram descobertas.

App Google Keep agora é padrão

App Google Keep agora é padrão

Primeiras impressões

Ele parece ligeiramente mais rápido. Se a bateria vai durar mais, ainda está em testes. O aplicativo da câmera ficou realmente melhor, com opções de controle de branco, temporizador, balanço de branco, cenas e uma interface mais prática.

A loja não mudou nada, e também não vi grandes coisas na galeria. O modo T9 é muito bacana, pois mostra sugestões de contatos logo ao digitar o primeiro número. A opção de deixar a verificação do Wi-Fi sempre ligado permite que o serviço de localização do Google e de outros aplicativos verifiquem redes, mesmo que o Wi-Fi esteja desligado.

Opção de rastreio do WiFi sempre ligado

Opção de rastreio do Wi-Fi sempre ligado

O suporte ao AVRCP 1.3 permite mostrar informações (metadados) das músicas que você está escutando via Bluetooth no device receptor, como o som de um carro. Já o Bluetooth LE (Low Energy) permite a comunicação entre dispositivos utilizando bem menos energia, abrindo o leque para muitos outros novos dispositivos Bluetooth.

No geral, nada de muito marcante, mas é um update que deverá substituir o 4.2.2 em alguns aparelhos, como no caso do SIII. Atualizações são sempre benvindas, mesmo que não tragam nada de muito novo.

Ative o modo T9 no telefone

Ative o modo T9 no telefone

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários